FacebookTwitterLinkedIn

Como usar indicadores financeiros para identificar oportunidades de crescimento para a empresa

Mulher caucasiana de analítica de negócios financeiros com gráficos de painel de dados para ilustrar artigo sobre como usar indicadores financeiros para identificar oportunidades para o crescimento da empresa.

Quando se trata de administrar uma empresa, é fundamental conhecer sobre os indicadores financeiros. Assim, eles são ferramentas importantes que ajudam a identificar a situação financeira da empresa e podem indicar possíveis oportunidades de crescimento.

Neste artigo, vamos explorar como os indicadores financeiros ajudam a identificar oportunidades de crescimento para a empresa.

O que são indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros são métricas que ajudam a entender a situação financeira da empresa. Há geralmente três categorias: indicadores de liquidez, indicadores de endividamento e indicadores de rentabilidade.

Indicadores de liquidez

Os indicadores de liquidez são usados para avaliar a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras no curto prazo. Alguns exemplos de indicadores de liquidez incluem:

  • Razão corrente: é a relação entre o ativo circulante (dinheiro, estoque e contas a receber) e o passivo circulante (dívidas a curto prazo). Uma razão corrente maior que um indica que a empresa tem mais ativos circulantes do que passivos circulantes, o que significa então que ela está em boa situação financeira no curto prazo;
  • Liquidez imediata: é a relação entre o caixa e os equivalentes de caixa e o passivo circulante. Esse indicador mostra a capacidade da empresa de honrar suas dívidas imediatas. Uma liquidez imediata maior que um indica que a empresa tem recursos suficientes para pagar suas dívidas no curto prazo.

Indicadores de endividamento

Já os indicadores de endividamento são usados para avaliar a quantidade de dívida da empresa. Alguns exemplos de indicadores de endividamento incluem:

  • Grau de endividamento: é a relação entre o passivo total (dívidas a curto e longo prazo) e o ativo total (todos os bens e direitos da empresa). Quanto maior o grau de endividamento, maior é a quantidade de dívida da empresa em relação aos seus bens.
  • Cobertura de juros: é a relação entre o lucro antes de juros e impostos (EBIT) e os juros da dívida. Esse indicador mostra a capacidade da empresa de pagar seus juros. Dessa forma, uma cobertura de juros maior que 1 indica que a empresa tem capacidade de pagar seus juros.

Indicadores de rentabilidade

Os indicadores de rentabilidade são usados para avaliar a capacidade da empresa de gerar lucros. Alguns exemplos de indicadores de rentabilidade incluem:

  • Margem líquida: é a relação entre o lucro líquido e a receita total. Assim, o indicador mostra a porcentagem de lucro que a empresa obtém em relação à sua receita.
  • Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE): é a relação entre o lucro líquido e o patrimônio líquido. Esse indicador mostra a porcentagem de lucro que a empresa obtém em relação ao seu patrimônio líquido.

Como usar os indicadores financeiros para identificar oportunidades

Ao analisar os indicadores financeiros da empresa, é possível identificar áreas que precisam de melhorias e oportunidades de crescimento. Vamos ver alguns exemplos:

Aumento da Receita

Se a margem líquida da empresa está aumentando, isso pode indicar que a empresa está gerando mais lucro em relação à sua receita. Nesse caso, pode ser interessante investir em estratégias de marketing e vendas para aumentar ainda mais a receita.

Redução de custos

Se a margem líquida da empresa está diminuindo, pode ser então um sinal de que a empresa está gastando mais do que deveria. Nesse caso, pode ser interessante analisar os custos da empresa e buscar maneiras de reduzi-los, como renegociar contratos com fornecedores, otimizar processos ou reduzir o quadro de funcionários.

Melhoria da Eficiência Operacional

Se a empresa tem um alto grau de endividamento e está gastando muito com juros, pode ser interessante buscar maneiras de melhorar a eficiência operacional. Assim, é possível incluir a otimização de processos, a redução de desperdícios e o aumento da produtividade dos funcionários.

Investimento em novos produtos ou serviços

Se a empresa está com uma boa situação financeira e tem recursos disponíveis, então pode ser interessante investir em novos produtos ou serviços. Dessa forma, é possível ajudar a expandir o mercado da empresa e aumentar sua receita.

Você conhece a BHub?

BHub pode te ajudar a identificar oportunidades com seus próprios indicadores financeiros! Nossos especialistas são experts em planejamento financeiro e com certeza ajudarão a fazer o seu negócio se destacar no mercado. 

Com o BHub Prime, cuidamos das rotinas financeiras e contábeis do seu negócio com tecnologia e um time qualificado. Dessa forma, cuidamos das contas a pagar e receber, fazemos a conciliação bancária e consolidamos todas as informações em relatórios financeiros mensais.

Todos os serviços da BHub são para quem não abre mão de um atendimento ágil, proativo e consultivo

Quer levar o backoffice do seu negócio para o futuro? Então, converse com nossos especialistas e conheça o BHub Prime.

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts