FacebookTwitterLinkedIn

Education Journey quer transformar colaboradores em lifelong learners

O Brasil não é um país que considera a educação como um processo contínuo. Ainda são exceções aqueles que se dedicam e fazem questão de se manter sempre atualizados. A Education Journey apareceu nesse cenário para fixar o conceito de longlife learning e trazer um avanço para a jornada de vida de muitos brasileiros. 

De acordo com Marcela Quintella Falbo, cofundadora e COO da Education Journey, a ideia era trazer essa cultura já existente nos Estados Unidos para o Brasil. O maior objetivo é facilitar o acesso de empresas e profissionais às mais inovadoras soluções educacionais do mercado.

“Não quisemos fazer conteúdo, porque sabemos que está virando commodity. Nossa ideia era fomentar e divulgar empresas que já fazem esse conteúdo. Foi aí que tivemos a ideia de fazer a plataforma, um marketplace para os cursos, e fazer trilhas personalizadas, uma para cada funcionário a partir do PDI [Plano de Desenvolvimento Individual] deles”, analisou Quintella. 

Maiores ativos das empresas

A executiva acredita que as pessoas são os maiores ativos de toda empresa. Por isso, é importante investir no crescimento pessoal de cada uma. 

“As empresas que investem em programas de desenvolvimento para os seus colaboradores se tornam mais atrativas e reduzem o turnover. E não é só isso. Criar uma cultura de lifelong learning aumenta a performance e produtividade dos colaboradores, tornando as organizações mais competitivas”, comentou. 

Para implementar um programa de aprendizagem efetivo, é preciso que ele seja estratégico e intencional. Ou seja, deve preencher as carências de habilidades dos profissionais e ajudá-los a resolver problemas reais do cotidiano da empresa. 

Ao mesmo tempo, a jornada de aprendizagem precisa estar atrelada às metas e também deve ser mensurável. “Os profissionais ficam perdidos com seu plano de carreira e paralisados com as centenas de milhares de conteúdos disponíveis. Os gestores acabam sem tempo para direcionar e acompanhar o progresso dos seus liderados. Os departamentos ficam sem visibilidade e consolidação dos dados. As empresas acabam desperdiçando o maior ativo e não batem suas metas”. 

A Education Journey mapeia as habilidades que precisam ser trabalhadas, levando em consideração o desafio atual do profissional, do cargo e da empresa. A curadoria é realizada por eles e os materiais mais relevantes são recomendados para cada perfil. 

“O colaborador recebe o conteúdo que precisa, no momento em que precisa se preparar para os problemas reais e imediatos. Só assim ele consegue melhorar suas entregas a cada ciclo de desempenho e alcançar suas metas pessoais e profissionais”, explicou Marcela. “E as empresas e gestores acompanham toda a jornada de aprendizagem dos colaboradores com dados para análise da evolução individual de seu time”.

Marcela Quintella Falbo, cofundadora e COO da Education Journey.

Educação como benefício corporativo

Após a curadoria, a Education Journey junta as soluções disponíveis em pacotes para as empresas oferecerem como um benefício corporativo flexível. 

“Queríamos ser o Gympass da educação. Mas, ao longo desse um ano e meio, acabamos mudando nosso caminho. Saímos um pouco do benefício flexível e fomos mais para uma plataforma de educação que desenvolve os funcionários a partir do Plano de Desenvolvimento Individual”, disse a cofundadora. 

É possível dizer que o propósito da empresa está mais próximo dos ideais da Go1, que já é um unicórnio na Austrália e no Reino Unido. A startup oferece oportunidade de desenvolvimento para os profissionais enfrentarem o futuro e para as organizações alcançarem suas estratégias.

“Eles também não fazem conteúdo. Eles são marketplace de conteúdos já existentes. No final de tudo, ao mergulhar fundo na empresa e entender mais o que faziam, acabamos conhecendo as pessoas lá dentro e eles até acabaram investindo na Education Journey. Viraram um parceiro nosso”.

Diferenciais da Education Journey

Por oferecer jornadas personalizadas, a plataforma possui inúmeras possibilidades de aprendizagem. Marcela destaca esse fator como um dos grandes diferenciais da Education Journey. 

“Fazemos uma trilha personalizada e super individualizada para cada funcionário. Não é aquela coisa de você ficar perdido. Você já recebe a sua trilha pronta para seguir e dar o próximo pulo na sua carreira”, comentou. 

Outro destaque é relacionado ao conceito data-driven, já que tratam e organizam os dados diariamente para facilitar a experiência dos clientes. “Temos um dashboard ilustrativo. Também é fácil de usar para o gestor e o RH”. 

Fundado por mulheres

No entanto, o maior diferencial é a liderança feminina da empresa. De três fundadores, dois são mulheres. Além de Marcela, a edtech conta com Iona Szkurnik, que é a atual CEO. 

“Estamos fazendo várias ações e vários grupos para fomentar a presença feminina nesse mercado. Sempre falamos ‘vamos abrir portas para que outras entrem’. Só assim conseguiremos crescer o número de mulheres no ecossistema de inovação”, disse Quintella. 

A Education Journey promove trimestralmente o Journey Lab, um encontro de mulheres que estão imersas no mundo da tecnologia e inovação. 

“Ser mulher e empreender no Brasil é desafiador, já que a desigualdade de gênero é óbvia. Apenas 4,7% das startups são fundadas por mulheres. O índice de startups com lideranças femininas ainda é muito baixo, o que é um grande contrassenso”, finalizou. 

Para conhecer o benefício corporativo que pretende transformar colaboradores em lifelong learners, clique aqui.

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts