FacebookTwitterLinkedIn

Guia completo para fazer um planejamento tributário para reduzir sua carga tributária

Documento de dados de análise de executivos empresariais e cálculo sobre taxa de imposto em um escritório para ilustrar assim artigo sobre como fazer um planejamento tributário eficiente para reduzir a carga tributária da empresa

Uma das principais preocupações dos empreendedores é a carga tributária que incide sobre suas empresas. Por isso, é fundamental conhecer as alternativas legais para reduzir essa carga tributária, e uma das maneiras mais eficientes de fazê-lo é por meio de um planejamento tributário eficiente.

O objetivo deste guia é fornecer informações detalhadas sobre como fazer um planejamento tributário eficiente para reduzir a carga tributária da sua empresa. Aqui você encontrará dicas e estratégias para otimizar a gestão tributária do seu negócio.

Então, continue lendo e alcance o sucesso com a ajuda do nosso guia!

O que é um planejamento tributário?

Um planejamento tributário é uma ferramenta legal que visa minimizar o impacto da carga tributária sobre uma empresa. Isso é feito através de estratégias e planejamento prévio, de modo a reduzir a incidência de impostos e obrigações fiscais.

Por que é importante fazer um planejamento tributário?

Fazer um planejamento tributário eficiente é fundamental para garantir a saúde financeira da empresa e manter a competitividade no mercado. A carga tributária no Brasil é uma das mais altas do mundo, o que pode representar uma grande dificuldade para as empresas, especialmente para as pequenas e médias empresas que possuem menos recursos para arcar com os altos impostos.

Por isso, é importante que as empresas busquem alternativas legais, como o planejamento tributário, para reduzir essa carga tributária e aumentar sua lucratividade.

Esse plano pode ser uma excelente solução, pois permite que as empresas identifiquem as possibilidades de incentivos fiscais, escolham o regime tributário mais adequado e façam um planejamento tributário personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio.

Além disso, o planejamento tributário também é importante para evitar problemas com a Receita Federal, já que a empresa estará em conformidade com a legislação tributária e evitará multas e penalidades por sonegação de impostos ou outras irregularidades fiscais.

Outra vantagem do planejamento tributário é a possibilidade de identificar possíveis erros ou inconsistências na contabilidade da empresa, o que pode ser corrigido antes que se torne um problema mais grave.

Por fim, um planejamento tributário eficiente também pode contribuir para a tomada de decisões estratégicas da empresa, já que permite que a empresa conheça melhor a sua situação financeira e tributária, e possa tomar decisões mais assertivas em relação a investimentos, expansão do negócio, contratação de funcionários, entre outros aspectos.

Mas, afinal, o que é carga tributária?

A carga tributária é a soma de todos os tributos e impostos que incidem sobre uma empresa ou sobre uma pessoa física. No Brasil, a carga tributária é bastante elevada, o que representa um grande desafio para as empresas que desejam manter a competitividade.

Como fazer um planejamento tributário eficiente?

Para fazer um planejamento tributário eficiente, é necessário seguir alguns passos essenciais, tais como:

Passo 1: Conheça a legislação tributária

O primeiro passo para fazer um planejamento tributário eficiente é conhecer a legislação tributária. É importante entender quais são as obrigações fiscais da sua empresa, quais são os tributos que incidem sobre as atividades que você desenvolve e como é feita a apuração e o pagamento desses tributos.

Passo 2: Avalie o regime tributário mais adequado para a sua empresa

Existem diferentes regimes tributários no Brasil, cada um com suas próprias regras e benefícios. É importante avaliar qual é o regime tributário mais adequado para a sua empresa, levando em consideração o porte da empresa, o faturamento anual e a natureza das atividades desenvolvidas.

Passo 3: Identifique as possibilidades de incentivos fiscais

Existem diversos incentivos fiscais que podem ser utilizados pelas empresas para reduzir a carga tributária, como por exemplo, a utilização de benefícios fiscais previstos na legislação, a realização de investimentos em determinadas áreas ou a utilização de regimes tributários específicos.

Passo 4: Faça um planejamento tributário personalizado

Cada empresa é única e, por isso, é importante fazer um planejamento tributário personalizado, levando em consideração as particularidades do seu negócio. Assim, trabalhe em conjunto com um contador ou um consultor tributário especializado para desenvolver um plano de ação adequado às necessidades da sua empresa.

Quais são os principais regimes tributários no Brasil?

No Brasil, existem três regimes tributários principais: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Cada um desses regimes possui suas próprias regras e benefícios, e é importante avaliar qual é o mais adequado para a sua empresa.

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado que abrange diversas atividades econômicas e tem como objetivo simplificar o pagamento dos impostos para as pequenas empresas. O Simples Nacional unifica oito tributos em uma única guia de pagamento, o que reduz a burocracia e os custos para as empresas.

Além disso, o Simples Nacional oferece alíquotas reduzidas de impostos, o que pode resultar em uma redução significativa da carga tributária.

O Lucro Presumido é um regime tributário que permite que a empresa pague impostos com base em uma margem de lucro presumida, definida pela Receita Federal. Esse regime serve majoritariamente para empresas que possuem uma margem de lucro elevada e que não se enquadram no Simples Nacional.

O Lucro Presumido oferece uma tributação mais simplificada e previsível, além de permitir o uso de créditos fiscais.

O Lucro Real é um regime tributário que exige que a empresa pague impostos com base no lucro real obtido no período de apuração. Empresas que possuem uma margem de lucro baixa ou que possuem prejuízos fiscais acumulados geralmente optam por esse regime.

O Lucro Real é mais complexo do que os outros regimes tributários, mas pode ser uma opção vantajosa para empresas que possuem uma carga tributária elevada.

Como escolher o regime tributário mais adequado para a minha empresa?

Para escolher o regime tributário mais adequado para a sua empresa, é importante avaliar o porte da empresa, o faturamento anual e a natureza das atividades desenvolvidas. Também é importante considerar as vantagens e desvantagens de cada regime tributário e as particularidades do seu negócio.

A escolha do regime tributário correto pode resultar em uma redução significativa da carga tributária e no aumento da lucratividade da empresa.

É necessário contratar um consultor tributário?

Não é obrigatório contratar um consultor tributário para fazer um planejamento tributário eficiente, mas é altamente recomendável. Um consultor especializado pode oferecer orientações e estratégias personalizadas para o seu negócio, o que pode resultar em uma redução significativa da carga tributária.

Chame a BHub!

Contar com profissionais capacitados para montar um planejamento tributário pode ser uma solução. Ainda mais se o serviço oferecido for um modelo de contabilidade digital com custo acessível e perfil consultivo.  

Com o pacote Contabilidade as a Service, a BHub faz o gerenciamento contábil, operacionalizando obrigações e demonstrações para garantir a saúde do negócio. 

Com visibilidade financeira e acesso a todos os dados, resolvemos operações administrativas para que o empreendedor possa focar totalmente no core business. Além disso, os especialistas oferecem insights que auxiliam na conquista de seus objetivos, inclusive entendendo qual o melhor enquadramento tributário para o momento da empresa. 

Tem interesse em desburocratizar o seu backoffice? Então, converse agora com um de nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts