FacebookTwitterLinkedIn

Total Experience: a integração das jornadas de colaboradores e clientes

Você sabia que, regularmente, empresas de tendências elaboram opiniões para direcionar os caminhos que corporações podem adotar em tempos futuros? Será que elas apontam para temas efetivamente aplicáveis?

O Poder da “Total Experience” na Estratégia de Negócios

Desse modo, existem inúmeros eventos e relatórios, dentre os quais destaco as tendências emitidas pela empresa Gartner, uma das maiores companhias do ramo, especialmente sobre 2022. 

Entre as 12 tendências do site da empresa, destaco a “Total Experience”. Essa estratégia une as vivências de empregados e clientes em diversos pontos de interação.

Empresas devem aprender a transformar queixas de clientes em oportunidades. O objetivo é convertê-los em potenciais clientes, influenciadores e fãs da marca. E como refletir isso nos colaboradores da sua própria empresa? Transformar clientes e colaboradores em “usuários” é o fator decisivo para o sucesso. 

Sendo assim, pesquisas focadas em usuários podem beneficiar empresas ao reduzir riscos no lançamento de produtos ou serviços. Isso assegura uma transição suave para o usuário e promove seu engajamento desde o início.

O Legado do MIT no Estudo da Tecnologia Centrada no Usuário

O conceito de “usuário” ganhou destaque em 1991 no MIT. A universidade aplicou essa ideia para explorar tecnologias domésticas futuras de maneira prática.

Esse trabalho gerou fundações ao longo do tempo. O MIT se aproveitou desses gatilhos, e atualmente promove o “MIT Media Lab”, mecanismo que utiliza a tecnologia de informações para realizar experimentos, desenvolvendo uma plataforma de  gerenciamento de dados escalável, coletando e integrando vários tipos de:

  • Dados  pessoais (coletados por smartphones, dispositivos de rastreamento de  atividades ou novos sensores vestíveis); 
  • Dados do MIT (dados de Wi-Fi, mapas  do campus, dados de eventos, etc.); bem como tipos de dados externos (dados  de mídia social, dados de transporte, previsão do tempo, dados da cidade, etc). 

A título de curiosidade ainda nos EUA: a revista americana “Time” vem elegendo desde 1927 a pessoa ou as pessoas com maior influência social, e em 2006 escolheu “o usuário” como a entidade do ano.

Gestão de Comunidades: Conectando Empreendedores na BHub

Em suma, em um contexto diferente, uma estratégia que lançamos na BHub é o uso da chamada gestão de comunidades. No nosso caso, foi criado o Potato Valley Club como uma forma de atrair, conectar e manter pessoas de diferentes empresas para colaborar em torno de objetivos que simplifiquem a vida do universo do empreendedorismo. 

Por conceito, uma comunidade é um tipo de organização que une as pessoas e faz com que se sintam pertencentes a um propósito específico, com uma identidade que gera orgulho e fomenta compartilhamento de ideais. Além disso, necessita de uma estrutura para conectar, confiar e gerar apoio mútuo, para colaborar e construir soluções de uso comum. Comunidades perenes têm uma visão bem específica, sabem quem são as pessoas que a envolvem, por que elas existem e o que representam. 

A partir do ponto de vista dos participantes, explora-se o que realmente acontece dentro do grupo e como as pessoas traduzem sua identidade em atividades concretas que criam valor para os membros com foco em transformar entusiasmo em rituais de longo prazo. Explora-se o que a comunidade espera alcançar, e como ela gerará impacto para seu entorno. No nosso caso, “batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”, com a devida licença poética. 

O “Empreendedorcentrismo” como Virtude da BHub

Ademais, notem que o objetivo da comunidade é similar à experiência buscada pela própria BHub: desburocratizar a vida dos empreendedores brasileiros. Temos uma virtude muito importante: o “empreendedorcentrismo”, declarado em nosso website

Portanto, a importância maior, seja via produtos e serviços da BHub, seja pelo Potato Valley Club é o foco nas pessoas – muito mais do que nos processos e tecnologias, expandindo os papéis dos envolvidos na colaboração para a criação de soluções. 

Junto dos bons nos tornamos melhores.

Autor: PH .
Entrepreneur in Residence na BHub

Últimos posts