FacebookTwitterLinkedIn

O que é escrituração contábil? Veja a importância desse registro

Quem quer administrar suas finanças e contabilidade de maneira correta precisa entender o que é escrituração contábil. Afinal, esse documento é essencial para controlar o patrimônio do negócio.

O termo pode parecer estranho para quem acabou de abrir uma empresa ou não atua no setor contábil, mas é de extrema importância. Isso porque a escrituração contábil traz diversos benefícios para o negócio. 

Através dela, é possível traçar uma cronologia completa de todos os fatos contábeis que influenciam nas finanças de uma empresa. Para entender o que é escrituração contábil e sua importância no gerenciamento dos negócios, confira este artigo!

O que é escrituração contábil?

A escrituração contábil é um controle patrimonial exercido ao registrar tudo o que acontece na empresa relacionado às finanças e contabilidade. Essa técnica de controle ajuda na gestão da empresa e é obrigatória.

Ademais, todas as empresas devem fazer sua escrituração contábil, independentemente do tipo societário em que se enquadram. Tudo o que acontece desde a abertura do negócio deve constar nessa escrituração. Ela é a base para outras técnicas financeiras e contábeis, como balanços patrimoniais.

Contudo, a escrituração contábil, além de obrigatória, é uma ferramenta muito importante para fundamentar a tomada de decisões e estudos tributários. Também fornece subsídios para a elaboração de demonstrações, relatórios, pareceres, etc.

Além disso, tudo isso dá maior controle sobre o patrimônio, os direitos e as obrigações da empresa, permitindo elaborar um planejamento de forma confiável e precisa.

Desse modo, basicamente, sua função é registrar todas as entradas, saídas e movimentações financeiras de um negócio, considerando sempre a origem e o destino dos valores.

Uma mulher está sentada em uma mesa de escritório, usando uma calculadora na mão esquerda e uma caneta na mão direita. Ela faz anotações em uma agenda. Há um laptop prateado à sua frente.
Manter a contabilidade sob controle é essencial para o crescimento do seu negócio.

Por que a escrituração contábil é importante para a empresa?

Fazer esses registros é uma forma de ter em mãos diversas informações financeiras e contábeis sobre o seu negócio. Veja alguns motivos para manter sua escrituração contábil em dia:

1. É obrigatória

Como dito anteriormente, a escrituração contábil é exigida em lei e consta no art. 1.179 do Código Civil, assim como o balanço, o balancete e o DRE. Segundo o texto, o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade com base na escrituração uniforme de seus livros.

2. Mantém um histórico do negócio

Os registros contábeis presentes na escrituração ajudam a manter o histórico de faturamento, entradas e saídas da empresa. Isso é fundamental para compreender receitas e despesas, além de evitar que essas informações se percam.

Assim, com a escrituração você pode comprovar que as atividades da empresa estão em conformidade com a lei e garantir a exatidão das informações.

3. Ajuda na gestão financeira

Além disso, a escrituração auxilia a gestão financeira, permitindo entender se um negócio está bem ou não. Com as informações dos registros, é possível visualizar a real situação financeira do negócio e agir para mantê-lo em funcionamento.

4. Permite tomadas de decisão mais assertivas

A tomada de decisão e as definições de ações e estratégias também ficam melhores quando a escrituração contábil é realizada da maneira correta. Isso porque os números permitem basear decisões em fatos.

Portanto, ao analisar as informações da escrituração, é possível corrigir rotas ou refazer o planejamento de forma mais assertiva para resolver eventuais problemas.

5. Auxilia em situações jurídicas

Por fim, a escrituração contábil regular também é uma grande aliada diante de situações jurídicas, como questões previdenciárias e trabalhistas. Ela permite comprovar o pagamento de tributos ou outras obrigações que possam ser contestadas eventualmente.

Portanto, manter um bom registro na escrituração faz com que o seu negócio tenha respaldo e possa atestar sua regularidade perante a lei.

Uma pessoa segurando um malhete, ou martelo de juiz, na posição de batê-lo, simbolizando uma decisão tomada em um tribunal. o que é escrituração contábil
Além de obrigatória, a escrituração contábil pode te ajudar em certas situações jurídicas.

Tipos de livros contábeis

Os livros contábeis são os registros financeiros e econômicos da empresa. Eles apresentam o histórico de todos os acontecimentos relacionados ao patrimônio da empresa em um determinado período.

Existem diferentes tipos de livros que contam com informações variadas. Conheça alguns deles:

Balancete

Tem a finalidade de demonstrar os atos e os fatos administrativos da entidade. Estes são constituídos de maneira segregada com relação às contas patrimoniais, conforme o seu grau de liquidez. Desta forma, permite a análise e evidencia mensalmente a situação financeira e patrimonial da entidade no último dia do mês.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é a demonstração contábil cuja finalidade é apresentar o objeto de estudo da contabilidade. Ou seja, a situação patrimonial da empresa em um determinado momento, normalmente ao final de cada ano, no dia 31 de dezembro.

O balanço patrimonial está dividido em duas colunas. A da esquerda compreende as contas do ativo dispostas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos nelas registrados, contendo os seguintes grupos:

  • Ativo circulante;
  • Ativo não circulante, composto pelos seguintes subgrupos: ativo realizável a longo prazo; investimentos; imobilizado; e intangível.

Já a coluna do lado direito compreende as contas classificadas no passivo, apresentando os seguintes grupos:

  • Passivo circulante;
  • Passivo não circulante;
  • Patrimônio líquido, formado pelos seguintes subgrupos: capital social; reservas de capital; ajustes de avaliação patrimonial; reservas de lucros; ações em tesouraria; e prejuízos acumulados.

DRE

A Demonstração do Resultado evidencia, de forma sintetizada, a formação da situação líquida da empresa no final do exercício. Ou seja, realiza o confronto das receitas e despesas decorrentes das operações realizadas, e qual foi o lucro ou prejuízo da empresa no período.

Este relatório é apresentado em uma coluna de forma vertical, tendo como base o valor da receita bruta gerada pela empresa. Então, são deduzidas as despesas incorridas e necessárias, e, ao final deste relatório, surgirá a formação do resultado líquido de determinado período. Assim, gera-se o lucro ou o prejuízo.

Cabe salientar que, segundo o artigo 187, § 1° da Lei n° 6.404/76, esta demonstração contábil deverá ser apurada pelo regime de competência.

Livro Diário

O Livro Diário é aquele registro contábil relacionado a todas as movimentações financeiras que aconteceram no dia da empresa, principalmente as entradas e as saídas. Obrigações fiscais, transações e movimentações devem constar no Livro Diário.

Livro Razão

O Livro Razão, também conhecido como Fichas Razão, deve conter, de forma individualizada e resumida, todos os registros do Livro Diário. Esse registro também utiliza a ordem cronológica com o propósito de totalizar as contas, auxiliando na elaboração do balanço patrimonial.

Esse registro deve estar sempre atualizado, pois, contribui para a apresentação final do caixa da empresa. Logo, ele também é essencial para um bom controle financeiro.

o que é escrituração contábil. Óculos de grau sobre uma mesa de madeira de um escritório, com um vaso de planta ao lado. Ao fundo, fora de foco, duas pessoas sentadas, mexendo em um laptop.
Os livros contábeis servem para você ficar de olho em tudo que a sua empresa gasta.

Livro Caixa

O Livro Caixa, um registro que simplifica a tarefa da contabilidade, tem sua aplicação na Demonstração de Fluxo de Caixa. Ele é opcional para todas as empresas. 

Livro de Registro de Inventário

O Livro de Registro de Inventário visa informar as quantidades e os valores de bens e produtos que um negócio possui. Ele contribui para prevenir divergências entre o que a empresa possui e o que informa aos órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal.

Esse registro é obrigatório para empresas que vendem ou industrializam produtos e deve listar tudo o que consta em estoque no momento do balanço patrimonial.

Livro de Registro de Prestação de Serviços

Também conhecido como Livro de Serviços Prestados, ele tem a função de registrar transações de empresas sujeitas ao ISS (Imposto Sobre Serviço). É obrigatório para empresas que optaram pelo Simples Nacional. Os demais regimes tributários deverão verificar a legislação vigente do seu município.

Três livros de capas brancas empilhados em um fundo também branco. o que é escrituração contábil
Mesmo com a criação da ECD (Escrituração Contábil Digital), os livros contábeis não perderam seu espaço.

Além disso, quer facilitar a sua vida e deixar a escrituração contábil da sua empresa realmente eficiente? Pode contar com a ajuda de quem entende tudo desse assunto: a BHub!

Desse modo, nosso plano Financeiro as a Service oferece a melhor experiência contábil e financeira para o seu negócio. Ademais, ao assiná-lo, nossos experts vão cuidar de toda a sua contabilidade, inclusive da preparação da escrituração contábil.

Por um preço compatível com o orçamento da sua empresa, você ainda acompanha métricas contábeis, financeiras e outros KPIs importantíssimos para o gerenciamento do seu negócio.

Contudo, entender o que é escrituração contábil abre muitas possibilidades para o seu negócio. Converse com nossos especialistas e saiba mais sobre os planos da BHub!

Últimos posts