FacebookTwitterLinkedIn

Qual é a melhor maneira de fazer projeção de fluxo de caixa?

Em uma mesa, vemos planilhas, calculadora, notebook e um óculos, para ilustrar uma pessoa fazendo projeção de fluxo de caixa.

Quem empreende sabe que o fluxo de caixa é uma atividade importante para a gestão financeira do negócio. A execução eficiente de sua projeção garante o crescimento da empresa e contorna eventuais situações negativas que possam vir a acontecer ao longo do tempo.

Por isso, falamos com tranquilidade: a projeção de fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira essencial à saúde da administração, já que permite acompanhar todas as movimentações da empresa. 

Nesse plano são registradas as entradas e saídas de recursos para saber quais valores estão disponíveis em caixa, na conta corrente da empresa e em aplicações de curto prazo. Dessa forma, o fluxo de caixa compete ao registro detalhado de ganhos e gastos, seguindo uma disciplina de acompanhamento e sem erros. 

Além disso, o fluxo de caixa, quando bem feito, permite ao gestor projetar gastos ou receitas para os próximos meses, permitindo uma tomada de decisão mais eficiente dentro da administração. Isso quer dizer que você pode prever que, daqui a tantos meses, a empresa terá mais ou menos dinheiro em caixa, sendo possível fazer algum tipo de investimento, por exemplo.

Ok, mas como fazer projeção de fluxo de caixa do jeito certo?

A projeção do fluxo de caixa nada mais é que uma estimativa da quantidade de dinheiro que vai entrar e sair em um determinado período de tempo. Como dissemos, a prática orienta decisões futuras do gestor, de forma a distribuir melhor os recursos e avaliar as estratégias a seguir.

Veja como fazer a projeção do fluxo de caixa da sua organização a partir desse passo a passo que elaboramos:

  • Verifique o saldo disponível no seu caixa (por mais óbvia que pareça, essa etapa irá lhe dizer quanto dinheiro você tem para cobrir suas despesas);
  • Levante todas as despesas fixas e variáveis, especificando a origem e o valor de cada uma delas;
  • Descreva todas as suas fontes de receita, registrando de onde vem as entradas do seu caixa;
  • Verifique os prazos de pagamento aos fornecedores  e de recebimento dos clientes;
  • Com base em todas as informações levantadas, faça uma estimativa de todas as entradas e saídas futuras do seu caixa, comparando a projeção de fluxo de caixa com os resultados alcançados.

Isso já deixa claro o óbvio: fazer a projeção de fluxo de caixa é um trabalho que exige dedicação e análise diária em relação aos indicadores presentes na ferramenta. É indispensável manter os dados constantemente atualizados, a partir de relatórios anteriores oficiais e demonstrativos de resultados.

Como melhorar a projeção do fluxo de caixa?

Por mais amplo que seja o seu conhecimento sobre administração, querer abraçar todas as áreas não é a melhor alternativa para desenvolver um negócio. Por conta das inúmeras atividades de cada setor, você pode pecar na avaliação dos dados, ter informações incompletas ou descontextualizadas.

A gente sabe que montar uma equipe própria para realizar esse atendimento nem sempre é viável. Incha a folha de pagamento e a empresa tende a ter despesas altas com salários e encargos previstos em lei. Para quem está começando uma PME ou startup, a alternativa pode ser impensável.

Afinal, uma verba que poderia ser utilizada para investimento no negócio em si acaba sendo direcionada para contratação de pessoal.

Por mais que pessoas sejam ativos, todo empreendedor precisa ser realista. Se a realidade ainda não permite contratação, de nada adianta dar um passo maior que a perna. Por outro lado, também não dá para ficar sem ajuda especializada na gestão financeira.

Então, como resolver esse impasse?

Você já ouviu falar no Financeiro as a Service da BHub? 

É uma modalidade de terceirização de serviços financeiros que oferece os melhores profissionais e tecnologia para você se livrar da burocracia do dia a dia e se dedicar àquilo que é essencial para o seu negócio decolar.

Nossos serviços incluem toda a conciliação bancária e classificação de transações. Disponibilizamos para os nossos clientes dashboards de visibilidade e relatórios financeiros mensais.

Quer saber mais e melhorar sua projeção de fluxo de caixa a partir de hoje? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano que mais se adequa ao seu negócio!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts