FacebookTwitterLinkedIn

Escrituração Contábil Digital: o que é e qual sua importância

Em um escritório, uma mulher negra está sentada na cadeira atrás da mesa, usando a mão direita para digitar no teclado e, à sua frente, está um desktop; com a mão esquerda, ela empurra para o lado pastas arquivo, distanciando do seu campo de visão; exemplifica a Escrituração Contábil Digital.

Ser um empreendedor no Brasil não é nada fácil, já que envolve uma série de obrigações legais que precisam ser realizadas para manter as prestações de contas em dia. Entre elas se destaca a Escrituração Contábil Digital.

Por essa razão, quanto mais o gestor estiver atento à legislação, mais a documentação estará em ordem, reduzindo assim problemas com a fiscalização.

Nesse panorama, é importante entender exatamente o que é a Escrituração Contábil Digital ou, em sigla simples, a ECD.

Entenda o que é Escrituração Contábil Digital, a ECD

De maneira geral, a escrituração contábil é o princípio da contabilidade de uma empresa, em que ficam registrados todos os fatos administrativos e econômicos que ocorreram desde o início do negócio

Dentro disso, ela pode ser feita de três maneiras: manual, por meio de livros e fichas ou digital.

O mais importante é que ela forneça todas as informações necessárias para fazer o controle de patrimônio da empresa.

Por sua vez, a Escrituração Contábil Digital, também conhecida como ECD, é um arquivo de transmissão criado para fins fiscais e previdenciários.

Nela, são dispostos todos os detalhes de lançamento do livro diário, livro razão, balancetes, balanços e demais demonstrações financeiras de uma empresa ativa no país.

Trata-se de uma obrigação acessória, instituída no ano de 2007, que deve ser entregue através de um programa eletrônico do governo brasileiro. O objetivo é trazer simplificação e agilidade a processos que antes eram dependentes de livros físicos.

Assim, com o ECD é possível reduzir a burocracia e melhorar a qualidade da escrituração contábil pelo meio digital, cuja assinatura é gerada virtualmente para a junta comercial.

O que é declarado na Escrituração Contábil Digital?

A ECD funciona como os livros e fichas contábeis de antigamente, só que de forma digital.

Dessa forma, todos os lançamentos são feitos em um programa incluso no Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED, apresentando três principais documentos, que são:

Livro Diário

É um livro obrigatório com o registro de todas as movimentações contábeis da organização, ou seja, com todos os lançamentos que modifiquem a situação patrimonial do negócio.

Livro Razão

Esse livro conta o controle de todos os saldos das contas patrimoniais registradas no Livro Diário, contendo todas as contas a pagar e a receber, por exemplo.

Livro de Balancetes Diários, Balanços e Fichas de Lançamento

Nesse caso, as movimentações do livro razão são apresentadas de forma resumida, indicando a natureza da operação (débito ou crédito) e o saldo das contas contábeis.

Essas informações são fundamentais para a construção do balanço patrimonial e para identificação de possíveis falhas nos cálculos financeiros.

Ainda existem outros documentos, como Livros Auxiliares divididos entre sociais, fiscais e administrativos, porém a sua entrega deve ser feita de acordo com os respectivos órgãos fazendários.

Quais são os benefícios da Escrituração Contábil Digital?

A escrituração contábil é a principal base para a emissão de relatórios contábeis de uma empresa. Ou seja, se ela está com essa obrigação em dia, a situação financeira nunca será uma surpresa.

Por essa razão, os dados fornecidos pela ECD podem ajudar o empresário a avaliar outras situações, tais como:

  • Evolução dos resultados;
  • Planejamento tributário;
  • Nível de dívidas;
  • Definição dos indicadores de desempenho.

Além de trazer uma série de informações relevantes para alavancar os resultados, a ECD traz outros benefícios para o negócio, que listamos a seguir:

  • Redução de custos com a dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel;
  • Uniformização dos dados que o contribuinte presta às diversas unidades federadas;
  • Redução do envolvimento involuntário em práticas fraudulentas;
  • Redução do tempo despendido com a presença de auditores fiscais nas instalações do contribuinte;
  • Redução de custos administrativos;
  • Fortalecimento do controle e da fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias;
  • Rapidez no acesso às informações;
  • Melhoria da qualidade da informação;
  • Disponibilidade de cópias autênticas e válidas da escrituração.

Você conhece a BHub?

É claro que a empresa não precisa montar uma equipe para fazer todos esses lançamentos no SPED.

A BHub oferece um serviço por assinatura, cujo objetivo é cuidar das rotinas contábeis e financeiras do negócio, para que você tenha mais tempo para focar nas estratégias.

Por isso, venha conversar conosco e conhecer nossas soluções, temos a opção que se adequa perfeitamente ao seu empreendimento!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts