FacebookTwitterLinkedIn

Quer empreender no Brasil? Acompanhe as sugestões da BHub!

Empreender no Brasil é uma tarefa desafiadora e, certamente, cheia de emoções. Recentemente explicamos aqui no Blog da BHub como abrir a sua empresa e hoje decidimos abordar uma questão de planejamento empresarial. 

Ao abrir sua empresa, você já está (ou deveria estar) com o seu produto formatado em sua cabeça. Não estamos falando que o seu produto ou serviço precisa estar 100% pronto, afinal seu produto é fruto de uma evolução constante e melhorias e ajustes serão partes do processo e de seu negócio. 

Como começar a empreender?

Quando falamos em produto formatado, você precisa ter a resposta para quatro perguntas básicas:

  • O que é meu produto/serviço?
  • Quem vai comprar meu produto/serviço?
  • Como será a entrega de meu produto/serviço? 
  • Quais serão os custos iniciais para lançar meu produto ou serviço?

A última pergunta é onde muitos empreendedores têm dúvidas. Ao olhar os custos para operacionalizar suas ideias, os super heróis empreendedores se perguntam se a ideia ‘vai virar’ e dar lucro. Para isso, existem algumas planilhas básicas que podem ser utilizadas para apoiar os seus cálculos. Veja alguns exemplos abaixo, que são disponibilizadas no site do SEBRAE e são gratuitas. 

STARTUP PACK – SUA EMPRESA ABERTA E PRONTA

PARA FUNCIONAR EM ATÉ 15 DIAS!

Quantos funcionários preciso para empreender?

Não é novidade que os custos para empreender são altos, principalmente quando falamos em folha de pagamento. Seu negócio não precisa começar com uma estrutura gigante, mas lembre-se que você precisa ter a flexibilidade e liberdade de se ausentar ‘do balcão’ para desenvolver parcerias, conquistar clientes, pensar em melhorias para os seus produtos e em novas soluções de mercado, ou seja, ter mais tempo para se dedicar ao core de seu negócio.

Gif de um boneco em frente a um computador e dentro de uma gaiola, que aparece girando.

Alguns funcionários serão essenciais, como atendentes, operadores de caixa, cozinheiros ou professores, tudo vai depender da ideia do seu negócio, claro. No entanto, muitas posições não precisam estar em sua folha de pagamento, terceirizar é uma solução inteligente, econômica e que te traz a possibilidade de escalar o seu negócio. Veja um exemplo real:

Aqui na BHub, pelo VALOR INFERIOR AO SALÁRIO DE UM ESTAGIÁRIO, oferecemos planos que terceirizam todas as atividades e preocupações com: 

  • Contabilidade;
  • Departamento Pessoal;
  • Contas a Pagar;
  • Contas a Receber;
  • Departamento Fiscal.

Você desembolsa pouquinho e conta com o apoio de especialistas. Empreender desse jeito fica fácil, não é mesmo? Por isso, lembre-se de selecionar parceiros que compartilhem e entendam profundamente de sua dor e necessidade. Na BHub dizemos que nossas soluções foram pensadas e criadas de empreendedor para empreendedor

Escritórios de Advocacia ou Serviços Jurídicos do Futuro?

Para colocar sua ideia em prática, você provavelmente precisará de apoio jurídico para elaboração de registros de atos societários, criação de contratos, preparação de NDAs e muito mais. A lista é grande e optar por um escritório de advocacia tradicional certamente consumirá uma grande quantia de seu capital financeiro além de muitas horas de seu tempo valioso. Já pensou como seria bom realocar, tanto verba quanto tempo, para promover ou divulgar o seu negócio?

Gif de uma mulher com olhos arregalados.

Ah! Eu estava quase me esquecendo… A construção de uma Política de LGPD, por exemplo, se tornou obrigatória para empresas no Brasil, mas entender o ‘juridiquês’ dos advogados tradicionais pode ser uma dor de cabeça para quem quer empreender no Brasil. 

Registros de marca junto ao INPI, apesar de essencial, podem custar uma fortuna se você escolher o parceiro errado para te apoiar.

Antes de finalizarmos nosso post, precisamos deixar mais uma dica para você que deseja empreender: persista, insista e não desista! A frase pode ser batida, mas ela deve estar sempre na mente dos empreendedores brasileiros. As adversidades virão, mas lembrar-se do impacto que sua ideia terá na sociedade ou no mercado é algo que te deixará sempre motivado.

Por hoje é só empreendedores! Estamos nos dedicando muito para oferecer informações úteis, notícias atualizadas e dicas essenciais para quem deseja empreender no Brasil. Continue acompanhando o nosso blog para se manter atualizado!  

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts