FacebookTwitterLinkedIn

Quais são as quatro fases de uma startup?

Sobre fundo que imita um quadro negro (em tom esverdeado), uma mão surge pelo lado direito inferior da imagem segurando um giz branco e no quadro está escrito em amarelo STARTUP, com uma linha de gráfico abaixo e encerrando em uma seta para cima, na qual no fim está escrito "trend", em branco. Ao redor estão escritas: idea, plan, chance, investment, strategy, product, team, opportunity, resource; representam as quatro fases de uma startup.

Criar uma startup não envolve os mesmos processos de uma empresa convencional, como, por exemplo, elaborar um plano de negócio, definir o tipo de empresa, buscar financiamento e um contador para resolver as partes legais.

A jornada de uma startup até o seu crescimento em escala conta com quatro etapas e muitos desafios ao longo do processo.

Embora sejam bem definidas, as fases não são engessadas, ou seja, o percurso em cada uma delas contempla demandas diferentes e o famoso “jogo de cintura” para que os esforços sejam direcionados no momento certo.

Sabemos que ter e manter um negócio sustentável, inovador, escalável e disruptivo não é fácil. É preciso subir degrau por degrau, buscando resolver os problemas que impactam o desenvolvimento do negócio, demonstrar aderência como mercado e, principalmente, gerar valor para o cliente.

Outro ponto é que até chegar a fase de produção, em que a startup vai começar a vender sua solução, é preciso focar na redução de custos, uma vez que se trabalha com pessoas e financiamentos limitados.

As quatro fases de uma startup

Criar uma startup é um processo moroso e a divisão por etapas ajuda o empreendedor a entender o negócio em sua profundidade.

Isso porque em cada momento existem ações que devem ser feitas e um tipo de investimento específico. Por isso, entenda a seguir as quatro fases de uma startup:

Fase 1: Ideação

A ideação é o ponto de partida de uma startup. É o estágio mais básico em que o desenvolvedor coloca tudo no papel para entender o que é preciso para que sua ideia se torne realidade.

Nesse momento, o empreendedor deve se fazer algumas perguntas, tais como:

  • Quem é o meu cliente?
  • Eu sei explicar detalhadamente sobre o meu produto?
  • Qual é o problema que pretendo resolver?
  • Qual a solução oferecida?

Claro que não existe uma resposta definitiva para essas questões, até porque elas podem ser alteradas com o crescimento da empresa. No entanto, é preciso estruturar esses pontos desde o início para entender o formato do negócio e validar as premissas no mercado.

Em outras palavras, é uma etapa de validação, antes mesmo de pensar em investimento robusto. O foco é verificar se o seu modelo de negócio está próximo do público-alvo.

Fase 2: Operação

Após intensa pesquisa sobre o mercado, é hora de estruturar o negócio. Por isso, é recomendado realizar um plano de negócios e um estudo de viabilidade com todas as informações relevantes da startup.

É uma fase de formalização, uma vez que a empresa começa a providenciar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e demais documentos necessários para a abertura da startup.

O momento também é propício para a busca de investimentos, permitindo que a ideia se torne realmente um negócio por meio de fechamento de novos contratos e a definição do melhor modelo de monetização.

Fase 3: Crescimento

O objetivo aqui é o crescimento da startup, de modo a manter a qualidade de entrega de valor. Em outras palavras, entra aqui o processo de tornar a startup uma empresa consolidada.

Também conhecida como fase de tração, nessa etapa todos os processos já estão funcionando plenamente e alinhados. A maturidade da empresa foi alcançada. Ou seja, o modelo de negócio foi devidamente validado, com uma base de clientes sólida e atraiu rodadas de investimentos significativos.

Aqui, tudo se alinha para a próxima fase, a da escalabilidade.

Fase 4: Scale-up

Scale-up é a fase de escalar a startup, tornando-a ativa para o crescimento exponencial, o que significa aumentar a receita e a base de clientes, com uma estrutura administrativa e financeira enxuta. 

Nesse estágio, o modelo de negócio deve se apresentar sustentável, com processos ágeis e resultados rápidos. Isso quer dizer que uma scale-up está no auge do seu desenvolvimento. 

A partir desse cenário, ela pode se tornar um unicórnio, uma empresa de capital aberto com valor de mercado de mais de um bilhão de dólares.

Conte com a BHub!

Montar uma startup demanda muito trabalho, pois exige tempo, pesquisa e investimento. Além disso, é preciso estar atento às demandas burocráticas do negócio.

Foi pensando na alta demanda de trabalho do empreendedor que a BHub desenvolveu um serviço financeiro e contábil por assinatura. Um pacote de soluções que visa apoiar as startups, tirar a carga de trabalho desnecessária da equipe e gerar valor para o negócio.

Tratam-se de serviços de backoffice para empresas em crescimento e startups. Você escolhe o plano e nosso time passa a cuidar de toda a sua rotina financeira e contábil, como contas a pagar, folha de pagamento, conciliação bancária e tributação, entre outros.

E ainda não chegamos na melhor parte: o custo costuma ser mais acessível do que montar uma equipe própria.

Quer saber como estruturar sua startup sem se preocupar com as burocracias administrativas? Entre em contato com a BHub e converse com os nossos especialistas!

Últimos posts