FacebookTwitterLinkedIn

Como é feita a gestão financeira de uma startup

Sobre superfície plana estão dispostos blocos de madeira empilhados com ilustrações de engrenagens, gráfico, saco de dinheiro, homem de terno, alvo, lâmpada, lupa, e lâmpada; do topo, uma mão aparece parcialmente segurando o bloco do topo, para colocar sobre os demais; representando como é feita a gestão financeira de uma startup.

Startup é o tipo de negócio que tem características bastante específicas. Afinal, ela não nasce simplesmente da vontade de empreender, montar uma sociedade e obedecer um plano de negócio que tem custos bem altos.

Uma startup é uma empresa jovem criada a partir de uma ideia inovadora, com o objetivo de desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio escalável, disruptivo e repetível.

Em outras palavras, isso significa crescer rapidamente, conseguindo entregar o mesmo produto ou serviço, com a mesma qualidade e de maneira ilimitada.

Por ser uma organização que recebe aportes de investidores-anjo e cuja situação financeira pode mudar de uma hora para outra, a startup merece uma gestão diferenciada que ajude ainda mais no seu crescimento.

Como funciona a gestão financeira de uma startup

O controle financeiro é uma das atividades mais importantes para a sobrevivência desse modelo de negócio. Assim, os recursos geram eficiência e permitem que a empresa permaneça escalável, levando aos lucros esperados.

Por receberem investimentos de investidores-anjo, aceleradoras e crowdfunding, a gestão financeira precisa ser realizada desde o início do negócio, construindo uma base sólida. Tudo isso evita o risco de falência e ainda permite que sejam atraídos novos investimentos.

De acordo com pesquisa da PWC Brasil de 2019, a falta de planejamento para utilizar os recursos financeiros da empresa é a segunda principal causa de falência de startups. No primeiro lugar fica a incompatibilidade do produto/serviço com as necessidades do cliente.

Para que o planejamento financeiro tenha eficiência, é essencial que tenha uma estruturação. Isso inclui desde uma equipe especializada, tecnologia, plataforma de gestão, além de metas e objetivos bem estabelecidos.

Com esse cenário, o empreendedor pode tomar decisões com mais tranquilidade, uma vez que se tem uma visão completa do negócio, incluindo impostos, receitas, despesas, financiamentos e investimentos.

Para realizar uma boa gestão financeira de uma startup, é preciso colocar em prática algumas ações, tais como:

  • Avaliação dos custos fixos, já que eles ocorrem independente do nível de produção da empresa;
  • Escolha de bons indicadores de desempenho, com o objetivo de oferecer uma análise mais aprofundada do negócio;
  • Análise do produto, levando em conta se vale a pena investir nele ou substituir por outro que seja mais rentável;
  • Acompanhamento da margem de lucro, verificando se as operações estão cobrindo os gastos e se ainda há lucratividade após todos os descontos;
  • Conhecer todos os custos que envolvem o negócio.

Como implementar uma gestão financeira em startups

Por ser um modelo de negócio diferenciado, pode ser complicado para uma startup montar o seu próprio time de gestão financeira. Afinal, exige conhecimento da tarefa para realizar o processo seletivo e a escolha dos profissionais com os perfis mais adequados para o setor.

Com tantas tarefas e providências a serem tomadas em relação ao próprio negócio, não é prioridade do empreendedor se envolver diretamente com essas atividades.

Foi pensando nos desafios de uma startup que a BHub desenvolveu uma ideia inovadora: o Financeiro as a Service, um serviço por assinatura em que a empresa contrata um pacote de soluções com pagamento mensal.

É um conceito simples em que uma equipe especializada resolve todas as suas demandas burocráticas de forma ágil e digital. Assim, você ganha tempo e ainda economiza com a folha de pagamento.

O Financeiro as a Service vai ajudar sua startup nas demandas padrões de todo financeiro e contábil, de forma a organizar tarefas burocráticas e manter uma maior visibilidade da saúde financeira da empresa.

Dentre os serviços prestados estão:

  • Contas a pagar e a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Emissão de NF e boleto;
  • Fechamento financeiro mensal;
  • Visibilidade financeira.

Quer transformar o financeiro da sua startup? A BHub pode te ajudar! Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossos planos de assinatura.

Últimos posts