FacebookTwitterLinkedIn

Conheça a diferença entre orçamento e fluxo de caixa

cofre em formato de porquinho e vários documentos contábeis sob uma mão masculina segurando caneta ilustram artigo sobre diferença entre orçamento e fluxo de caixa.

Empreender é, além de tudo, saber lidar com uma série de índices, métricas e ferramentas para analisar o desenvolvimento financeiro de um negócio. Existem inúmeras soluções que ajudam o gestor a ter mais previsibilidade dos gastos, controlando não somente os recursos que entram, mas, também, os que saem.

Nesse cenário, a utilização do orçamento e fluxo de caixa tem por finalidade deixar a empresa mais competitiva, evitando gastos desnecessários e desperdícios, além de maximizar os lucros.

Mas, para que os resultados sejam efetivos, é preciso conhecer bem as funcionalidades de cada ferramenta e saber exatamente como usá-las. Se esse assunto ainda não está entre suas especialidades, continue aqui com a gente: vamos te mostrar, em detalhes, a diferença entre orçamento e fluxo de caixa.

Para início de conversa, é preciso definir: o que é orçamento?

No contexto empresarial, orçamento é um instrumento que permite projetar as receitas e despesas de uma empresa em determinado período de tempo. Trata-se de um documento estratégico que pode ser elaborado anualmente ou mensalmente que visa ajustar os gastos corporativos e aumentar os lucros.

Esse planejamento ampara a gestão financeira que tem como objetivo manter o negócio saudável e competitivo, já que estabelece metas e objetivos orçamentários. O gestor irá fazer uma projeção para estimar valores essenciais para o negócio, como ganhos, despesas e investimentos.

Assim, o orçamento empresarial pode ser visto como um plano de negócios em forma de números onde dados ajudam a:

  • Prever meses com baixa arrecadação;
  • Possibilitar ações estratégicas;
  • Minimizar o impacto negativo de qualquer ação prévia;
  • Identificar fundos de investimento.

Trocando em miúdos, o orçamento é aquilo que a gente faz com base na nossa realidade atual, e não pensando no que ainda vamos ter.

Entenda o fluxo de caixa

Enquanto o orçamento diz respeito ao planejamento das finanças em valores absolutos, o fluxo de caixa controla o movimento de entradas e saídas de dinheiro da empresa. Trata-se do monitoramento de tudo que você recebe (compras dos seus clientes e vendas de ativos, por exemplo) e o que paga (compra de insumos, aluguel, cartão de crédito) nas contas corporativas.

Para que o controle tenha a eficiência esperada, é preciso registrar detalhadamente os ganhos e gastos, sem erros. Essa visão oferece instrumentos de verificação e análise diária, semanal ou mensal do dinheiro da sua empresa.

PMEs e startups utilizam orçamento e fluxo de caixa?

Se você é gestor de uma startup ou PME, saiba que utilizar as duas ferramentas concomitantemente é de extrema importância para o negócio. Afinal, como vimos, elas estão relacionadas a objetivos diferentes que vão ajudar na administração financeira do negócio.

A grande diferença entre esses dois métodos é com relação à data em que uma despesa ou receita é reconhecida no seu controle. O orçamento tradicional usa o “regime de competência” e o fluxo de caixa utiliza o “regime de caixa”.

No regime de competência, o desembolso ou o ganho é reconhecido no momento em que o fato gerador da receita ou despesa acontece. Por exemplo: se você compra um ativo para a empresa, o fato gerador seria a emissão da nota fiscal. Assim, o valor deve ser lançado na data em que a NF foi emitida.

Já o regime de caixa tem a ver com o efetivo desembolso ou recebimento do dinheiro. Se o valor dessa mercadoria puder ser dividido, o lançamento será nos próximos meses, conforme o número de parcelas.

Já ouviu falar da BHub?

São processos um tanto complexos, que dependem de tempo e disciplina para o correto lançamento de dados e realizar análises constantes. Com orçamento mais enxuto, as PMEs e startups não precisam criar uma área específica para cuidar desses assuntos.

Enquanto você desenvolve estratégias para o seu negócio, a BHub cuida do seu orçamento e fluxo de caixa com toda a expertise necessária. 

Temos um time de especialistas prontos para auxiliar na sua estruturação administrativa e financeira. Atuamos nas contas a pagar e receber, controle de folha de pagamento e conciliação bancária. Além disso, emitimos dashboard e relatórios financeiros mensais para que gestores e empreendedores possam tomar suas decisões.

O Financeiro as a Service da BHub é uma solução em terceirização na medida certa para o seu empreendimento – e o preço é bem menor se comparado à formação de uma equipe própria para essas atividades.

Quer saber mais? Entre em contato com a BHub e escolha o plano que melhor se adequa ao seu negócio.

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts