FacebookTwitterLinkedIn

Os principais impostos que as empresas devem pagar e como fazer isso corretamente

Foto homem sério usando laptop e calculando despesas para ilustrar assim artigo sobre os principais impostos e tributos que as empresas devem pagar no Brasil

Se você é um empresário no Brasil, sabe que o sistema tributário pode ser bastante complexo e oneroso. São diversas obrigações fiscais que devem ser cumpridas e muitas vezes a falta de conhecimento pode resultar em prejuízos financeiros e até mesmo em problemas legais. 

Neste artigo, vamos abordar os principais impostos e tributos que as empresas devem pagar e como fazer isso corretamente.

Brasil e sua complexa carga tributária

A carga tributária no Brasil é uma das mais altas do mundo, o que pode ser um desafio para as empresas. Afinal, impostos e taxas são uma parte inescapável da administração de qualquer negócio. Quer você seja uma pequena empresa ou uma grande corporação, compreender e administrar adequadamente suas obrigações fiscais é essencial para seu sucesso.

Nosso sistema tributário é complexo e possui diversas particularidades. Por isso, é fundamental que os empresários tenham conhecimento sobre os impostos e tributos que devem ser pagos e como fazer isso de forma correta.

Impostos federais

Os impostos federais são aqueles que incidem sobre as atividades comerciais realizadas pelas empresas. São eles:

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica é um tributo que incide sobre o lucro das empresas. A alíquota varia de acordo com o regime tributário escolhido pela empresa.

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é um tributo que incide sobre o lucro das empresas. A alíquota varia de acordo com o regime tributário escolhido pela empresa.

Programa de Integração Social (PIS)

O Programa de Integração Social é um imposto que incide sobre o faturamento das empresas. A alíquota varia de acordo com o regime tributário escolhido pela empresa.

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social é um imposto que incide sobre o faturamento das empresas. A alíquota varia de acordo com o regime tributário escolhido pela empresa.

Imposto estadual

Os impostos estaduais são aqueles que incidem sobre as atividades comerciais realizadas em cada estado. O principal é o conhecido ICMS.

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um imposto que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços em cada estado. A alíquota varia de acordo com o estado e o tipo de mercadoria ou serviço.

Imposto municipal

Os impostos municipais são aqueles que incidem sobre as atividades comerciais realizadas em cada município. Entre os principais, está o ISS.

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é um imposto que incide sobre os serviços prestados pelas empresas em cada município. A alíquota varia de acordo com o município e o tipo de serviço.

Mas como fazer o pagamento dos impostos e tributos corretamente?

Agora que você já sabe quais são os principais impostos e tributos que as empresas devem pagar, é importante saber como fazer isso corretamente. Veja algumas dicas:

Mantenha as obrigações fiscais em dia

É fundamental manter as obrigações fiscais em dia para evitar multas e problemas legais. Por isso, é importante estar sempre atento aos prazos e aos documentos necessários para cada tipo de imposto e tributo.

Conheça o regime tributário da sua empresa

Cada empresa possui um regime tributário específico, que determina como serão calculados e pagos os impostos e tributos. Por isso, é importante conhecer o regime tributário da sua empresa e saber quais são as suas obrigações fiscais.

Utilize um software de gestão fiscal

Os softwares de gestão fiscal podem ser uma ótima opção para facilitar o pagamento dos impostos e tributos. Eles permitem o controle das obrigações fiscais, o cálculo automático dos impostos e tributos, entre outras funcionalidades.

Conte com a ajuda de um profissional

O sistema tributário pode ser bastante complexo e muitas vezes é necessário contar com a ajuda de um profissional especializado para realizar o pagamento dos impostos e tributos corretamente.

Você conhece a BHub?

A BHub pode te ajudar a manter as obrigações tributárias da sua empresa em dia. Oferecemos soluções conforme seu regime tributário, quantidade de funcionários, volume de pagamentos e total de documentos fiscais.

Todo o processo é acompanhado por especialistas que entendem o momento atual da empresa e do mercado, propondo assim alternativas necessárias.

Com o pacote Contabilidade as a Service, você passa a ter a melhor contabilidade digital para o seu negócio. Aqui, você reduz custos tributários desnecessários, ganha fôlego no caixa e recebe o acompanhamento de especialistas. Cuidamos da parte fiscal, contábil, DP e geração de demonstrativos.

Quer levar a contabilidade do seu negócio para o futuro? Então, entre em contato com nossos especialistas e conheça o CaaS!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts