FacebookTwitterLinkedIn

Stock options: como incentivar e reter seus colaboradores

Um termo que tem se tornado cada vez mais popular quando se fala em startups é stock options. Apesar de não ser exclusivo desse universo de startups, ele ganhou força nesse terreno.

As stock options podem ser uma boa maneira de atrair, fidelizar e recompensar funcionários, especialmente aqueles em cargos executivos de alto escalão.

Acompanhe este artigo para saber mais sobre stock options, como elas funcionam e quais são os seus benefícios!

O que são stock options?

Stock options são um direito oferecido por empregadores, que consiste em disponibilizar a compra de uma certa quantia das ações da empresa por um valor pré-determinado. Essa prática também é conhecida como Opção de Compra de Ações, e surgiu nos Estados Unidos e na Europa na metade do século XX.

A ideia começou a chegar no Brasil nos anos 1990, introduzida por multinacionais que possuíam filiais no país. As empresas que ofereciam essa possibilidade concentravam-se nas áreas de tecnologia, informática e finanças.

Organizações de todos os tamanhos, desde grandes conglomerados até startups, podem lançar mão do recurso. Seu objetivo é incentivar os profissionais a serem mais produtivos e melhorarem os resultados, visando aumentar o retorno sobre a ação adquirida.

Do ponto de vista financeiro, as stock options são uma possibilidade de diversificar investimentos e obter bons retornos, conforme o desempenho da empresa. A relação aqui é uma via de mão dupla: o trabalho do colaborador ajuda a empresa a prosperar e isso valoriza as ações dele.

Em uma superfície plana, vemos uma fila de seis torres de moedas em tamanho crescente. A primeira tem apenas 4 moedas, enquanto a última tem 30. Acima das torres, tem um gráfico de linha, ilustrando um crescimento após algum tempo.
As stock options trabalham com a perspectiva de ganhos futuros.

Como funcionam as stock options?

O titular dessas opções de compra pode adquirir uma quantidade de ações da empresa por um preço previamente estabelecido, durante determinado período. Todos esses valores e prazos são definidos pela empresa.

Caso opte por comprar as ações a que tem direito, o colaborador se torna um sócio da empresa. Isso, por sua vez, resulta em um ganho financeiro, já que ele passa a receber parte dos lucros da companhia.

Entretanto, para isso, é preciso se atentar ao tempo de carência que, geralmente, está atrelado a esse tipo de operação. Esse período visa incentivar a melhora dos resultados e o alcance das metas de médio e longo prazos até o tempo de carência terminar.

Um contrato é firmado, estabelecendo a obrigatoriedade da permanência do colaborador durante esse tempo de carência para poder comprar as ações. Caso saia da empresa, essa stock option é anulada.

Nesse mesmo contrato, também são estabelecidos o preço fixado da compra, a quantidade de ações disponíveis para compra, a duração do tempo de carência, etc.

É importante ressaltar que o valor das stock options, quando estabelecido em contrato, não muda com o passar do tempo. Mesmo que a empresa se valorize durante o tempo de carência, o colaborador pagará o mesmo valor acordado anos atrás.

Vale destacar, porém, que a compra não é obrigatória. Ou seja, após o tempo de carência, o colaborador não será forçado a comprar as stock options para continuar na empresa.

Um painel eletrônico mostrando a movimentação da bolsa de valores.
O crescimento da empresa impacta diretamente na valorização das ações.

Mas o que são cliff e vesting?

Dentro do contrato de stock options, que dá a possibilidade do funcionário adquirir uma parte da empresa, há duas cláusulas importantes: o cliff e o vesting

O cliff basicamente define por quanto tempo o empregado precisa manter a relação contratual com a empresa, antes de ter sua participação societária. 

O período de cliff permite que haja uma rescisão de contrato sem que uma parte do negócio seja concedido ao “novo sócio” e sem uma indenização proporcional à parte negociada. Essa cláusula evita que o funcionário receba os lucros logo no primeiro momento e, em seguida, quebre o contrato de trabalho.

Já o vesting remete às condições, os pré-requisitos, para adquirir uma porcentagem da empresa.

Esta cláusula especifica todos os critérios e metas que precisam ser alcançadas, assim como valor da aquisição e condições caso as metas não sejam atingidas dentro do tempo estipulado, para que a venda seja definitivamente feita. 

Assim, as duas regras estabelecem o que deve ser cumprido pelo beneficiário para que ele tenha direito a adquirir as quotas ofertadas.

Benefícios das stock options

Trabalhar com stock options pode trazer uma série de vantagens para a sua empresa. Confira as principais:

Atração e retenção de talentos

Para startups que estão começando, oferecer as stock options como um benefício complementar ao salário pode ser uma forma interessante de atrair talentos. Afinal, dificilmente esses negócios possuem caixa para uma boa remuneração nos primeiros momentos. 

As stock options são uma ótima alternativa, já que o funcionário ficará motivado a trabalhar para receber, em um futuro próximo, uma porcentagem da empresa.

Para startups maiores, esse direito também pode estimular colaboradores a permanecerem na empresa

Como citado anteriormente, o tempo de carência estabelecido em contrato exige que o colaborador permaneça na empresa durante aquele período. Só assim ele terá o direito assegurado de compra das ações.

Essa é uma excelente forma de manter pessoas talentosas na sua empresa. Além disso, essa possibilidade também é uma maneira de motivar os colaboradores a darem o seu melhor em busca de melhores resultados. Isso porque o desempenho do negócio influencia na valorização das ações e no consequente retorno para quem adquiri-las.

Dessa maneira, você diminui as taxas de turnover e ainda garante a permanência de profissionais de qualidade na sua empresa.

Estímulo à produtividade

Outra vantagem das stock options é o estímulo à produtividade, já que o crescimento da empresa significa mais retorno financeiro para quem adquiriu as ações.

Muitas empresas, especialmente startups, só começam a dar lucro após alguns meses ou anos. Em outras palavras, é necessário investir muito esforço e assegurar entregas sustentáveis e constantes para tornar as ações verdadeiramente lucrativas.

Diante disso, a possibilidade de ganhos futuros é um grande incentivo para que os colaboradores sejam cada vez mais produtivos.

Engajamento de colaboradores

Os colaboradores também costumam se engajar mais com a empresa e com a sua cultura organizacional ao adquirirem as stock options. As lideranças tendem a se envolver diretamente com o propósito da empresa e com a criação de um clima positivo.

Dessa maneira, os funcionários estarão mais envolvidos com as atividades e com a própria empresa, compartilhando sua visão, missão e valores.

As stock options também desenvolvem o sentimento de dono em todos aqueles que compram as ações. Com isso, os colaboradores passam a agir com mais responsabilidade, tomando decisões mais conscientes.

Um grupo multi-étnico de pessoas sentadas em volta de uma mesa de escritório, conversando e sorrindo. Sobre a mesa, há um laptop, um tablet, um celular, uma prancheta com documentos e um par de óculos.
As stock options podem ajudar a melhorar o ambiente profissional e pessoal do seu negócio.

Como a BHub pode ajudar o empreendedor moderno

Para trabalhar com stock options na sua empresa, é essencial contar com uma boa organização jurídica. Afinal, essa modalidade envolve contratos e direitos de seus funcionários.

Com o Paralegal as a Service, você desburocratiza o departamento jurídico e resolve demandas de maneira ágil e digital. Equipes especializadas ficarão responsáveis por suas demandas burocráticas para que você foque no que é importante para a sua empresa.

Quer implementar as stock options e garantir a permanência de profissionais que podem levar seu negócio ao sucesso? Entre em contato conosco e conheça nossos planos!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts