FacebookTwitterLinkedIn

O papel da mulher no cenário empreendedor do Brasil

Close up de jovem empresária com os braços cruzados e sorrindo para ilustrar artigo sobre o papel da mulher no cenário empreendedor do Brasil

O cenário empresarial brasileiro tem visto um aumento significativo do empreendedorismo feminino nos últimos anos. As mulheres no Brasil têm mostrado um tremendo potencial na formação da indústria, quebrando o teto de vidro e esculpindo nichos em vários mercados.

Apesar de enfrentar inúmeros desafios, as mulheres empreendedoras deram passos significativos na contribuição para a economia do país. Da iniciação tecnológica à moda e beleza, as brasileiras estão mostrando sua proeza no empreendedorismo, criando soluções inovadoras e rompendo com as normas tradicionais. 

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, vamos discutir o papel delas no cenário empreendedor do Brasil, destacando seus desafios, sucessos e contribuições para a economia.

Entendendo o estado atual do empreendedorismo feminino no Brasil

De acordo com um relatório do Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil tem um dos mais altos índices de empreendedorismo feminino do mundo, apesar de não serem muito otimistas. 

As mulheres representam mais de 51% da população do país e 49,3% da força de trabalho, mas, mesmo assim, ainda estão sub-representadas no empreendedorismo. As empresas de propriedade feminina são apenas 34% de todos os negócios brasileiros. Destes, somente 27% têm funcionários. 

No entanto, houve um aumento significativo no número de empresárias nos últimos anos, com muitas optando por abrir seus próprios negócios devido à falta de oportunidades de emprego na força de trabalho tradicional.

Desafios enfrentados pelas mulheres empresárias no Brasil

Apesar do aumento do empreendedorismo feminino no Brasil, elas ainda enfrentam vários desafios. O viés de gênero e a discriminação ainda prevalecem no cenário empresarial brasileiro, dificultando o acesso a financiamento, investimentos e redes de apoio.

O acesso ao financiamento é um desafio significativo para aquelas que querem empreender no Brasil, afinal, demanda muita luta para garantir empréstimos e capital para iniciar ou ampliar seus negócios. 

Além disso, as mulheres empreendedoras no Brasil enfrentam desafios culturais, com papéis tradicionais de gênero e estereótipos limitando suas oportunidades e potencial de crescimento.

Histórias de sucesso de mulheres empreendedoras no Brasil

Apesar dos desafios, as empreendedoras deram passos significativos na contribuição para a economia do país. As empresas de propriedade feminina criaram mais de oito milhões de empregos no Brasil e geraram mais de 85 bilhões de dólares em receitas. 

Confira algumas histórias inspiradoras de sucesso de mulheres empreendedoras:

Paula Paschoal

Paula Paschoal é a CEO da PayPal Brasil e tem sido fundamental para impulsionar o crescimento da empresa no país. Sob sua liderança, a PayPal tornou-se uma das empresas de pagamento que mais cresce no Brasil, com mais de quatro milhões de usuários ativos. 

Paschoal acredita firmemente na capacitação das mulheres no local de trabalho e tem promovido ativamente a diversidade de gênero na empresa.

Luiza Trajano

Luiza Trajano é a fundadora da Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do Brasil.

Trajano iniciou seu negócio em 1957, com uma pequena loja em Franca, no interior de São Paulo. Hoje, a Magazine Luiza tem mais de mil lojas em todo oterritório brasileiro e é uma das maiores empregadoras do país. 

Ela também é uma defensora vocal da diversidade de gênero no local de trabalho e tem sido reconhecida por suas contribuições para o setor.

Ana Fontes

Ana Fontes é a fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora), uma rede que apoia o empreendedorismo feminino no Brasil. 

A RME tem mais de 500.000 membros e oferece treinamento, mentoria e oportunidades de networking para mulheres empreendedoras brasileiras. Fontes é uma defensora dos direitos e do empoderamento feminino e tem sido reconhecida por suas contribuições para o setor.

O impacto do empreendedorismo feminino na economia brasileira

As empresas de propriedade de mulheres deram contribuições significativas para a economia brasileira, criando empregos e impulsionando o crescimento econômico.

De acordo com um relatório da McKinsey & Company, o avanço da igualdade das mulheres no Brasil poderia somar US$240 bilhões ao PIB do país até 2025. As empresárias também têm sido fundamentais para impulsionar a inovação e criar novos mercados, particularmente nos setores de tecnologia e finanças.

Perspectivas futuras para o empreendedorismo feminino

O futuro parece brilhante para o empreendedorismo feminino no Brasil, com mais mulheres optando por iniciar seus próprios negócios e fazendo contribuições significativas para a economia do país.

No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer em termos de paridade de gênero no ecossistema empresarial. O governo brasileiro e o setor privado devem então continuar investindo em programas que apoiem as empreendedoras e promovam a diversidade de gênero no cenário empresarial.

Últimos posts