FacebookTwitterLinkedIn

As indispensáveis métricas financeiras na gestão do seu negócio

Sabe aquela dúvida sobre a eficiência da gestão financeira em pequenas empresas e startups? Ela é frequente nas iniciativas que não contam com especialistas em administração ou contabilidade.  

Afinal, quando fazemos esse tipo de análise por conta própria, a pulguinha fica ali, atrás da orelha, nos fazendo imaginar se, nas mãos de um profissional especializado, os resultados seriam melhores…

A verdade é que, mais que utilizar o modelo tradicional de entradas e saídas de recursos para administrar a gestão financeira, são necessários outros parâmetros para avaliar a forma como o dinheiro está sendo empregado.

Dito isso, e começando pelo começo, as métricas financeiras são medidas quantificáveis que visam analisar o desempenho econômico do negócio. Através delas, podemos avaliar onde a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro.

Por essa razão, é importante destacar que a avaliação das métricas não pode ser pontual. Trata-se de um sistema que precisa ser implementado com frequência, e até rotineiramente, para que os dados disponíveis para a análise sejam suficientes na comparação.

O que acontece quando gestores ignoram as métricas financeiras?

Ao medir sua performance financeira, os resultados que serão revelados não vão se resumir ao número correspondente a lucros ou perdas em dado período de tempo. É necessário ir a fundo para poder interpretar o que cada informação tem a dizer.

A partir daí, você consegue antecipar problemas administrativos, fiscais e contábeis que muitas vezes passam despercebidos, como no caso de investimentos que não dão retorno, por exemplo. Com a identificação desses gargalos, o próximo passo é corrigir falhas antes que elas causem novos prejuízos. 

Além disso, alerte-se à possibilidade de pensar ações gerais ou pontuais que sejam capazes de prevenir problemas ou que proponham a implementação de melhorias.

Ignorar esses parâmetros é abrir espaço para erros de gestão que vão não apenas prejudicar a empresa, mas que podem gerar, inclusive, graves crises. Para que você não caia em armadilhas, separamos as principais métricas financeiras indispensáveis à boa gestão:

Fluxo de caixa

Um dos indicadores mais importantes em uma gestão financeira, o fluxo de caixa diz muito sobre o controle do que entra e sai da empresa em termos financeiros. Essa métrica é, também, uma das mais conhecidas – mas nem de longe abraça todas as suas necessidades de acompanhamento econômico.

Sua importância reside no fato de que as tomadas de decisão serão norteadas visando o equilíbrio dos recursos e orçamentos. Mas, para além dela, as métricas abaixo são essenciais à saúde financeira da sua organização.

Custo fixo e variável

Custos fixos são todos os gastos e despesas que não se alteram em função do volume de produção ou de venda, como o salário dos funcionários, aluguel e internet.

Já os variáveis são aqueles que diversificam suas origens em relação à quantidade de vendas dos seus produtos/serviços, tais como matéria-prima e imposto de nota fiscal.  

Todas essas despesas devem ser mapeadas para que exista maior previsibilidade da gestão financeira.

Lucratividade

Métrica adquirida pela divisão entre lucro líquido e receita bruta para apresentar a saúde financeira da empresa como um todo.

Inadimplência

Valor que corresponde ao não pagamento de um faturamento dentro da data de vencimento.

Retorno sobre investimento (ROI)

Permite calcular o retorno obtido em cada investimento, geralmente na forma de percentual. O ROI te possibilita conhecer os recursos financeiros que estão sendo bem aplicados e aqueles que merecem mais atenção na origem.

Custo de aquisição de cliente (CAC)

O custo de aquisição com cliente define o valor gasto pela empresa para transformar um lead em comprador ou usuário dos produtos oferecidos. 

Customer Lifetime Value (LTV)

Essa métrica mede de forma eficiente o crescimento da empresa por meio do valor que o cliente retorna a ela ao longo do tempo. Em outras palavras, é a representação, durante dado período, da lucratividade que um cliente pode dar através das compras que faz.

Um breve parêntese sobre CAC e LTV 

Aqui vamos abrir um parêntese para falar especialmente de duas métricas que estão nesta listinha são fundamentais para o crescimento financeiro de qualquer empresa: CAC e LTV.  Elas são aliadas dos negócios que investem tempo e recursos em estratégias de marketing e vendas. 

A relação entre os dois indicadores gera o que se chama de escada de valor, que tem a finalidade de reduzir o CAC e aumentar o LTV por meio de produtos que se conectam. Isto é, quando um cliente compra o primeiro produto da “escada”, terá maiores chances de comprar os próximos.

Como implementar métricas financeiras na empresa?

principalmente se o empresário não tem tempo para acompanhar a evolução desses números ou expertise em administração financeira.

Como se desesperar não é uma opção, o jeito é buscar soluções que te ajudem a tirar o melhor resultado possível de cada setor da organização ao menor investimento esperado.

É aí que a gente entra.

O Financeiro as a Service da BHub é uma modalidade inovadora de terceirização de serviços financeiros que oferece o conhecimento dos melhores profissionais através de uma tecnologia simples, apesar de sofisticada. Com nosso modelo de negócio você fica tranquilo para se dedicar às estratégias da pequena empresa ou startup, enquanto nós organizamos e monitoramos suas finanças.

Funciona assim: a partir da inserção dos dados da organização em nosso dashboard, os especialistas controlam as demandas, disponibilizando as informações no ambiente virtual e fazendo relatórios de desempenho. 

Dessa maneira, a empresa ganha em agilidade para consultar e analisar suas finanças e realizar projeções eficientes e tomar boas decisões.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o melhor plano para o seu negócio.

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts