FacebookTwitterLinkedIn

Os 7 pecados capitais do gestor iniciante

Gestor iniciante? Aprenda com os erros de outros empreendedores para tornar a gestão do seu negócio mais eficiente, rápida e rentável!

Empreender e ser o dono do próprio negócio é um dos sonhos mais comuns do brasileiro. De acordo com uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) no ano de 2021, este sonho aparece no quarto lugar do ranking, atrás apenas da casa própria, carro e viagens. 

Se você está pensando em abrir o seu negócio ou já está gerenciando seu empreendimento, vale a pena utilizar os erros e aprendizados de outros empreendedores para deixar sua gestão mais eficiente, rápida e rentável. Vamos lá? 


1º pecado capital: misturar finanças pessoais e empresariais

O que pode parecer simples ainda é um dos erros mais recorrentes na gestão de micro e pequenas empresas. Quando os gastos da empresa são misturados com as despesas pessoais, você ficará sem visibilidade da real movimentação financeira de seu negócio. 

Você precisa comprar um laptop para uso empresarial? Compre com o dinheiro da empresa, solicite a nota fiscal para o CNPJ de seu negócio e, se possível, pague com o cartão de débito ou crédito corporativos ou com uma transferência bancária partindo de sua conta jurídica. 

Com a expansão dos bancos digitais e o total funcionamento das chaves Pix, ficou muito mais fácil abrir uma conta corrente pessoa jurídica. Em muitos casos, a abertura de conta acontece em poucos minutos e o processo é totalmente online.

2º pecado capital: acordos ‘de boca’ 

Negociar com fornecedores, buscar parcerias comerciais, contratar colaboradores ou escolher um espaço físico são ações comuns a todos os gestores iniciantes. 

Não transformar os acordos em contratos ou documentos é o segundo pecado capital dos gestores. São os contratos que estipulam e garantem o fornecimento de matérias-primas a um determinado valor, que mantêm a quantia do aluguel estável e que estipula as condições, funções e horários de trabalho de seus colaboradores. 

Redigir um contrato evita problemas (jurídicos e financeiros) futuros para sua empresa. Existem empresas que podem te ajudar na elaboração de contratos pontuais, sem precisar pagar mensalidades caras ou se fidelizar por muito tempo. 

3º pecado capital: não delegar tarefas

A verdade é que você não conseguirá fazer tudo sozinho. Você pode até reduzir suas horas de sono e aumentar o tempo que se dedica ao seu negócio, mas existem tarefas que parceiros de negócio ou colaboradores podem executar por você, liberando aquele espaço que você tanto precisa em sua agenda para trabalhar o seu produto. 

Considere o tempo que você está dedicando a questões burocráticas, por exemplo. Já pensou em utilizar esse mesmo tempo para desenvolver relações com outros empresários ou apresentar a ideia de seu negócio para possíveis compradores? 

Delegar tarefas é uma questão de sobrevivência no mundo dos negócios. Se você ainda não pode contar com uma equipe interna de marketing, considere contratar uma agência terceirizada. Escritórios de contabilidade estão cobrando valores muito altos? Veja essa solução

gestor iniciante

4º pecado capital: medo da mudança

O mercado é dinâmico; seu negócio, também. Isso também é verdade para o gestor que está no início da operação. Assim que as relações de fornecedor-comprador começarem, você perceberá que existem peculiaridades buscadas pelos clientes. 

Seu público está em constante mutação e você pode receber uma notificação das mudanças e novas necessidades de sua clientela. Basta saber ouvir e tratar algumas informações. Estabeleça processos que tomem nota dos questionamentos feitos pelos clientes na hora da compra ou contratação de seus serviços. Faça uma lista das reclamações, sugestões e elogios (e mantenha essa lista sempre em mente). 

Inovar um produto ou adicionar features ou novas funcionalidades são maneiras de fidelizar o público que já compra de você e retomar o contato com aqueles que não se tornaram clientes por sentirem falta de algo.

5º pecado capital: falta de propaganda e comunicação

A frase “Quem não é visto não é lembrado”, apesar de ter seu verdadeiro autor desconhecido, é verdadeira quando falamos de negócios. Seus clientes precisam saber que seu negócio existe, ver anúncios ou propagandas (conte com as plataformas digitais) e ouvir recomendações de amigos, colegas ou pessoas que eles seguem em suas redes sociais. 

 Crie um plano de presença online antes da inauguração de seu negócio, entenda quais redes sociais oferecerão um maior retorno ao seu negócio, selecione pessoas formadoras de opinião para receber amostras de seus produtos ou demonstrações dos serviços e alimente suas redes com frequência. 

Além disso, invista em um website que seja responsivo para telefones celulares, garantindo que o acesso de todos os usuários seja positivo e que as informações procuradas sejam facilmente encontradas. 

Para finalizar, é importante lembrar que quando seu público comenta em suas postagens ou envia mensagens, ele espera uma resposta rápida. Conte com as ferramentas dos comunicadores online ou ‘chatbots’ para filtrar as primeiras etapas de atendimento e agilizar a resposta para as mensagens recebidas.   

gestor iniciante

 6º pecado capital: registro de marca ou patentes 

Sua marca, logotipo, nome de empresa e produtos exclusivos merecem proteção! Deixar de registrar essas informações nos órgãos competentes permitirá que concorrentes ou novos players do mercado utilizem seus nomes ou copiem seus protótipos. 

Dar sequência aos registros logo no começo de sua empresa é a melhor opção para garantir sua segurança. Os investimentos para os registros junto ao INPI são baixos e nem se comparam aos grandes custos uma possível disputa judicial por uma patente ou nome comercial. 

O registro pode ser feito diretamente no site do INPI, mas contar com o apoio de profissionais qualificados e especializados nestes registros otimizará seu tempo e reduzirá a necessidade de refações. 

 7º pecado capital: falta de treinamentos

Desse modo, as relações comerciais são sempre entre pessoas, mesmo os negócios que focam apenas em vendas corporativas, apesar do comprador ou tomador de serviços ser uma pessoa jurídica, todo o processo de interação, solução de problemas e desenvolvimento de carteira acontece por pessoas físicas.

Treinar sua equipe significa prepará-los para atender seus clientes, apresentar suas ideias e vender o core de seu negócio do jeito que você o idealizou. Treine seus colaboradores para compreender suas dores, o motivo pelo qual você iniciou o seu empreendimento e, por último mas não menos importante, deixe claro o papel essencial deles no sucesso do seu negócio. 


Ser um gestor iniciante não significa que você precisa saber tudo. Aliás, não saber tudo é o que torna a jornada empreendedora desafiadora, permite que os gestores mantenham inovação constante e sejam capazes de atender clientes cada vez mais exigentes. A BHub nasceu com a missão de ser o braço direito do empreendedor brasileiro. Nós oferecemos o ombro amigo para impulsionar sua gestão e a terceirização de backoffice para minimizar o tempo gasto e as burocracias enfrentadas em seu dia a dia. Junte-se ao time de empreendedores de sucesso que são clientes BHub! Clique no botão abaixo para conhecer os nossos serviços exclusivos e soluções únicas para seu negócio. 

Últimos posts