Publicado em 30 de agosto de 2022
Tanto empresas quanto profissionais autônomos precisam saber o que é o RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), um documento relacionado à prestação de serviços.
Com funções similares às das notas fiscais, esse recibo é utilizado em contratos estabelecidos entre pessoas físicas prestando serviços para outras pessoas físicas ou jurídicas.
Quer saber mais sobre o que é RPA, como calculá-lo e suas diferenças com a nota fiscal? Acompanhe este artigo!
O RPA, ou Registro de Pagamento Autônomo, é um documento que formaliza a prestação de serviços esporádica realizada por uma pessoa física. Como mencionado acima, ele é válido tanto para contratos entre pessoas físicas quanto para contratos com empresas.
Sua função é documentar a prestação de serviços de um profissional autônomo sem CNPJ para uma pessoa física ou jurídica. Portanto, ele não é emitido em contratações PJ ou outras modalidades, apenas em situações de prestação de serviços eventuais, em que não há vínculo empregatício.
Ao emitir o documento, nenhum dos benefícios previstos pela CLT precisa ser pago ou negociado, reduzindo os custos da contratação.
As diferenças entre esses documentos já começam em seus propósitos. O RPA é um registro que formaliza a prestação de serviços de uma pessoa física para outra ou para uma empresa. Já a nota fiscal documenta a prestação de serviços entre duas empresas, ou seja, duas pessoas jurídicas.
Além disso, diferente da nota fiscal, o RPA deve ser emitido por quem contrata o serviço, seja pessoa física ou jurídica. Logo, quem precisa realizar o cálculo de impostos é o contratante.
Embora tenham suas particularidades, é importante pontuar que ambos documentos são fundamentais para comprovar a realização de um serviço. Emiti-los evita uma série de problemas perante órgãos de fiscalização ou contabilidade de uma empresa, como sonegação de impostos ou complicações trabalhistas.
Falando em impostos, tanto RPA quanto nota fiscal também servem como importantes registros contábeis. As informações contidas neles são de total relevância para a elaboração de demonstrativos, relatórios e balancetes contábeis, por exemplo.
O principal benefício quando se trabalha com profissionais que emitem RPA é a redução de custos. Isso porque não é necessário arcar com as obrigações trabalhistas e com os encargos presentes em contratações CLT.
Dessa forma, a empresa pode alocar os recursos monetários economizados para demais áreas e projetos. Outra vantagem é que a contratação desses profissionais acaba sendo mais rápida, já que não é preciso conduzir um processo de admissão para selecioná-los.
Um ponto de atenção é que esses benefícios só podem ser aproveitados se a prestação de serviços for eventual. Caso a empresa necessite de um contrato de longo prazo, outros modelos de contratação, como CLT ou PJ, podem ser mais adequados.
Entretanto, é possível combinar a contratação de prestadores de serviços que emitem RPA com outras modalidades. Uma atividade que precise ser realizada eventualmente, como uma consultoria, por exemplo, pode ser mais viável ao contratar uma pessoa física e pagá-la via RPA.
Por outro lado, atividades mais corriqueiras, que exigem certa regularidade, podem ser melhor realizadas por um profissional PJ ou por um funcionário CLT. Tudo vai depender da necessidade de cada empresa e das condições de cada atividade.
Diferentes impostos incidem sobre o RPA. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:
Confira o passo a passo para calcular o RPA, considerando esses impostos:
Não existe um modelo único para a emissão do RPA. O documento pode ser similar a um holerite ou mesmo uma nota fiscal. É possível encontrar diversos modelos na internet.
Independentemente do modelo, o Recibo de Pagamento Autônomo deve apresentar as seguintes informações:
Para evitar problemas na sua empresa relacionados à emissão de documentos, confecção de contratos de prestação de serviços e outros registros, conte com a BHub! Nossos serviços de contabilidade digital ajudam a desburocratizar processos e emitir documentos com mais agilidade e eficiência.
Quer contratar profissionais autônomos e usar o RPA da maneira mais segura possível? Converse com nossos especialistas e aproveite as vantagens que só a BHub tem a oferecer!