FacebookTwitterLinkedIn

8 métricas-chave para empresas SaaS em estágio inicial

Colagem do conceito SaaS para ilustrar assim artigo sobre as 8 Métricas-chave para Empresas SaaS em Estágio Inicial

As empresas de software como serviço – conhecidas também como SaaS, na sigla em inglês – estão em alta. Afinal, a tecnologia tem avançado significativamente nos últimos anos e permitido que empreendedores criem serviços que podem ser disponibilizados na nuvem.

Isso significa que os usuários podem acessar seus serviços de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio da internet. Esse cenário abriu então um novo mundo de possibilidades para empresas que desejam atender a clientes em todo o mundo.

Dito isso, é importante notar que o mercado SaaS é altamente competitivo. Os negócios precisam estar sempre um passo à frente para se destacarem e conquistarem clientes leais.

Para isso, é fundamental que acompanhem o desempenho de seus negócios por meio de métricas-chave.

A importância de rastrear métricas

As métricas são números que ajudam a medir o desempenho de sua empresa. Assim, elas são essenciais para acompanhar o crescimento do negócio e identificar áreas que precisam de melhorias.

Ao rastrear métricas, você pode tomar decisões mais informadas e direcionar então seus recursos para onde eles serão mais eficazes.

Afinal, as empresas SaaS em estágio inicial precisam prestar atenção especial às suas métricas. Isso porque, nesta fase, elas estão construindo a base de seus negócios e precisam ter certeza de que estão no caminho certo.

Acompanhar as métricas-chave pode ajudá-las a tomar decisões mais estratégicas e alcançar o sucesso a longo prazo.

Métricas-chave para empresas de SaaS em estágio inicial

Agora que falamos sobre a importância de rastrear métricas, vamos explorar as oito métricas-chave que toda empresa SaaS em estágio inicial deve acompanhar:

1. Receita Recorrente Anual (ARR)

ARR é uma métrica fundamental para empresas SaaS. Ele mede a receita anual que você pode esperar de seus clientes recorrentes. Acompanhar essa métrica ajudará você a entender a evolução da sua empresa e a tomar decisões de investimento estratégicas.

O ARR é calculado multiplicando a receita média mensal por 12. Se sua empresa possui um modelo de negócios SaaS e seus clientes pagam uma taxa mensal, o cálculo do ARR é simples: multiplique o número de clientes pelo valor médio mensal da assinatura e depois multiplique o resultado por 12.

2. Retenção de Dólar Líquido (NDR)

O NDR é uma métrica que indica quanto dinheiro a sua empresa está ganhando com seus clientes existentes em comparação com o dinheiro que está perdendo. Esta é uma métrica importante para acompanhar, pois ela pode ajudar a identificar possíveis problemas de retenção.

A retenção de dólar líquido é calculado subtraindo a receita perdida de clientes cancelados do aumento de receita de clientes existentes. Para calcular a receita perdida de clientes cancelados, some a receita que esses clientes estavam gerando no mês anterior.

Para calcular o aumento de receita de clientes existentes, some a receita que esses clientes estão gerando agora e compare com a receita que estavam gerando no mês anterior. Em seguida, subtraia a receita perdida da receita ganha e divida pelo total de receita no mês anterior.

3. Taxa de churn

A taxa de churn é a taxa na qual seus clientes cancelam seus serviços. É importante acompanhar essa métrica para entender quantos clientes estão saindo e por que estão saindo. Isso ajudará você a tomar medidas para melhorar a retenção de clientes.

O churn é calculado dividindo o número de clientes que cancelaram no mês pelo número total de clientes no início do mês.

4. Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O CAC mede o custo médio que você gasta para adquirir um novo cliente. Acompanhar essa métrica é importante para entender o seu investimento em marketing e vendas e para tomar decisões estratégicas com base nesse investimento.

O CAC é calculado dividindo o total de gastos em marketing e vendas por um período específico pelo número de clientes adquiridos durante esse mesmo período.

5. Net Promoter Score (NPS)

O NPS é uma métrica que mede a satisfação geral do cliente com seus produtos e serviços. É importante monitorar essa métrica para entender o quão satisfeitos seus clientes estão, assim como o quão provável é eles recomendarem seus serviços para outras pessoas.

O NPS é uma medida da satisfação do cliente com seus produtos e serviços. O gestor obtém essa métrica a partir de uma pesquisa de satisfação do cliente que pergunta aos clientes em uma escala de 0 a 10 o quão provável é que eles recomendem seus produtos e serviços.

Os clientes que dão notas de 9 ou 10 são considerados promotores, enquanto os que dão notas de 6 ou menos são considerados detratores.

A pontuação NPS é calculada subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores.

6. Employee Net Promoter Score (eNPS)

O eNPS é uma métrica semelhante ao NPS, mas que mede a satisfação dos funcionários com a empresa em vez dos clientes. É importante monitorar essa métrica para entender a satisfação dos funcionários e tomar medidas para melhorar o ambiente de trabalho.

Essa métrica é uma medida da satisfação do funcionário com a empresa. O empreendedor consegue obter a partir de uma pesquisa que pergunta aos funcionários o quão provável é que eles recomendem a empresa como um bom lugar para trabalhar.

Para obter a pontuação do eNPS, basta calcular da mesma forma que o NPS.

7. Burn rate

O burn rate mede a taxa na qual a sua empresa está gastando dinheiro. É importante acompanhar essa métrica para entender quanto dinheiro sua empresa está queimando e se sua empresa está em uma posição financeira sustentável.

Para calcular essa taxa, divida o saldo de caixa atual pelo fluxo de caixa mensal médio. Isso indica quantos meses a empresa pode continuar operando antes de ficar sem dinheiro.

8. Runway

Por fim, o runway é uma métrica que mede quanto tempo sua empresa pode continuar operando antes de ficar sem dinheiro. É importante acompanhar essa métrica para entender a posição financeira da sua empresa e, dessa forma, tomar decisões estratégicas.

Para calcular o runway, basta dividir o saldo de caixa atual pelo burn rate. Isso indica o tempo que a empresa pode continuar operando com seu saldo de caixa atual.

Você conhece a BHub?

BHub pode te ajudar a fazer a análise financeira da sua empresa! Nossos especialistas são experts e com certeza ajudarão a fazer o seu negócio se destacar no mercado. 

Com o BHub Prime, cuidamos das rotinas financeiras e contábeis do seu negócio com tecnologia e um time qualificado. Dessa forma, cuidamos das contas a pagar e receber, fazemos a conciliação bancária e consolidamos todas as informações em relatórios financeiros mensais.

Todos os serviços da BHub são para quem não abre mão de um atendimento ágil, proativo e consultivo

Quer levar o backoffice do seu negócio para o futuro? Então, converse com nossos especialistas e conheça o BHub Prime.

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts