FacebookTwitterLinkedIn

Conheça os melhores ecossistemas do mundo para startups

Não se deixe enganar: soluções e inovações que acontecem no ambiente corporativo não surgem de um dia para o outro e nem são fruto do esforço de uma única pessoa. No geral, o mundo empresarial bebe das mesmas fontes de conhecimento, que são os ecossistemas de inovação espalhados pelo mundo. 

Hoje vemos o sucesso de muitas startups que chegam com um modelo de negócio escalável e ideias inovadoras, provocando grandes impactos na sociedade. Mas, para entender o presente, é indispensável dar uma olhadinha no passado.

Toda essa evolução só foi possível com erros, acertos, testes e muito aprendizado pelo caminho. E é justamente para fomentar toda essa engrenagem que serve um ecossistema de inovação.

Mas o que são esses ecossistemas?

No contexto corporativo, “ecossistema” pode ser definido como um conjunto de empresas, instituições e negócios que se estabelecem em um mesmo local, se comunicando e interagindo entre si. O termo foi escolhido por representar mais que um cenário econômico, mas diversas interações entre organismos e elementos da natureza.

Ou seja, além de questões relacionadas ao lucro, as empresas buscam um equilíbrio com todos os ambientes que as cercam. Isso inclui também as comunidades, o meio ambiente e instituições governamentais, por exemplo.

No core da startup existe um espaço empresarial complexo, em que empreendedores, investidores e pesquisadores se relacionam, se apoiam e trocam experiências. Tudo isso tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo, e não só onde ele já acontece, mas em vários lugares no mundo.

De maneira geral, os ecossistemas se tornam espaços colaborativos e que geram inovação, transformação e abertura de novos negócios. 

Abaixo nós listamos os melhores e mais conhecidos ecossistemas para startups do mundo. Um deles certamente pode ser a escolha perfeita para o desenvolvimento da sua. 

Estados Unidos

O país é responsável pela criação da maior parte das startups unicórnios globais dos últimos anos (startups que possuem valor de mercado de mais de um bilhão de dólares).

O Vale do Silício é o mais conhecido ecossistema de inovação do mundo e concentra o maior número de empresas tecnológicas. Por isso, ocupa o topo da inovação em software, internet e redes sociais, como Adobe, RockSpace e Orange.

Nos Estados Unidos também encontramos outros polos de inovação, como Austin, em que atuam setores de cibersegurança e indústria avançada (Dell e BAE Systems), e Boston, líder global em biotecnologia que abriga grandes empresas farmacêuticas.

Europa

Na Europa, o foco está na transformação das indústrias tradicionais, do setor financeiro e da inovação sustentável. No continente destaca-se a Suécia, o segundo país mais inovador do mundo pelo Global Innovation Index, que estimula a pesquisa e o desenvolvimento. 

Já o Reino Unido alimenta o ecossistema em setores como fintech, blockchain e healthtech, somando 37% dos unicórnios (empresas que valem mais de um bilhão de dólares) de toda a Europa.

Israel

O país é conhecido como Startup Nation, apelido para um ecossistema único fundamentado em sua história e cultura.

A cidade de Tel Aviv lidera o ranking dos 20 melhores lugares para se abrir uma startup, já que concentra o maior número de polos de tecnologia do mundo e recebe grandes investimentos ocidentais.

China

O país é um celeiro de inovação e consumo, desenvolvendo ecossistemas voltados para tecnologia e tendências, como Big Data, IA e o novo varejo.

E como é o ecossistema do Brasil para startups?

Em um levantamento realizado em 2020, o Brasil possui mais de 13.400 startups mapeadas, pouco mais de 70 comunidades e milhares de atores públicos e privados, entre líderes e empreendedores que colocam suas ideias em prática.

Nesse mesmo ano, São Paulo entrou na lista do Startup Genome, organização que estuda e fornece dados sobre os ecossistemas de startups mundo afora. 

No mais recente levantamento, feito em 2021, foram listados 16 unicórnios brasileiros, ou seja, startups que possuem, cada uma, avaliação de preço de mercado no valor de mais de US$ 1 bilhão.

O que faz de cada lugar um dos melhores ecossistemas do mundo para startups

Como vimos, ecossistemas são ambientes criados para estimular a evolução das startups, que nada mais são que negócios em desenvolvimento. Em outras palavras, é um “criadouro” de novas ideias.

É tipo aquele ditado: “it takes a village to raise a child“, ou “é preciso uma vila para criar uma criança”. Também é preciso que exista uma vila, ou comunidade, que sirva como rede de apoio para o crescimento de uma startup.

Para que isso aconteça, o ambiente precisa ser propício para desenvolver conhecimento, ter visibilidade e captar investimentos.

Assim, é preciso contar com agentes que estimulem o crescimento de novos negócios, como universidades, comunidades, mentores, imprensa, governo, coworkings e associação de classes, entre outros.

Além desses atores, são necessários alguns pilares para o desenvolvimento de startups:

  • Criação de leis e incentivos fiscais que beneficiam o empreendedor, como parcerias público-privado, programas capacitação e disponibilização de estruturas físicas (incubadoras);
  • Acesso a capital, como crédito com juros baixos, interação com investidores-anjo e venture capital;
  • Suporte em áreas técnicas, como marketing, jurídico, contábil e estrutural;
  • Criação de eventos para troca de experiências;
  • Possibilidades de acessar o mercado para onde irão vender seus produtos e serviços.

Você conhece a BHub?

Se você possui uma startup ou faz parte de uma comunidade ou ecossistema de inovação, uma coisa é certa: quando a ideia deslanchar, você vai precisar de ajuda para resolver todos os serviços burocráticos da área administrativa, financeira e contábil. 

É aqui que entra a BHub, empresa com experiência em auxiliar startups, oferecendo serviço de gestão de assinaturas para o empreendedor do futuro.

São soluções que vão tirar das suas mãos todas as questões operacionais, como folha de pagamento, serviços tributários e contas a pagar e a receber.

Toda essa parte burocrática você deixa com os especialistas da BHub, enquanto se dedica na inovação e desenvolvimento da sua startup. Aqui você escolhe um plano e paga mensalmente por ele.

Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts