FacebookTwitterLinkedIn

Quais são os diferenciais da contabilidade de uma startup?

Startups são empresas jovens e com características diferenciadas em relação a um negócio tradicional.

Isso porque elas se inserem no mercado com uma ideia inovadora, escalável e repetível que provoca impacto na sociedade, seja com um produto ou um serviço que resolve alguma dor dos clientes.

Dessa forma, elas nascem com necessidades financeiras diferenciadas, já que recebem investimentos de anjos, aceleradores e crowdfundings, rompendo com as estruturas tradicionais de operações.

O objetivo, assim, é atingir um grande número de clientes e gerar lucro em pouco tempo, sem ter um aumento significativo dos custos.

Por ser tão inovadora, a contabilidade especializada cumpre um papel importante dentro de uma startup, sendo uma aliada nesse segmento. Por isso, ela assume todas as burocracias e aspectos legais para que o empreendedor foque nas estratégias e desenvolvimento do negócio.

Como funciona a contabilidade de uma startup

Para que a startup continue a trazer inovações para o mercado, oferecendo soluções que desafiam os modelos tradicionais, é importante compreender o funcionamento da contabilidade dentro desse cenário.

Afinal, trata-se de um modelo mais flexível e de baixo custo operacional, razões pelas quais são tão atrativas para os investidores.

Nesse sentido, uma contabilidade especializada atua para a manutenção do negócio, visando o alto lucro.

A seguir, confira algumas das atribuições de uma contabilidade para startup:

  • Atua para que a startup cresça de forma sustentável;
  • Implementa mecanismos de controle financeiro;
  • Cria plano orçamentário específico para diferentes cenários de crescimento;
  • Apoio no cumprimento das obrigações fiscais acessórias;
  • Executa planejamento tributário para reduzir a carga de impostos por meio de enquadramento tributário e da busca por incentivos fiscais para startups;
  • Monitora o patrimônio da empresa em relação ao faturamento;
  • Gera relatórios e demonstrativos;
  • Apoio na tomada de decisões com base em dados apurados por meio de análises contábeis e financeiras;
  • Garante que o empreendedor esteja sempre em situação regular com o Fisco e com os demais órgãos públicos.

Existe diferença entre a contabilidade para startup e contabilidade tradicional?

Na realidade, tanto a contabilidade para startup, quanto a tradicional compartilham a maioria das funções e características, uma vez que as diretrizes das atividades são semelhantes.

No entanto, estamos falando de contextos distintos, já que modelos inovadores e de crescimento rápido requerem a compreensão de suas particularidades e a busca de medidas que acompanhem os desafios de uma rotina diferente da convencional.

Você conhece o Contabilidade as a Service?

O Contabilidade as a Service é um pacote mensal de serviços de gerenciamento contábil que operacionaliza obrigações e demonstrações para garantir a saúde financeira da startup.

A BHub, que também é uma startup, desenvolveu uma solução por assinatura na qual você escolhe o plano que mais se encaixa na sua realidade e garante um pacote de serviços contábeis por um valor mensal.

Estamos falando também sobre um modelo de contabilidade digital, em que todo o trabalho é realizado por meio de uma plataforma baseada em tecnologia de ponta.

Contudo, não trabalhamos com bot. O nosso time de atendimento de primeiro nível responde às dúvidas cotidianas de forma assertiva e transparente. Já o segundo nível, fica responsável pelo atendimento às dúvidas mais técnicas dos clientes.

Com visibilidade financeira e acesso a todos os dados, profissionais altamente capacitados resolvem as operações financeiras do departamento administrativo para que o empreendedor possa focar no que mais interessa para o seu negócio. 

Dentre os serviços oferecidos pela BHub, podemos destacar:

  • Processamento de folha de pagamento;
  • Emissão de guias previdenciárias e de FGTS;
  • Escrituração contábil e fiscal;
  • Preparação do balancete, balanço e DRE;
  • Viabiliza admissões e demissões;
  • Apuração de impostos e emissão das guias para pagamento;
  • Preparação e entrega das obrigações acessórias.

A contabilidade para startups é uma solução importante que possibilita que as empresas tomem decisões de maneira mais acertada, possibilitando sustentabilidade, desenvolvimento e controle eficiente dos dados.

Entre em contato com nossos especialistas e descubra como é fácil contratar o CaaS!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts