FacebookTwitterLinkedIn

Investimento em tecnologia na empresa: 7 motivos para fazer

O Investimento em tecnologia sempre que uma nova tecnologia chega ao mercado, várias pessoas sofrem para se adaptar a ela, enquanto outras simplesmente não entendem sua importância. Foi assim com a internet, com os smartphones, com as redes sociais…

Essa sensação de inaptidão, incapacidade ou até mesmo impotência perante mudanças abruptas é bastante incômoda. E, com a velocidade que a tecnologia está avançando atualmente, isso tem se tornado cada vez mais comum.

Essa questão também se aplica ao meio empresarial. Soluções tecnológicas vêm sendo implementadas na rotina das empresas com muita frequência. Empreendedores dos mais diversos ramos estão usando elas como forma de otimizar processos e reduzir custos.  

Para dar uma luz a todos que desejam utilizar essas tecnologias e evitar ser deixados para trás, preparamos este artigo recheado de informações. Acompanhe!

Evolução tecnológica

No século XVIII, o mundo viveu uma grande transformação com a Revolução Industrial e a introdução de máquinas a vapor no mercado. 

Isso porque houve uma substituição da mão de obra humana por máquinas. Por consequência, os processos produtivos nas indústrias de ferro, algodão e tecido foram aprimorados. Em contrapartida, as condições de trabalho pioraram muito, com expedientes de 12 a 16 horas por dia, seis dias por semana.

Na segunda metade do século XIX, tivemos a Segunda Revolução Industrial, com a introdução da energia elétrica e dos combustíveis fósseis. Mais uma vez, o modelo de trabalho mudou. Produções em larga escala e linhas de montagem começaram a dominar o cenário da época.

Já no século XX, veio a introdução do digital, considerada a Terceira Revolução Industrial. Ela trouxe consigo a automatização, a computação e a energia nuclear. 

Como a história tende a se repetir, houve muita resistência das pessoas em suas implementações. Porém, a digitalização veio para ficar e dominou não apenas o mercado, mas também as casas dos cidadãos

Chegando na era contemporânea, o século XXI trouxe a “Indústria 4.0”, conhecida como Quarta Revolução Industrial. Sua proposta é introduzir nos meios de produção a análise de dados, a inteligência artificial, o machine learning e a alta capacidade de processamento.

Uma fábrica com quatro chaminés. Três delas estão soltando fumaça branca.
As Revoluções Industriais pavimentaram a estrada da tecnologia na sociedade contemporânea.

Indústria 4.0

Caracterizada pela união do físico e do virtual, a “Indústria 4.0” reflete um conjunto de mudanças na produção e na organização empresarial. Esse novo processo é marcado pela interconectividade das coisas. 

O investimento em tecnologia permite a captura e a análise de uma grande quantidade de dados. Isso facilita as tomadas de decisões e possibilita a correção de erros nas cadeias de produção.

Conhecido lá fora como smart manufacturing, seu objetivo é bem simples: consiste em agilizar o nível e a qualidade produtiva. Dessa forma, a indústria pode se adequar às demandas de um mundo cada vez mais competitivo e populoso. 

Apesar deste conceito já ser bem estabelecido e do crescente investimento em tecnologia, no Brasil ele ainda está engatinhando.

7 motivos para realizar em investimento em tecnologia

Se antes o investimento em tecnologia era opcional, uma espécie de regalia desnecessária para o andamento dos negócios, hoje em dia ele é fundamental. Quem não investe nessa área, fica para trás e distante das últimas tendências

Abaixo, listamos mais alguns motivos que vão te convencer da importância da tecnologia nas empresas. Confira: 

1. Aumento da produtividade

Um dos fatores que mais refletem o resultado de sua empresa é a produtividade de seus colaboradores e de suas áreas. Com os softwares de gestão, é possível enxergar inconsistências de forma bem mais rápida no processo produtivo.

Além disso, a tecnologia permite que diversas tarefas manuais possam ser automatizadas. Uma folha de pagamento automatizada, por exemplo, evita imprecisões nos cálculos dos pagamentos dos funcionários.

Ainda no setor financeiro, é possível executar vários outros pagamentos de uma vez, de forma automática. Tudo isso com base nos dados obtidos pelas empresas, através desses softwares.

2. Redução de custos 

Em um primeiro momento, você pode pensar que o investimento em tecnologia é muito caro para sua empresa. Porém, os números mostram o contrário.

A tecnologia nas empresas permite acompanhar o retorno dos investimentos de forma muito mais assertiva. Não só isso, como também a automatização de tarefas manuais permite que seus funcionários usem melhor o tempo de trabalho. Com isso, os possíveis erros humanos na cadeia de produção são evitados.

A utilização de armazenamento em nuvem reduz diversos gastos com equipamentos e materiais de papelaria. Então, vale a pena investir nessas melhorias, certo?

Uma pessoa está mexendo em uma calculadora preta. Apenas suas mãos estão aparentes. Ela segura a calculadora com a mão esquerda e digita com a mão direita, na qual também segura uma caneta. Em segundo plano, fora de foco, é possível ver uma mesa de madeira com alguns papéis e uma xícara de café.
A tecnologia tem uma lógica curiosa: investir para reduzir custos.

3. Possibilidade de implantar o modelo home office

Com a chegada da pandemia, o teletrabalho se tornou realidade para uma boa parte dos trabalhadores. Por consequência, muitas empresas perceberam que esse modelo de trabalho funciona bem, tendo índices de produção, às vezes, até melhores que os presenciais.  

No mercado competitivo em que vivemos, custear toda uma estrutura física para 100% de sua equipe acaba sendo muito oneroso. Dessa forma, é essencial o investimento em tecnologia, para que sua equipe possa estar conectada de suas próprias residências

4. Melhor interação com clientes

No mundo contemporâneo, o dinamismo e a velocidade são leis. Pensando nisso, o investimento em tecnologia é vital para se relacionar com o cliente. 

O chatbot é uma das tecnologias mais requisitadas do momento. Esse software usa inteligência artificial para dar as melhores respostas possíveis, conforme as perguntas dos clientes. 

Assim, ele permite um primeiro contato mais rápido, solucionando as dúvidas mais frequentes. Tal tecnologia faz com que o cliente só vá falar com seu funcionário caso seja extremamente necessário, reduzindo a demanda do time de atendimento. 

Não podemos deixar de mencionar também a presença das empresas nas redes sociais, fundamental para seu sucesso. Com o investimento em tecnologia, esse contato pode gerar muito mais frutos. Através da análise de dados, é possível identificar padrões entre os clientes, prever tendências e traçar estratégias

5. Gestão otimizada e o Investimento em tecnologia

A tecnologia se consolidou como ferramenta indispensável para otimizar a forma de gerir seu negócio. O uso de ferramentas inteligentes torna possível a integração das áreas e diminui os ruídos organizacionais.

Tais programas buscam centralizar as informações da empresa. Eles utilizam dados para fazer projeções que ajudam nas tomadas de decisão.

Com os softwares de gestão, é possível controlar diversos processos, desde sistema de estoque, fluxo de caixa e departamento financeiro, até cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais e vendas diretas. Tudo isso através de relatórios gerados de forma automática que facilitam a vida do gestor.

Um grupo de pessoas brancas está em um escritório conversando. Todas estão sentadas ao redor de uma mesa. Investimento em tecnologia
Quando as áreas estão integradas, todo o processo produtivo entra em sintonia.

6. Segurança 

Com o avanço tecnológico das empresas, a modalidade de crimes cibernéticos cresceu muito. Roubo de dados, sequestro de arquivos e até chantagem de dados pessoais de clientes são estratégias usadas pelos hackers.

Dessa forma, o investimento em tecnologia para aprimorar a segurança do seu negócio é de suma importância. Lembre-se que esses ataques podem comprometer o funcionamento da companhia!

Além disso, a tecnologia pode ajudar a aprimorar a segurança física da sua empresa. Credenciais digitais, reconhecimento facial, códigos de segurança em elevadores, entre outras medidas, podem tornar o local de trabalho mais seguro. 

7. Competitividade

É evidente que, ao aplicar os recursos citados, sua empresa terá melhorias significativas em diversos setores. O investimento em tecnologia pode ser a peça-chave para se destacar no seu mercado em muitas situações. 

A pandemia de Covid-19 mostrou a necessidade de se preparar para grandes transformações mercadológicas e como a crise pode afetar diversos setores. Além disso, a tecnologia nas empresas ajudou — e ainda ajuda — a amenizar os impactos causados pela repentina mudança de rotina.

Um tabuleiro de xadrez. Em primeiro plano, destacada, está uma rainha na cor cobre. Ao fundo, fora de foco, estão todas as outras peças, essas na cor cinza. Investimento em tecnologia
O investimento em tecnologia pode ser o movimento necessário para dar um xeque-mate na concorrência.

Para ficar sempre preparado, na BHub temos serviços de backoffice digital e por assinatura que vão te ajudar nessas horas difíceis.

Nossos planos cobrem você e sua empresa em todas as áreas. O Financeiro as a Service, por exemplo, disponibiliza uma gestão financeira completa, com especialistas cuidando de todas as questões fiscais e contábeis. 

Já o Legal as a Service oferece todo o apoio jurídico, inclusive cuidando da parte de segurança de dados, com o pacote LGPD.

Se estiver à procura de um escritório, o StartUp Pack pode ser a solução. Ele fornece toda a estrutura necessária para a criação de um escritório virtual, com todas as funções de um físico.

Enfim, são muitas opções à sua disposição. Pelo preço de um estagiário, você contrata esses e outros serviços. Dessa forma, sua empresa dará os primeiros passos no universo da tecnologia.  

Ademais, modelos de negócio digitais estão cada vez mais presentes na nossa sociedade. São uma tendência no mundo todo. Contudo, não se esqueça que quem não se adaptar e buscar o investimento em tecnologia, será atropelado pela nova revolução tecnológica.

 Quer fazer investimento em tecnologia de forma que caiba no seu bolso? Consulte nossos especialistas e escolha o melhor plano para o seu negócio!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts