FacebookTwitterLinkedIn

O que é uma Hub e como elas ajudam as empresas?

Afinal, o que é uma Hub de negócios ou “empresa Hub”?

Caso ainda não saiba, são a esses lugares que investidores e empresas buscam inovações e conexões com outras empresas e serviços do mercado.

Vamos falar um pouco hoje sobre tecnologia e como esse termo promete ajudar muitas empresas a aumentarem vendas e também a prospecção de clientes.

Essa hub que estamos falando não tem nada a ver com o tema de informática e peças de computador. Ainda assim, a analogia é valida, uma vez que a ideia dessa peça de computação é “transferir dados entre diferentes máquinas”

Então fique agora com a explicação do termo e o artigo que vai abrir sua mente para novas práticas do mercado, que estão ao seu alcance.

O que é uma Hub?

Uma Hub significa um lugar que agrega vários produtos ou serviços ao mesmo tempo, gerando mais valor para clientes da empresa ou da marca.

Explicando de outra forma: você encontra a solução para seu problema ou necessidade, mesmo que exija diferentes tipos de serviço e especialidades, dentro do mesmo lugar.

A ideia aqui é que uma empresa ou único lugar (no caso a Hub de serviços) providencie tudo que o cliente quer ali, sem a necessidade de procurar em outros lugares.

Nas Hubs os preços se tornam mais acessíveis e o cliente sai mais satisfeito, ou seja, é um modelo que veio para ficar!

Hub de empresas e negócios: encontrando de tudo um pouco

Muitas empresas, ao longo de sua história, começaram a se denominar Hubs pelo fato de possuírem know-how em diversas frentes, entregando especialidade e serviços em verticais diferentes da indústria.

Porém as Hubs de negócios servem para juntar ou agregar empresas e produtos diferentes, para que o cliente possa acessar elas em um único lugar.

Dessa forma, existem lugares que tornaram seu main business a geração de valor por meio da conexão, fazendo empresas e pessoas se conectarem.

Hub de inovação

Para dar um exemplo perfeito do que significa uma Hub, vou falar brevemente do Cubo do Itaú. 

Essa iniciativa, que é considerada uma Hub, permite que diversas empresas startups fiquem disponíveis aos olhos de investidores e até mesmo de outras empresas.

Com isso, um grande papel que as hubs possuem é permitirem que empresas e investidores se encontrem, e comecem uma aliança poderosa no mundo dos negócios.

E as Hubs de Inovação, são especialmente criadas para fomentar um ambiente para startups e invenções, ajudando os empreendedores a fazerem as empresas acontecerem no mundo real.

Por que uma empresa deve participar de Hubs de negócios?

Segundo a sidusfarma, uma Hub propicia a prestação de múltiplos serviços para milhões de consumidores por meio de diversas empresas, com elevado nível de qualidade.

Além disso há redução de esforços por parte das empresas e também daqueles que buscam pelos serviços prestados em uma Hub de negócios.

A maior vantagem das Hubs empresárias está relacionada ao networking e a vendas B2B, pois é o tipo de empresa que mais necessita criar esforços para prospecção de clientes.

Quem oferece produtos encontra compradores, e quem oferece serviços pode encontrar novos clientes.

É a perfeita situação win-win.

Melhorando a experiência do cliente

Graças a uma comunicação centralizada, e com maior velocidade nas entregas e no despacho de produtos e serviços em geral, quem mais se beneficia é o próprio cliente.

E quem contrata as Hubs também se beneficia, uma vez que pode fazer parcerias duradouras e consegue aumentar o volume de clientes.

Seja da ótica de uma empresa ou do mercado B2C, as hubs são disruptivas e representam o futuro em muitos segmentos.

Hub e Marketplaces: semelhanças e diferenças

Existe um outro tipo de Hub, que se associa aos marketplaces.

Mas primeiro, explicando o significado de marketplace, se trata de um site ou portal que agrega diversos vendedores e tipos de produtos.

A comparação mais obvia é dizer que é um shopping center digital, que facilita a vida das pessoas. Um exemplo bem recente é a Shopee, que é um modelo de marketplace internacional (e bem ousado).

Aí então temos as Hubs digitais, que permitem que você controle de um único lugar diferentes e-commerces e marketplaces.

Essas ferramentas ajudam a fazer a gestão de múltiplas lojas e locais, uma vez que seria quase impossível organizar logisticamente tantos dados e informações.

Com isso explicamos esse outro tipo de Hub, que poderia causar certa confusão aqui em nosso artigo.

Hub para serviços administrativos (existe?)

Agora é possível ter acesso a Hubs que se especializam em serviços.

Um empresário ou empresa consegue virar um cliente ou usuário de redes extensas de fabricantes e prestadores de serviços de diversos segmentos.

Por exemplo, ter acesso a uma Hub de fornecedores de determinados materiais e produtos, sejam eles commodities ou até mesmo manufaturas.

E a novidade aqui é: uma empresa pode acessar uma hub que presta serviços jurídicos, administrativos, financeiros e também de RH, ao mesmo tempo!

Vamos falar disso a seguir.

Gestores e empreendedores agora tem sua vez!

As Hubs foram pensadas para clientes e também pensadas para o futuro, com o uso de aplicativos e da tecnologia de maneira geral.

Mas agora a possibilidade de serviços administrativos e de conhecimentos técnicos em um único lugar, vem para facilitar a vida de gestores e empreendedores, que teriam que pesquisar e “garimpar” por serviços de qualidade.

A Bhub surge como uma nova possiblidade para as empresas, facilitando uma compra e experiência “as a service”, permitindo que o uso de cada serviço seja feito sob demanda (on demand).

A Bhub e o conceito de agregar “4 coisas em um único lugar”

Nossa empresa está inserida no mundo das Hubs.

Hoje atuamos especialmente com startups, mas nosso foco não é a fomentação de novas empresas e projetos.

A Bhub atua com serviços de backoffice, que possui diversas facilidades e especialistas em um único serviço para a empresa (com baixo custo em!).

As 4 coisas mencionadas ali acima são:

  1. Área jurídica da empresa;
  2. Contabilidade e fiscal;
  3. Departamento financeiro;
  4. Recursos humanos

Basicamente o gestor ou empreendedor não terá mais a preocupação de ir atrás de diversos escritórios e funcionários para criar áreas, como um departamento financeiro ou de recursos humanos, dentro de sua organização.

Basta fazer uma gestão por assinatura (GPA), que a Bhub provê tudo que seu backoffice e área administrativa precisam.

Clique aqui para conhecer a gente!

Últimos posts