FacebookTwitterLinkedIn

Como funciona o planejamento tributário para empresas do Simples Nacional?

A mão da empresária apontando o gráfico de metas para ilustrar artigo sobre como funciona o planejamento tributário para Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário criado para facilitar a vida das micro e pequenas empresas. No entanto, ainda assim é preciso se preocupar com o pagamento dos impostos. 

O planejamento tributário é uma forma de gerenciar a carga tributária das empresas, garantindo que elas paguem apenas o necessário e não corram riscos de autuação por parte da Receita Federal.

Neste artigo, vamos explorar como funciona o planejamento tributário para empresas do Simples Nacional e quais as vantagens dessa prática.

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário é um conjunto de estratégias adotadas pelas empresas para reduzir a carga tributária, sem cometer sonegação fiscal. Trata-se de um processo legal, que consiste em estudar as leis fiscais e os tributos que a empresa precisa pagar e, com base nisso, buscar alternativas para economizar.

Vantagens do planejamento tributário para empresas do Simples Nacional

As empresas do Simples Nacional também podem se beneficiar do planejamento tributário. Entre as principais vantagens estão:

Redução de custos

Com o planejamento tributário, é possível identificar tributos que estão sendo pagos a mais ou que não precisam ser pagos. Dessa forma, é possível reduz os custos da empresa e aumentar sua lucratividade.

Previsibilidade financeira

Com o planejamento tributário, a empresa pode se planejar financeiramente, sabendo exatamente quanto vai pagar de tributos. Assim, surpresas desagradáveis são evitadas e o fluxo de caixa se mantém saudável.

Redução de riscos

O planejamento tributário também ajuda a reduzir os riscos de autuação por parte da Receita Federal. Afinal, a empresa estará cumprindo todas as obrigações fiscais de forma correta e não correrá o risco de ser penalizada.

Como fazer o planejamento tributário para empresas do Simples Nacional?

O planejamento tributário para empresas do Simples Nacional deve ser feito com cuidado, pois algumas estratégias podem não ser aplicáveis nesse regime tributário

A seguir, vamos mostrar algumas das principais estratégias que podem ser adotadas:

Escolha correta da atividade

A primeira estratégia é escolher a atividade correta para a empresa. Isso porque algumas atividades têm alíquotas de impostos mais baixas do que outras. Por exemplo, uma empresa que atua no ramo de serviços pode pagar menos impostos do que uma empresa que atua no ramo de comércio.

Redução da base de cálculo

Outra estratégia é reduzir a base de cálculo dos impostos. Aqui, algumas medidas para fazer isso:

  • Investimento em tecnologia e equipamentos;
  • Contratação de funcionários com deficiência;
  • Pagamento de previdência privada para os funcionários.

Planejamento do lucro

O lucro é um dos principais elementos que determinam a carga tributária das empresas do Simples Nacional. Por isso, é importante planejá-lo de forma que o negócio pague menos impostos.

Aqui, algumas estratégias para fazer isso:

  • Distribuição de lucros aos sócios;
  • Investimento em crescimento da empresa;
  • Redução dos custos operacionais.

Aproveitamento de créditos fiscais

As empresas do Simples Nacional também podem se beneficiar do aproveitamento de créditos fiscais, como o ICMS e o PIS/COFINS. Para isso, é necessário conhecer bem as leis tributárias e saber identificar os créditos a que a empresa tem direito.

Análise dos enquadramentos fiscais

Por fim, é importante fazer uma análise dos enquadramentos fiscais do negócio. Muitas vezes, é possível mudar de faixa de tributação e pagar menos impostos. No entanto, tome cuidado para não cometer sonegação fiscal.

Contratação de um profissional qualificado para auxiliar nessa tarefa

O planejamento tributário pode ser complexo, e é importante ter um profissional do seu lado para ajudá-lo a navegar pelas leis e regulamentos tributários. 

A contratação de um profissional que auxilie no planejamento tributário pode ajudá-lo a identificar oportunidades para minimizar suas obrigações fiscais e assim garantir que você esteja sempre em conformidade com as leis e regulamentos tributários.

Chame a BHub!

A BHub toma conta do seu backoffice e ainda oferece insights que auxiliam na conquista de seus objetivos. Com o Contabilidade as a Service, lidamos com toda a burocracia para você economizar tempo e dinheiro. 

Fazemos uma revisão do seu negócio para você ficar sem pendências, pagar menos impostos e ter redução de carga tributária. Tudo isso de forma consultiva e proativa. E o melhor: custo acessível e atendimento de especialistas que acompanham a evolução do seu negócio.

Quer levar a gestão financeira do seu negócio para o futuro? Então, converse agora com nossos especialistas e conheça o CaaS!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts