FacebookTwitterLinkedIn

KPIs financeiros que todo empreendedor precisa conhecer

fundo em amarelo, com braço estendido pela lateral direita, vestido de terno azul escuro, segurando uma caneta como se desenhasse o escrito KPI em destaque e em preto, no centro da imagem. Ao redor do escrito, símbolos de computador, lâmpada, gráficos, relógio, livro e dinheiro, representam os KPIs financeiros que todo empreendedor precisa conhecer.

KPI, ou indicador-chave de performance, em português, é uma ferramenta de gestão empregada para analisar os índices mais importantes de um negócio. Por sua natureza, as KPIs avaliam se determinadas iniciativas ou ações estão atendendo às expectativas.

Quer dizer que KPIs financeiros são indicadores de sucesso? Sim. E não.

Se tais indicadores tornam possível a avaliação de desempenho financeiro da organização, dando a ela informações importantes para a tomada de decisão dos gestores, sozinhos eles não fazem milagre. 

Todo indicador-chave de performance precisa ser registrado para bases de comparação – e apenas a interpretação correta dos gestores sobre os dados apontados vai fazer com que a empresa utilize esse recurso na escalada de sucesso.

Afinal, será possível mensurar o quão rentável o negócio é em dado momento e projetar cenários futuros a partir do histórico levantado.

Existe diferença entre KPI e métrica?

Essa é uma dúvida comum, já que os termos podem parecer sinônimos. Embora métrica e KPI sejam indicadores de gestão, existe um detalhe: um dá continuidade ao outro. 

As métricas são meios para mensurar, monitorar e gerir estratégias do negócio. Enquanto isso, os KPIs são os indicadores-chave de desempenho. Ou seja, eles demonstram os resultados de uma ação, e não a ação em si.

Assim, KPIs surgem com base no que foi apresentado pelas métricas. Se, por exemplo, a quantidade de funcionário de uma instituição é uma métrica, o custo médio de um funcionário na folha de pagamento é um KPI.

Como monitorar os KPIs com eficiência no dia a dia?

Os KPIs são orientadores para que gestores tomem decisões de forma efetiva. Eles oferecem uma base de dados capaz de proporcionar a avaliação precisa da situação financeira do negócio.

Dessa forma, o acompanhamento por indicadores permite determinar o que está funcionando e o que não está.

Para o empreendedor, existem KPIs financeiros que são de conhecimento e aplicação essenciais na gestão do negócio. 

Listamos a seguir:

Faturamento Líquido

O faturamento líquido consiste na soma de todos os valores obtidos com as vendas de produtos ou serviços na empresa em um determinado período. Esse índice mede o dinheiro que deve entrar no caixa da empresa a partir de sua atividade comercial (vendas ou prestação de serviço).

A avaliação do faturamento possibilita compreender o desempenho das vendas e sua capacidade de gerar caixa, além de calcular os impostos recolhidos como PIS e Cofins.

Lucro Bruto

O lucro bruto é o que todo empreendedor espera ao abrir uma empresa, já que representa o dinheiro que sobra das vendas após a dedução de todos os custos. Ou seja, é o faturamento da empresa após retirados os custos fixos e variáveis.

Em outras palavras, o lucro bruto é o ganho real obtido com a atividade do negócio, que vai ser distribuído aos sócios e investidores.

Margem de Lucro

A margem de lucro é o percentual adicionado aos custos totais de um produto ou serviço. Ela define o quanto se pretende lucrar sobre cada venda ou serviço prestado.

Em resumo, é o valor que o negócio precisa acrescentar para ter lucro e prosperar.

EBITDA

A sigla EBITDA vem do inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and  Amortization. Ela significa lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Esse KPI indica o potencial que a empresa tem de gerar recursos sem levar em conta os descontos financeiros e impostos. Ou seja, o EBITDA é o potencial de geração de caixa de um negócio, sendo útil para avaliar a competitividade e eficiência da gestão.

Liquidez Corrente

Esse indicador financeiro mostra a capacidade da empresa de arcar com suas obrigações em curto prazo. O cálculo deve ser realizado a partir de dois conceitos:

Ativo circulante: todo bem ou direito que pode ser transformado em dinheiro rapidamente.

Passivo circulante: toda dívida que precisa ser paga em até um ano.

Lucratividade e Rentabilidade

É comum a confusão entre rentabilidade e lucratividade, pois são indicadores semelhantes. Contudo, a diferença é bem simples.

A lucratividade representa o quanto um negócio efetivamente ganhou em relação a tudo que recebeu. Já a rentabilidade compara seus ganhos aos investimentos realizados no negócio, mostrando o quanto a empresa é capaz de gerar retorno.

Mas como implementar KPIs financeiros em PMEs e startups? 

Você já deve ter ouvido por aí que muitos gestores precisam tomar suas decisões com base nos KPIs financeiros. As organizações precisam de uma resposta rápida desses indicadores no que tange à leitura dos cenários. 

Mas, para isso, você não precisa de um time próprio estruturado e capacitado.

O Financeiro as a Service da BHub é uma modalidade inovadora de terceirização de serviços financeiros que oferece os melhores profissionais e tecnologia. Com ele, você fica tranquilo para se dedicar às estratégias do seu negócio enquanto nós organizamos e monitoramos seus KPIs.

Com esse serviço, nossos especialistas controlam todas as demandas, disponibilizando as informações no ambiente virtual. A solução permite à empresa ganhar em agilidade para consultar e analisar suas finanças e realizar projeções eficientes e tomar boas decisões.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o melhor plano para o seu negócio.

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts