FacebookTwitterLinkedIn

Qual é a importância da contabilidade para a gestão empresarial?

Foi-se o tempo em que empresários enxergavam a contabilidade como um serviço meramente burocrático de cálculo de impostos e entrega de obrigações. Hoje, o contador já é visto como uma peça fundamental para o funcionamento das empresas. Mas você sabe qual é a importância da contabilidade para a gestão empresarial?

O profissional contábil é um dos responsáveis para que processos de planejamento, execução e controle estejam alinhados com os objetivos do negócio. A contabilidade é capaz de garantir precisão e agilidade a partir da transparência de dados. Assim, o empreendedor pode reduzir seus gastos, analisar seu patrimônio e ainda estar em dia com o Fisco. 

Um levantamento do IBGE mostra que 60% das empresas brasileiras declaram falência antes de baterem os cinco anos de atividade. Entre os motivos mais comuns estão a falta de planejamento e a ineficácia da gestão financeira. 

Aliando a entrega de obrigações burocráticas com o auxílio personalizado de quem conhece sobre o seu negócio, as chances de fechar as portas diminuem. Inclusive, a parceria entre empresa e contador é capaz de elevar o nível da gestão empresarial.

 

Contabilidade consultiva   

De acordo com Ricardo Correia, gerente de operações da BHub, a contabilidade consultiva é a melhor opção para alcançar o melhor regime tributário e o melhor enquadramento sindical, ao mesmo tempo que oferece visibilidade financeira ao empreendedor. 

Essa visibilidade, quando combinada à prestação de serviço de bons profissionais contábeis, possibilita tomadas de decisões mais certeiras. “É preciso ter a assessoria de um bom contador. Alguém que vai conseguir olhar, projetar e planejar o seu negócio”, explicou. 

O contador consultivo pode ser visto como um parceiro de negócios. Afinal, ele apresenta dados assertivos e de fácil compreensão para que o empreendedor receba apoio e, assim, consiga governar a empresa da melhor forma possível.

“Conseguimos levar informação que tenha impacto para o bom direcionamento do negócio. Levamos os dados de forma tempestiva e palatável para que o cliente possa tomar sua decisão”, complementou Davi Gonçalves, business architect e especialista em contabilidade consultiva da BHub.

Contabilidade como ferramenta de aprimoramento 

Você deve estar se perguntando como, de fato, o contador pode auxiliar na gestão empresarial. Levantamos aqui alguns fatores importantes para desmistificar o papel da contabilidade de uma vez por todas:

Fornecendo dados que auxiliam nas tomadas de decisões

Como os especialistas argumentaram, o serviço contábil deve ir além da elaboração de demonstrativos financeiros. O contador deve analisar, interpretar e traduzir todos os dados para entregar as informações de forma simplificada aos gestores. 

Ajudando no controle financeiro 

Desse modo, um olhar mais amplo – e estratégico – da contabilidade é capaz de gerar um controle orçamentário melhor. Corte de gastos desnecessários, aumento da rentabilidade, análise de risco e planejamento financeiro acabam sendo consequências desse movimento.

Identificando oportunidades

Por conhecer sobre o seu negócio, o contador consultivo está sempre atento ao mercado. Entre suas atividades, está o mapeamento de oportunidades e riscos. Em suma, as orientações visam sempre o melhor funcionamento da empresa, desde aplicações mais atrativas a alterações do regime tributário.  

Conheça a BHub!

Ademais, aproveite o final do ano para trocar de contador e venha você também para a BHub! Nossa equipe técnica qualificada pode ser uma extensão de sua empresa. 

Nossa prioridade é, por meio de um atendimento proativo e humanizado, levar informações assertivas de maneira simplificada para nossos clientes alcançarem o sucesso. 

Leve a gestão financeira do seu negócio para o futuro com o pacote Contabilidade as a Service. Converse agora com nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts