FacebookTwitterLinkedIn

As dicas de ouro de gestores de finanças de startups para enfrentar tempos de vacas magras

Ademais, a alta dos juros, a crise macroeconômica mundial, as demissões em massa e as dificuldades para levantar novas rodadas de investimento acenderam o sinal de alerta nas startups. Depois de um 2021 de euforia, as empresas nascentes de tecnologia agora encaram um inverno rigoroso. E quais são dicas dos gestores de finanças de startups para enfrentar tempos de vacas magras?

Segundo especialistas do mercado de startups e finanças, a orientação é para que as empresas reduzam custos, preservem seus caixas e busquem eficiência nas operações. 

Contudo, equipe da BHub conversou com gestores de finanças de duas startups, a Loft e a Conta Simples, para entender quais são os melhores caminhos para atravessar sem sustos este período de turbulência no setor de tecnologia. Abaixo, você confere as dicas e as estratégias de Bruno Cruz, head de controladoria da Loft, e Pedro Marins, head de finanças da Conta Simples. 

Bruno Cruz, head de controladoria da Loft, um dos dos gestores de finanças de startups
Bruno Cruz, head de controladoria da Loft

1) Revisite processos e cheque a eficiência das áreas

Desse modo, com passagens pela PwC e pela Via Varejo, Bruno Cruz (foto), hoje um dos guardiões do caixa da proptech Loft, diz que o momento atual pede atenção aos processos, redução de custos em áreas ineficientes e foco no que pode gerar lucratividade a curto prazo. 

“A dica que eu dou para os gestores de startups, sejam eles do C-Level ou da área de finanças, é revisitar processos e ver onde há mais eficiência, mais lucratividade. Em outras palavras, é preciso ver onde a empresa tem mais rentabilidade para avaliar os investimentos em caixa. Vale evitar investimentos em áreas que não são tão eficazes ou que, neste momento, ainda não estão maduras na startup. É importante garantir que o caixa seja melhor aproveitado e dê o retorno a curto prazo para a startup“, sugere Cruz.

2)  É hora de estender o runaway

Contudo, captar dinheiro com investidores ficou mais difícil para os próximos meses. É necessário ajustar a operação para não depender de capital de terceiros, estendendo o runaway, termo utilizado para definir quanto tempo a startup tem de fôlego financeiro até quebrar, levando em consideração os gastos e as receitas. 

De acordo com Pedro Marins, que trabalhou no Banco Inter antes de gerir a área financeira da Conta Simples, onde está há um ano e meio, “é importante otimizar o capital que está dentro de casa”.

“Em um momento como este, o gestor deve pensar no burn rate (taxa de queima), travando ou reduzindo a queima de caixa e estendendo o runaway. Salvem um ano ou um ano e meio de caixa”, indica Marins. 

3) Sustentabilidade financeira: a bola da vez

Além disso, no atual contexto das startups, o conceito de sustentabilidade vai muito além da substituição de copinhos plásticos, da economia de papel e da conexão com questões ambientais. Para algumas startups, crescer de maneira acelerada era sinônimo de gastança e descaso com a margem de lucro. No fim das contas, todo empreendedor quer retornos superiores às aplicações iniciais. Por isso, vale ter atenção redobrada às métricas que norteiam o lucro. 

“O mercado de startups passou por um momento de growth (crescimento) a qualquer custo. Em muitos negócios, a margem se deteriorava e os negócios não paravam em pé. Isso não é sustentável, não é rentável. Ganhou força um movimento de trazer sustentabilidade para os negócios. Isso vai ser crucial para levantar investimentos no futuro“, prevê Marins.

4) O protagonismo dos gestores de finanças

Ademais, esqueça os tempos em que os gestores financeiros se limitavam a abastecer planilhas, cuidar de livros financeiros, fechar o caixa e dizer “não” para a maior parte das solicitações que chegavam. Nos últimos tempos, ganhou espaço o perfil do CFO multidisciplinar, cada vez mais ligado à estratégia da empresa e conectado a diversas áreas do negócio. 

Bruno Cruz diz que os gestores de finanças têm papel crucial na maturidade das startups. “O CFO nas startups é o cara que ombreia o CMO, o COO, o CEO e os cofundadores”, explica Cruz. “Como gestor financeiro, você acaba trazendo situações e oportunidades para que o CEO, os fundadores da startup e outras pessoas relevantes participem da tomada de decisão, até para dividir os riscos e escolher as melhores alternativas para a empresa.”

“A área de finanças precisa apoiar o CEO na operação da empresa. É uma área que tem uma visão macro do negócio, já que está olhando para todas as outras áreas. Consegue acompanhar as métricas da empresa sem ter uma visão enviesada e nem ofuscada pelo dia a dia”, completa Marins.

Pedro Marins, head de finanças da Conta Simples, um dos gestores de finanças de startups
Pedro Marins, head de finanças da Conta Simples

5) Esteja preparado para quando o mercado estiver aquecido

O cenário de inflação e o crescimento das taxas de juros em diversos países (incluindo o Brasil) afastaram os investidores de capital de risco, agora seduzidos pela renda fixa. As captações de investimentos se tornaram mais raras, mas não impossíveis. Ademais, quando o mercado de venture capital estiver aquecido novamente, é importante que as startups estejam saudáveis do ponto de vista financeiro e consigam provar aos investidores que representam boas oportunidades.

O mercado vai voltar a tracionar, não vai ficar como está para sempre. Contudo, olhando para o futuro, para captar dinheiro, algo que vai ser importante é ter uma parte financeira saudável”, sugere o head da Conta Simples. 

***

Um papo imperdível sobre as finanças das startups

Ademais, se você gostou dessas dicas para atravessar este momento delicado para startups e quer entender melhor como preservar o seu caixa, não deixe de acompanhar o webinar organizado pela BHub com três grandes especialistas do mercado. 

Além disso, Jorge Vargas Neto, CEO da BHub, Felipe Mansano, sócio na Equitas VC, e Andrei Golfeto, líder de startups no Cubo Itaú, têm um encontro marcado em um bate-papo que será transmitido ao público gratuitamente no dia 14/7 (quinta-feira), às 18h. Clique aqui para garantir sua vaga. 

Dicas dos gestores de finanças de startups

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts