FacebookTwitterLinkedIn

Processo de admissão: saiba como contratar colaboradores

Contratar alguém é um importante passo para uma empresa e pode ser um bom sinal de que os negócios estão na direção certa. Entretanto, o processo de seleção e admissão deve ser feito conforme uma série de regras e com a maior eficiência possível para evitar problemas futuros.

Nem todas as empresas contam com a estrutura necessária para contratar pessoas conforme os protocolos exigidos na legislação. Além disso, sem seguir algumas etapas, corre-se o risco de cometer erros na admissão de uma pessoa, o que pode custar caro lá na frente.

Para você compreender melhor o tema, neste artigo listamos a importância de ter um processo seletivo e admissional bem estruturado. Confira!

Por que um bom processo de admissão é crucial para o desenvolvimento da empresa?

Estruturar os processos de admissão na sua empresa é fundamental. Além de ser uma ação muito estratégica para alcançar os objetivos do negócio. Isso porque a equipe é o coração de qualquer empreendimento e apenas com ela é possível alcançar resultados positivos.

Entre os motivos para estabelecer um bom processo de seleção e admissão, estão:

  • Contratar pessoas que possuem as habilidades necessárias para a empresa alcançar seus objetivos e crescer cada vez mais;
  • Contar com um time de pessoas alinhadas à cultura organizacional e aos princípios do negócio;
  • Manter a equipe motivada por mais tempo e, com isso, estimular a participação e a troca entre as pessoas;
  • Diminuir o turnover, ou seja, a saída e a rotatividade de colaboradores, que pode atrasar ou mesmo paralisar atividades;
  • Reter talentos e contar com a expertise deles para promover transformações e inovações que podem potencializar resultados;
  • Atuar conforme a legislação e evitar problemas jurídicos relacionados às contratações;
  • Melhorar a marca empregadora, contribuindo para a imagem da empresa no mercado e, consequentemente, chamando a atenção de novos talentos.
Duas pessoas, sendo um homem vestindo terno preto e sorrindo, de frente para a imagem, e uma mulher, de cabelos longos e óculos, de costas para a imagem, apertam as mãos, simbolizando a contratação de um funcionário. Eles estão em um escritório e separados por uma mesa, onde repousam um laptop prateado e alguns papéis.
Contratar novos colaboradores envolve uma análise profunda sobre o perfil do(a) candidato(a) para encontrar os mais alinhados com a cultura da empresa.

Etapas do processo de admissão

Ademias, todo processo de seleção e admissão segue uma ordem que possibilita uma avaliação completa do(a) candidato(a). Confira a seguir essas etapas:

1. Atração e seleção

Em suma, o começo do processo de admissão está na atração e na seleção, que normalmente são partes da fase conduzida pelos profissionais de Recursos Humanos. Envolvem aspectos, como:

  • Definição de escopo de trabalho, salário, benefícios etc.;
  • Anúncio e divulgação da vaga;
  • Análise de currículos;
  • Realização de testes práticos;
  • Entrevistas e conversas com candidatos(as) em potencial.

A duração do processo seletivo pode variar conforme a complexidade da vaga e a quantidade de candidaturas. É preciso planejar as etapas do processo e as pessoas envolvidas em cada uma delas, bem como o que é esperado na avaliação das mesmas.

Contudo, a fase de atração e seleção é essencial para encontrar a pessoa adequada para cada vaga. O objetivo é contratar alguém com o mesmo fit cultural que a empresa. Além disso, é claro, encontrar um(a) profissional que tenha os conhecimentos e habilidades necessárias para as atividades exigidas no cargo.

2. Aprovação e proposta

Contudo, após finalizar o processo seletivo, com dezenas ou até centenas de candidatos(as), você encontrará a pessoa que mais se encaixa nas exigências da empresa. Agora, é hora de comunicar a aprovação e informar a proposta.

Entretanto, algumas informações ficam claras desde o processo de seleção, como modelo de trabalho, benefícios, carga horária, entre outras. Porém, é importante formalizar a proposta e o aceite de quem foi aprovado(a) na vaga.

Esse momento também deve servir para instruir a pessoa aprovada sobre os próximos passos em relação à documentação e à previsão de início dos trabalhos.

3. Solicitação e verificação de documentos

Diversos documentos devem ser solicitados e verificados para que a admissão de um(a) colaborador(a) seja realizada corretamente. Nos casos de contratos de trabalho com carteira assinada, regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), são exigidos os seguintes documentos:

  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Atestado médico admissional;
  • Documentos de identidade oficiais, como RG, CNH e CPF;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de reservista, no caso de homens entre 18 e 45 anos;
  • Documentação relacionada a pedido de vale-transporte, plano de saúde e outros benefícios;
  • Número do PIS;
  • Certidão de casamento, no caso do trabalhador ser casado;
  • Cópia da certidão de nascimento de filhos com até 21 anos;
  • Certidão de vacinação dos filhos menores de 7 anos;
  • Comprovante de frequência escolar dos filhos maiores de 7 anos.
Um homem, vestindo terno, está sentado à mesa de um escritório, segurando um papel e uma caneta na mão direita. Sua mão esquerda está em seu rosto, enquanto ele olha para a folha de papel, como se a analisasse.
Verifique se a documentação do(a) candidato(a) está em dia e alerte-o sobre possíveis discrepâncias.

4. Preparo de registros e infraestrutura

Após receber a documentação, é hora da empresa providenciar o registro na carteira de trabalho e enviar dados relacionados a obrigações legais.

Ao mesmo tempo, é importante preparar a infraestrutura de trabalho relacionada à pessoa que vai entrar na equipe. Equipamentos, cadeiras, mesa ou instrumentos de trabalho devem ser providenciados.

Esse procedimento é válido tanto para empresas que estão funcionando presencialmente, quanto para as que adotaram o home office.

5. Onboarding 

Sendo assim, quando todos os trâmites burocráticos estiverem finalizados, é o momento de integrar a pessoa nova ao time e à empresa.

Nesse processo, é importante envolver lideranças e futuros colegas de equipe, pois eles ajudarão a receber quem está chegando da melhor maneira possível. Reforce missão, visão e valores. Não se esqueça de apresentar a equipe e as outras áreas com as quais a pessoa nova poderá se relacionar durante o trabalho.

Quanto mais integrada à empresa e ao time, mais motivada a pessoa tende a estar. Dessa forma, ela poderá desempenhar suas atividades mais assertivamente.

6. Treinamentos e desenvolvimento contínuo

Em suma, treinamentos e programas de desenvolvimento de carreira são essenciais desde o processo de admissão. Isso pode ser feito tanto para integração quanto para ensinar os aspectos técnicos das tarefas.

Oferecer cursos, workshops e outras formas de aprendizado também ajuda na retenção de talentos. Além disso, essa prática permite o desenvolvimento de habilidades que farão a diferença nos resultados do negócio.

Várias pessoas sentadas em um auditório, possivelmente ouvindo uma palestra. Todas estão com cadernos e canetas na mão, anotando pontos importantes.
Mesmo depois de contratados, invista no desenvolvimento técnico de seus funcionários.

Tipos de contrato de trabalho

O processo de admissão pode envolver diferentes tipos de contrato de trabalho. Cada um possui características distintas, podendo ser usados em diversas situações. Conheça algumas modalidades:

  • Contrato CLT: é o contrato firmado entre pessoas jurídicas e pessoas físicas. Possui registro em carteira de trabalho, além do pagamento de benefícios e cumprimento de obrigações legais, conforme a legislação;
  • Contrato PJ: formalização de acordo de prestação de serviços entre duas pessoas jurídicas, trazendo diferenças significativas em relação à CLT. Muito cuidado com a pejotização, processo de contratação de pessoas jurídicas para exercerem funções de pessoas físicas. Esse processo é ilegal e considerado um crime;
  • Contratação temporária: quando pessoas físicas prestam serviços, com registro em carteira, pelo prazo máximo de 180 dias;
  • Contrato por tempo determinado: quando o trabalho tem datas de início e fim definidas. Esse período não pode ser superior a 2 anos;
  • Contrato de trabalho eventual: quando a prestação de serviço ocorre de forma pontual, como no caso de mecânicos, pedreiros e similares;
  • Aprendizagem: contratação de jovens entre 14 e 18 anos, com registro em carteira, para trabalho de aprendizagem;
  • Estágio: contrato sem relação de trabalho para quem está matriculado em instituições de ensino, como universidades;
  • Contrato intermitente: acordo de trabalho entre pessoas físicas e empresas com definição de quantidade de horas ou dias trabalhados.

Obrigações da empresa após a admissão

Desse modo, também é importante saber as obrigações que sua empresa terá após a admissão de uma pessoa. No caso de prestações de serviços, a formalização desse tipo de trabalho através de contratos assinados entre as partes ajuda a definir algumas coisas.

O contrato expressamente prevê o escopo de trabalho, os valores de remuneração, os prazos e outras informações relevantes para as atividades.

Além disso, no caso de contratos regidos pela CLT, as partes devem cumprir diversas obrigações legais, como:

  • Pagamento de salário, com remuneração mensal realizada até o 5º dia útil seguinte ao mês trabalhado;
  • Recolhimento de INSS e FGTS;
  • Vale-transporte;
  • Pagamento de benefícios acordados previamente com a pessoa admitida, como vale-refeição, vale-alimentação, plano médico, auxílio home office, etc.
Duas mulheres apertam as mãos. A da esquerda é negra, tem cabelo curto e está vestindo uma camisa de manga longa preta e calça cinza. Já a da direita, um pouco mais velha, de cabelos brancos, está vestindo camiseta social também branca e calça jeans; ela segura uma prancheta. Ambas estão de pé em um escritório bem moderno, com poltronas, plantas e decorações, inclusive uma plaquinha com a frase “Good vibes only”, ou “Só boas vibrações” em português.

A ajuda especializada de quem tem expertise em departamento pessoal é essencial para não errar no processo de admissão. E a BHub pode te auxiliar com isso!

Nosso plano Financeiro as a Service, por exemplo, fornece um pacote completo de gestão do departamento pessoal. Profissionais qualificados administram tudo que envolve a contratação de colaboradores, desde o processo de admissão até ajustes na folha de pagamento.

Contudo, tenha à disposição tudo que você precisa para cumprir com as obrigações legais da sua empresa na hora de aumentar o quadro de funcionários. E o melhor: com um preço que cabe no seu bolso!

Portanto, entendeu a importância de um processo de admissão bem-feito para a contratação de pessoas competentes e compatíveis com o fit cultural da sua empresa? Converse com nossos especialistas e escolha o melhor plano para o seu negócio!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts