FacebookTwitterLinkedIn

Empreendedor: veja 4 Dicas para você ter sucesso!

Parabéns!!! Você pode até estranhar começarmos esse post te parabenizando, mas aqui na BHub, sabemos o quão desafiador é ser um empreendedor no Brasil! Se você já se perguntou se precisa mesmo entender tudo de contabilidade, administração e rotina financeira para empreender, parabéns de novo, esse post foi feito para você! 

Muitos empreendedores têm calafrios só de pensar na quantidade de coisas e áreas que precisam (ou que pensam que precisam) dominar para alcançar o sucesso em suas empresas. A verdade é que muitas tarefas, apesar de fundamentais para todos os negócios, nem sempre estão ligadas ao seu core (negócio principal) e, por isso, podem ser delegadas. Veja algumas dicas abaixo:

Empreendedor, pare de fazer (ou querer fazer) tudo sozinho! 

É importante você se lembrar que você é o dono, não apenas de seu negócio, mas também da ideia de seu negócio. Você, melhor do que ninguém, sabe como e porquê seu empreendimento surgiu e onde quer chegar com ele. 

No entanto, você precisa trabalhar o seu negócio e não dentro dele! Querer acompanhar todas as frentes é um traço comum do espírito empreendedor, mas enquanto você opta por fazer um pouquinho de cada coisa, você está deixando de lado uma oportunidade de ouro para trabalhar a continuidade de sua ideia, fazer networking sobre seu conceito inovador ou buscar novos clientes com aquele speech que só você conhece. 

Documente os seus processos!

A tomada de decisão é, certamente, uma das grandes responsabilidades do empreendedor, e essas não podem ser terceirizadas. Tomar a decisão errada, pode custar caro e retomar a normalidade pode levar bastante tempo. É claro que escolher o certo o tempo todo é praticamente impossível, mas se você se basear em dados concretos para essas decisões o cenário muda bastante. 

Com a documentação de processos, você consegue visualizar facilmente os gargalos que a sua ideia inovadora possui. O mesmo acontece quando você decide consolidar sua contabilidade, administração ou rotina financeira em planilhas ou sistemas. Essa consolidação permite, por exemplo, que você entenda exatamente como foi a performance de sua empresa em um determinado período para fazer análises de perspectivas e projeções para o futuro. 

Fuja das gavetas, Sr. Empreendedor! 

A dica não precisa ser seguida à risca, mas a ideia trazida é a de evitar o acúmulo de ideias, documentos e papéis no fundo de uma gaveta. A organização é um elemento fundamental na equação do sucesso dos negócios, e é justamente por isso que gavetas cheias de papel não são eficazes. 

Quer um exemplo prático de organização? Organize as notas fiscais ou DANFES recebidos em pastas (físicas ou digitais) de acordo com suas datas de chegada. Dessa maneira, ao fazer o seu balanço ou entregar sua declaração de imposto de renda, você não precisará dedicar dias ou horas para  organizar os documentos de sua gaveta, eles já estarão em ordem cronológica. 

Terceirize!

Logo no começo desse post, nós dissemos que você precisa trabalhar o seu negócio e não dentro dele. Por isso, escolher empresas que te ajudem na execução de tarefas essenciais, é uma excelente dica para um empreendedor de sucesso

A decisão de não internalizar um departamento pode ser assustadora no início, mas como você, não sendo um especialista em todas as áreas, pode acompanhar se os diferentes setores internalizados estão sendo bem organizados e geridos? Procure um parceiro competente e de confiança, e não tenha medo de terceirizar tarefas que não precisam ou não podem, tecnicamente, ser gerenciadas por você. 

Aqui na BHub nós oferecemos soluções inovadoras em Gestão por Assinatura. Isso significa que nós podemos cuidar de toda sua rotina financeira, contabilidade, administração e demandas jurídicas por um preço fixo. Nossos planos custam MENOS DO QUE UM ESTAGIÁRIO e para conhecê-los basta clicar no botão abaixo! 

Por hoje é só empreendedores! Sempre que possível visite o Blog da BHub. Estamos nos dedicando muito para oferecer informações úteis, notícias atualizadas e dicas essenciais para os grandes heróis empreendedores brasileiros. Até logo!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts