FacebookTwitterLinkedIn

Qual é a real importância do gestor financeiro na empresa?

Simples: ter um gestor financeiro na empresa aumenta seu potencial de existir para além dos cinco anos iniciais que o IBGE mostra ser o “vale da morte” no Brasil

A menos que a organização promova gestão financeira, os responsáveis não podem, querem ou sabem lidar com demandas burocráticas. Empresas são abertas para que os fundadores solucionem problemas a partir do que sabem e gostam de fazer. O pacote burocrático é o ônus para o bônus do empreendedorismo.

Em tempos de crise, o controle de custos assertivo é indispensável para a sobrevida das organizações. Nesse contexto, a importância do gestor financeiro na empresa é estabelecer métodos de acompanhamento para que as finanças estejam coerentes ao cenário atual.

Mas, afinal, o que faz um gestor financeiro na empresa?

O gestor financeiro é um profissional qualificado para atuar na área administrativa e/ou financeira da organização. Ele acompanha e gerencia assuntos relativos a gastos, lucros, investimentos, contas a pagar e receber, folha de pagamentos , fluxo de caixa, apropriação de recursos e planejamento orçamentário, entre outras atividades rotineiras em um CNPJ saudável.

Ele assume os bastidores do negócio para que o foco – ou core business – seja trabalhado pelas demais equipes. Se nas grandes corporações a importância do gestor financeiro é indiscutível, nas PMEs e startups ele é ainda mais indispensável. Lidar com prestação de serviços ou venda de produtos e, ainda, ter de se dedicar às finanças, faz com que pelo menos uma das atividades não saia a contento.

Além disso, é essencial contar com pessoas experientes em gestão financeira para evitar dívidas e gargalos fiscais.

Contar com esse profissional qualificado é uma forma de trazer ao negócio uma visão integrativa de si mesmo. Investir na saúde econômica da organização facilita a aplicação dos recursos. Gradativamente, os processos se tornam mais eficazes, sustentáveis e de acordo com as estratégias de crescimento estabelecidas pela organização.

Em busca de um gestor financeiro – Parte 1

A grande sacada de entender a importância de um gestor financeiro na empresa é saber como escolher profissionais que se adequem ao propósito de cada organização. Sim, a pessoa escolhida precisa estar de acordo com o que você, fundador, quer para seu CNPJ, uma vez que o alinhamento de expectativas é fundamental para o sucesso do negócio.

Antes de ir a campo escolher seus titulares, saiba que, para ser um bom gestor financeiro, é preciso gostar de números. Isso é básico! Uma pessoa que não curte contas, indicadores e informações gerenciais dificilmente saberá fazer análises complexas e propor saídas criativas de acordo com os mais diversos cenários do mercado.

O gestor financeiro terá uma rotina dinâmica, capaz de impactar todos os setores da organização. Portanto, ter alguém que trabalhe bem em equipe pode ser uma mão na roda. Busque por um perfil profissional que seja organizado e lide bem com a pressão; às vezes, saber exatamente onde cada centavo está alocado demanda um pouquinho de paciência…

Em busca de um gestor financeiro – Parte 2

Depois de garantir que a escolha do gestor financeiro vai se basear nesses pré-requisitos básicos, vamos aos mais específicos. Para ser importante e essencial na organização, o profissional precisa dar check em todos os itens dessa lista aqui:

  • ser capaz de analisar dados concretos na elaboração de relatórios;
  • elaborar relatórios que façam sentido;
  • dar sentido à tomada de decisão dos gestores;
  • gerenciar sistemas de gestão e novas tecnologias que melhorem o decorrer da área;
  • estar por dentro de questões regulatórias e tendências nacionais e mundiais para gestão de finanças.

Em outras palavras, estamos falando de um profissional com muitas demandas e inúmeras habilidades. Por isso, a escolha do candidato certo não pode ser apressada e nem superficial.

Não há dúvida: toda empresa precisa de um gestor financeiro

A administração de finanças é uma tarefa complexa para quem não tem vivência nesses processos. É bom lembrar que, além de pagar contas e controlar receitas, a gestão financeira lida com taxas, tributação, legislação e auditoria.

Ah, o setor demanda visão estratégica, inteligência emocional, capacidade de liderança, ética e facilidade de relacionamento.

Então, toda empresa, por menor que seja, precisa garantir sua saúde financeira a partir de uma gestão de qualidade. O objetivo é evitar perdas desnecessárias de tempo, energia e investimento, e poder prestar contas de forma organizada e intuitiva.

Se um dos principais fatores que movem a empresa é o capital nela depositado, contar com experts que saibam gerenciá-lo da melhor forma é uma maneira de garantir esse constante movimento. O olhar apurado de um gestor financeiro na empresa traz benefícios indeléveis a médio e longo prazo. Portanto, o investimento nele se paga com sobras.

Em uma sala de reunião, vemos um notebook aberto, porém desligado, em cima de uma mesa de madeira. Há os braços e as mãos de três pessoas, que analisam um relatório financeiro, com gráficos e dados, em cima do notebook.
Toda empresa precisa garantir sua saúde financeira com uma gestão de qualidade.

E por falar em investimento… como PMEs e startups se organizam para ter um gestor financeiro na empresa?

Quem está começando do mais absoluto zero também pode – e deve – contar com expertise profissional para manter a gestão das finanças em dia. O problema é: como selecionar os talentos? E, depois de selecionar, como… pagá-los?

Ok, não há milagre. É preciso investir para multiplicar, mesmo que, no comecinho, isso signifique segurar as pontas do orçamento. Pensa no benefício e só vai! 

Uma proposta alternativa a pagar empresas focadas em processo seletivo e, depois, se desdobrar para financiar um gestor financeiro na empresa é utilizar o modelo conhecido como “as a service”.

Para gestão financeira, funciona mais ou menos assim: em vez de assumir a demanda e se desdobrar para pagar o salário de um expert no assunto, você contrata um gestor financeiro como serviço.

Conheça os serviços da BHub!

Nisso, pode confiar na BHub de olhos fechados! Somos especialistas em tirar das suas costas o peso da burocracia financeira para que você foque em decolar o negócio.

No papel, é lindo ter um gestor financeiro sem contratar um gestor financeiro, mas como isso funciona na prática? Lindamente, também. 

A BHub oferta um modelo de backoffice por assinatura para que sua organização tenha acesso a uma equipe de especialistas a partir de um investimento mensal bem acessível.

O time trabalha para você, mas você não precisa lidar com as especificidades de ter um time dentro da empresa. Você acompanha todo o trabalho por meio de relatórios, KPIs, documentos contábeis, dashboards e muito mais. Ou seja, você vai ter o melhor da tecnologia para comprovar a importância do gestor financeiro sem, necessariamente, ter que achar essa figura no mercado.

Curtiu? Então, venha bater um papo com um de nossos especialistas. A BHub certamente tem o plano ideal esperando o seu negócio!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts