FacebookTwitterLinkedIn

Quais são os melhores países do mundo para empreender?

Em destaque na imagem, aparece parte de um globo terrestre colorido; exemplificando quais são os melhores países do mundo para empreender.

Você sabe quais são os melhores países do mundo para empreender? Vem entender como isso afeta os empreendedores de todos os setores do mercado e por que você precisa sempre estar ciente desse tipo de informação antes de começar um negócio.

Por mais que a lista com motivos para empreender e ter seu próprio negócio seja longa, na hora H muitas pessoas acabam desistindo do investimento.

Isso costuma acontecer por causa de inúmeros fatores, como carga tributária, restrição de acesso às novas tecnologias ou dificuldade em obter fundo de capital.

Por conta disso, muitos empreendedores buscam mercados mais sólidos e diversificados para abrirem suas empresas.

Dessa maneira, investir no exterior acaba sendo uma excelente alternativa para quem deseja oportunidades para aplicar o capital.

O que faz um país ser um bom lugar para empreender?

A ação empreendedora de um país pode ser dificultada ou facilitada, a depender de alguns fatores presentes na localidade, tais como:

  • Processo de documentação para abertura e fechamento da empresa;
  • Facilidades para contratar e demitir funcionários;
  • Acesso a mão de obra qualificada;
  • Incentivo à capacitação de pessoas;
  • Rápido acesso às informações e trâmites burocráticos do país;
  • Carga tributária;
  • Modelo organizacional adotado na região;
  • Conhecimento claro do mercado, como concorrência, aceitação do negócio e clientes em potencial.

Segundo dados da The Heritage Foundation, quanto maior a liberdade econômica de um país, maiores são as chances para o empreendedorismo prosperar.

Por isso que em países com pouca burocracia, máquina estatal mais enxuta e até mesmo menor índice de corrupção, os números para o ambiente econômico são melhores.

No gráfico a seguir, cada uma das bolinhas azuis representa um país. A linha inferior diz respeito ao nível de liberdade econômica, segundo o índice da Heritage Foundation.

Assim, quanto mais a bolinha estiver à direita, mais livre é o ambiente econômico do país. Já a coluna esquerda representa o Índice de Prosperidade do Legatum Institute. Logo, quanto mais elevada a colocação da bolinha, melhor a condição do ambiente econômico do país.

Já a linha que traça o gráfico na diagonal representa a conexão entre liberdade econômica e um melhor ambiente para o empreendedorismo:

Então, se você deseja empreender, mas sente aquela insegurança para investir seu capital em algo que pode dar errado, saiba que existem formas mais seguras de fazer suas escolhas.

Melhores países do mundo para empreender

É importante entender que essa listagem se dá com base em dados concretos, como a carga de tributação que cada país possui, tanto quanto os quesitos favoráveis que destacamos anteriormente.

De acordo com relatório comparativo disponibilizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é possível vislumbrar a colocação do Brasil tanto entre países que fazem parte da OCDE, quanto os que não:

Por isso, para além de analisar a colocação do Brasil, listamos os melhores países do mundo para você empreender. Confira a seguir!

Suíça

A Suíça sempre teve uma certa relevância quando o assunto é empreendedorismo.

Além de possuir uma excelente qualidade de vida, o país apresenta baixas taxas de impostos para as empresas, oferecendo fácil acesso ao capital e uma legislação bem transparente.

Canadá

O Canadá é considerado um país de oportunidades, tanto que algumas campanhas são feitas para atrair pessoas que desejam trabalhar.

Por conta da sua boa infraestrutura, práticas de negócio claras e alto nível da força de trabalho, uma das políticas lançadas foi o Startup Visa, com o objetivo de conectar imigrantes que queiram empreender no país.

Austrália

A Austrália é um dos países com o maior salário mínimo do mundo, o que poderia afastar os investimentos.

No entanto, isso não é obstáculo para quem deseja empreender, já que o país apresenta políticas muito transparentes em relação aos negócios, boa conectividade e infraestrutura.

Singapura

Singapura tem se destacado no mercado de investimentos e abertura de novos negócios, justamente por ter avançado em tecnologia e ter uma boa qualidade de vida. O país tem atraído startups por apresentar boa conectividade, fácil acesso a recursos financeiros e excelente infraestrutura. Afinal, ele foi considerado pelo The Economist como o “ecossistema empreendedor mais populoso do mundo”.

Estados Unidos

Considerado o berço do capitalismo, os Estados Unidos possuem uma economia forte, boa conectividade e fácil acesso a diversas regiões do país.

Vale destacar também que muitas das maiores empresas do mundo nasceram na América, mais precisamente no Vale do Silício, na Califórnia.

Dinamarca

A Dinamarca se encontra em uma das melhores posições quando o assunto é empreendedorismo. Isso porque apresenta excelente segurança jurídica, mão de obra qualificada e altos índices de instrução da população.

Como o Brasil está neste cenário?

O Brasil é considerado um país empreendedor, tanto que o número de empresas com mais de três anos e meio cresceu por aqui em 2021. O país saiu da 13º posição no ranking mundial de empreendedorismo para a 7ª.

No entanto, quem deseja abrir uma empresa no Brasil pode enfrentar alguns obstáculos. Aqui entra a falta de transparência nos negócios, infraestrutura debilitada, mão de obra pouco qualificada, alta carga tributária e muita burocracia administrativa, financeira e contábil.

A BHub pode te ajudar!

Muitas vezes, um pequeno negócio precisa manter uma equipe robusta apenas para lidar com rotinas financeiras, folha de pagamento, conciliação bancária e relatórios infindáveis.

Além de tomar tempo, que poderia ser revertido no desenvolvimento do próprio negócio, a gestão precisa desembolsar um recurso financeiro significativo para pagar salário, benefícios e demais tributos.

A parte boa disso tudo é que existe solução. Estes problemas podem ser resolvidos por meio de um atendimento como serviço, seja ele contábil, financeiro ou administrativo.

As soluções da BHub funcionam assim: nós disponibilizamos os melhores especialistas para cuidar de toda a sua rotina burocrática, dando visibilidade aos indicadores mais relevantes do seu negócio.

O custo cabe com certeza no seu orçamento. Afinal, ele é mais acessível que manter um time na sua organização.

Quer saber mais? Converse agora com um de nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts