FacebookTwitterLinkedIn

Pitch Day: confira os destaques do evento e construa o seu discurso de sucesso

Um dos primeiros desafios enfrentados por quem quer alavancar uma startup ou empresa é criar um discurso capaz de atrair investidores e parceiros. Sem a construção de um bom pitch, como é chamado esse discurso, dificilmente o negócio decola.

Em suma, para auxiliar na jornada de tantos empreendedores que sentem dificuldade com esse tipo de apresentação, Jorge Vargas Neto, CEO e fundador da BHub, conduziu na noite de ontem (2) o Pitch Day, evento transmitido gratuitamente pelo YouTube em que centenas de empreendedores puderam conferir as melhores técnicas para estruturar um discurso bem-sucedido. Se você não conseguiu acompanhar o evento, não tem problema. Neste texto, listamos alguns dos principais pontos apresentados por Jorge Vargas Neto durante o Pitch Day. Confira!


O que é um pitch?

O termo pitch vem do inglês e é muito conhecido no mundo do baseball. Pode ser traduzido livremente como um arremesso ou lançamento. No mundo dos negócios, o pitch é um lançamento de ideias, com foco em começar a conversar com clientes ou investidores para apresentação de produtos ou serviços. 

Jorge Vargas Neto comentou no webinar que uma maneira de identificar se o pitch utilizado está sendo eficaz é o agendamento de uma segunda conversa. Mais do que falar sobre o seu negócio, o pitch precisa fazer com que os seus ouvintes se interessem pela sua história. 

Levando este último conceito em consideração, outro sinal positivo de um pitch bem feito é quando um prospect se identifica com sua dor e começa a fazer perguntas mais específicas sobre aplicação, prazos, SLA e/ou dores específicas.  


União entre apresentação e pitch 

O pitch deve contar uma história, vender um sonho e apresentar um conceito que pode inovar o mercado, atraindo clientes ou investidores. No entanto, utilizar apenas a oratória para apresentar suas ideias não é o ideal. Você precisará ter uma apresentação que apoie o seu discurso com conceitos, explicações e projeções. 

No mundo das startups e dos investimentos internacionais, essa apresentação é chamada de deck. Recentemente, Jorge Vargas Neto publicou em seu LinkedIn alguns decks de sucesso utilizados por startups nos últimos anos. Além disso, também apresentou uma estrutura de sucesso para você montar um deck de sucesso.


Como montar um deck?

Cada empreendedor pode criar seu próprio deck, mas aprender com as experiências de outros empreendedores e não repetir os mesmos erros são vantagens competitivas que podem acelerar os processos e negócios de novas empresas.

Jorge apresentou uma estrutura que ele mesmo utiliza e já rendeu R$ 147 milhões em investimentos para a BHub. 

Pitch Day BHub

Exemplos de decks

Logo após a explicação dos slides essenciais para um deck de sucesso (tabela acima), Jorge apresentou dois decks reais da BHub. O primeiro deck apresentado foi o de vendas, que, junto ao pitch, mostra para leads e prospects os serviços, diferenciais e principais destaques da BHub. 

Na sequência do deck de vendas, foi apresentado o deck de fundraising. Aquele foi o deck utilizado para levantar investimentos logo no início da BHub. Ademais, ao assistir o vídeo, você perceberá que o nome da startup ainda era Deep Blue Hub, inspirado no primeiro computador capaz de vencer um torneio de xadrez contra um jogador humano. 


Pitch ok! Deck ok! E agora? 

Além do pitch e do deck, os fundos de investimentos podem solicitar documentos adicionais para respaldar sua apresentação com dados mais específicos e/ou detalhados. Exemplos destes documentos podem ser: unit economics, business plan, valuation e burn rate.

Contudo, construir seu pitch de sucesso é o pontapé inicial para você fazer sua empresa decolar rumo aos seus primeiros clientes e rodadas de investimentos. Assista nosso webinar quantas vezes desejar ou precisar. O importante é compreender todo o processo.


Do zero ao Series A

A BHub acredita que a jornada empreendedora não precisa ser solitária. Em suma, queremos ser o seu braço direito e caminhar ao seu lado, lutando e enfrentando os seus desafios. 

Ademais, prova disso é o nosso mais novo lançamento, o BHub Academy. Esta novidade é uma plataforma virtual de aprendizagem, onde empreendedores poderão encontrar cursos e treinamentos com profissionais reconhecidos no mercado de startups.

Contudo, o conceito do BHub Academy se une a uma de nossas virtudes na BHub: “É junto dos bons que ficamos melhores”. Desse modo, que tal aprender com a experiência de outros empreendedores que saíram do zero e conquistaram o Series A? Clique no botão abaixo e inscreva-se.

BHub Academy

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts