FacebookTwitterLinkedIn

O papel da contabilidade na tomada de decisões estratégicas

Duas pessoas mexendo em papeis, gráficos, notebook, calculadora, ilustrando artigo sobre o papel da contabilidade na tomada de decisões estratégicas.

Em qualquer empresa, as decisões estratégicas são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade do negócio. Para tomar decisões assertivas, é necessário dispor de informações confiáveis e atualizadas sobre o desempenho financeiro e operacional da empresa.

Nesse contexto, a contabilidade tem um papel fundamental, fornecendo informações precisas e relevantes para a tomada de decisões estratégicas.

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas, registrando e analisando as operações financeiras e econômicas. Ela fornece dados úteis para a gestão empresarial, que podem auxiliar na maximização dos resultados.

Mas como a contabilidade pode ajudar, na prática, a tomar decisões estratégicas certeiras?

Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial é o uso de informações financeiras e econômicas para tomar decisões empresariais. Ela envolve o uso de demonstrativos financeiros, análise de custos, orçamentos e outras ferramentas para avaliar a saúde financeira de uma empresa e fazer outras projeções. 

A contabilidade gerencial facilita a tomada de decisões operacionais diárias, bem como a de decisões estratégicas de longo prazo.

Análise de custos

A análise de custos – diretos e indiretos – é um dos principais elementos da contabilidade gerencial. Essa prática é usada para identificar os custos mais importantes da empresa e onde há espaço para reduzi-los sem prejudicar a qualidade do produto ou serviço.

Isso pode ajudar a empresa a aumentar sua margem de lucro.

Orçamentos

Os orçamentos são planos financeiros de curto e longo prazo que definem as metas financeiras da empresa. Dessa forma, eles são usados para monitorar o desempenho financeiro da empresa e ajustar o curso quando necessário. 

Os orçamentos podem ajudar na avaliação do desempenho passado, bem como nas projeções financeiras futuras.

Análise de demonstrações financeiras

A análise de demonstrações financeiras serve para verificar dados financeiros e entender a saúde financeira do negócio. Isso inclui a análise de demonstrativos financeiros, como a de resultados, balanço patrimonial e demonstração de fluxo de caixa

Essa prática pode ajudar a empresa a entender sua posição de mercado, bem como identificar oportunidades para melhorias.

Tomada de decisões estratégicas

A contabilidade pode ajudar a empresa a tomar decisões estratégicas importantes, incluindo sobre investimentos, aquisições e financiamentos.

Ao avaliar sua posição e saúde financeira, o negócio pode fazer escolhas informadas sobre onde investir seus recursos e como financiar suas operações. Isso pode ajudar a empresa a crescer e a se expandir, além de se tornar mais competitiva no mercado.

Como vimos, a contabilidade gerencial é usada para a tomada de decisões operacionais diárias, enquanto a análise de demonstrações financeiras é usada para avaliar a saúde financeira da empresa. 

A combinação dessas duas áreas pode então ajudar o negócio a obter uma visão mais clara de sua posição financeira e tomar decisões informadas sobre o futuro.

Vantagem competitiva

A contabilidade pode ajudar na obtenção de vantagem competitiva. Assim, ao usar informações financeiras precisas e úteis, a empresa pode identificar áreas onde pode reduzir custos, melhorar sua eficiência e aumentar sua rentabilidade. 

Assim, ela pode se destacar de seus concorrentes, além de ganhar uma vantagem competitiva no mercado.

Conheça a BHub!

A BHub lida com toda a burocracia da sua empresa para você economizar tempo e dinheiro. 

Com o pacote Contabilidade as a Service, fazemos uma revisão do seu negócio para você ficar sem pendências, pagar menos impostos e ter redução de carga tributária. Tudo isso de forma consultiva e proativa. 

Utilizamos inteligência de dados, combinada à prestação de serviço de bons profissionais contábeis, para ajudar na tomada de decisões certeiras. 

Leve a sua contabilidade para o futuro. Conheça os nossos planos e converse com nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts