FacebookTwitterLinkedIn

Overload de processos na empresa: como escapar desse problema?

Quando a empresa está em processo de crescimento, os líderes precisam tomar cuidado para não ocorrer o overload de processos e de pessoas. 

Empreender é sempre um desafio. Não importa o tamanho do seu negócio, seja ele uma startup recém-constituída ou uma multinacional: tudo se resume a infraestrutura, colaboradores e processos.

Toda empresa que está em crescimento, deve estar preparada para mudar. O overload geralmente ocorre quando a empresa não se preparou para o crescimento ou problema interno, não se adaptou em tempo hábil ou não possuía recursos tecnológicos para acompanhar as tendências do comércio.  

Como escapar do overload, então? Mais do que isso, como tornar seu negócio cada vez mais lucrativo, atingindo um crescimento exponencial? 

Daremos uma dica que provavelmente você nunca ouviu antes. Veja agora como escapar desse problema em sua empresa.

O que é o Overload de processos?

Sabemos que ser empreendedor no Brasil, é uma missão muito difícil.

A maioria entra em falência. Se isso ocorre nos primeiros anos da abertura da empresa, provavelmente  porque não conseguiu conquistar clientes, seu product market fit (PMF) não foi atrativo e/ou teve uma má gestão.

Mas aquelas empresas que obtiveram sucesso, conseguiram um embalo para crescer, agora passa por uma nova fase do jogo: o “chefão” a se enfrentar aqui é a sobrecarga de processos: – o overload operacional.

O overload de uma empresa pode ser ilustrado por um malabarista de pratos.

A função do malabarista é equilibrar os pratos no alto da vareta, mas na sobrecarga de coisas e tarefas, sempre algo acaba caindo das varetas.

overload
Entendeu agora?

Às vezes, o crescimento acelerado é um tiro no pé do empreendedor pois normalmente os colaboradores estão dando tudo de si, dedicando à um sonho e uma missão que acreditam e não possuem capacidade para lidar com tudo isso. 

4 Sinais que hoje você tem Overload de processos (administrativos ou não) em sua empresa

Agora de forma simples, vamos mostrar alguns sinais de que esse problema é real e já uma assombração em sua vida:

  1. Sua empresa tem talentos à beira da exaustão: colaboradores produzem menos, erram mais e não conseguem bater metas;
  2. Mal estar organizacional e tensão interna: processos não são claros e faltam OKR’s;
  3. Insatisfação e perda de clientes. Seu produto ou serviço não é entregue como deveria, graças à saturação interna;
  4. Tudo atrasa, e sempre tem aquela velha frase e afirmação: “a culpa é do x

Como interromper o Overload de processos na empresa

Manejar todas as tarefas administrativas de uma empresa  é humanamente impossível. Por isso é que, tanto startups, PMEs e grandes grupos econômicos precisam investir em avanços tecnológicos.

Para iniciar essa transformação digital, o Outsourcing é, sem sombra de dúvidas, o primeiro passo que a corporação precisa ter

Isso porque o Outsourcing ajuda o crescimento, na implementação de tecnologia, na adoção de novas ferramentas  e captação de investimentos para a empresa.

O outsourcing previne a empresa de ter overload de processos e de procedimentos internos que ela não necessariamente possui know-how e expertise

A terceirização  de uma empresa permite que sua empresa economize recursos, ao passo que libera você e membros vitais de sua equipe para se concentrarem no core business e nas atividades que de fato se especializaram e são mais adequados para executar.  

A BHub nasceu porque identificou a dor das Startups e PMEs em ter uma gestão financeira decente e entendeu que o serviço de terceirização total do back office merecia destaque. 

Isso porque delegar o backoffice devolve para os gestores a capacidade de focar nas atividades chave do seu negócio, sem abrir mão de ter todas as informações necessárias para tomar as melhores decisões.

Ser capaz de terceirizar com eficácia certas funções e processos administrativos pode criar grandes vantagens para startups e pequenas e médias empresas (PME’s) que sabem como fazê-lo da maneira adequada.

Novos empreendedores começam a apostar na Gestão por Assinatura, veja o por quê

Pense na organização típica de hoje: vendas, marketing, área de produtos, financeiro, R.H e serviços.

Esses setores têm sido os componentes fundamentais de uma organização por anos e anos, embora as diversas alterações no mundo dos negócios.

No que diz respeito a inovações organizacionais, a tecnologia da informação veio como uma verdadeira invenção. Como no caso da T.I, os serviços por assinatura chegaram como a principal mudança de modelo de negócios.

As assinaturas estão a todo vapor, seja na vida social – música, filmes, fitness, software e seja no âmbito das organizações.

O modelo de negócios por assinatura não é tão novo assim, mas o movimento de empresas tradicionais de mudar do modelo de negócios convencionais para o modelo de negócios por assinatura, é inédito.

Dessa forma, foi criado, pela primeira vez no Brasil o GPA: Gestão por Assinatura. Todo gestor procura, hoje em dia, uma receita recorrente para o seu modelo de negócio. Nada melhor que pagar um pacote mensal por assinatura por um serviço de gestão administrativa, o seu back office.

Ao invés de uma empresa ter vários setores como um CFO, legal, RH e contabilidade, o gestor conta com todo backoffice em um só lugar. Ou seja, é muito mais econômico e ainda evita o overload estrutural e mental da empresa. 

Quer a nossa ajuda para gerenciar o backoffice da sua empresa? Conheça os nossos planos!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts