FacebookTwitterLinkedIn

Dicas de empreendedor para empreendedor

Dicas de empreendedor para empreendedor: O exercício de mais um ano está chegando ao fim. E olha, que esse exercício fiscal pareceu mesmo a maratona de São Silvestre, você não acha? Ao invés de 15.000 metros de percurso, foram, pelo menos, 15.000 dores de cabeça diferentes. Emissão de documentos, inscrições nos órgãos competentes, composições de contratos, cadastros de faturas no contas a pagar, verificações de pagamentos no contas a receber… Realmente, os empreendedores brasileiros merecem uma medalha!

Aqui na BHub, queremos que todos os empreendedores cheguem ao lugar mais alto do pódio e conquistem, sempre, a medalha de ouro. Por isso, preparamos uma lista para você começar o ano de 2022 de um jeito diferente e campeão! 

Gif de atletas brasileiros medalhistas nas Olímpiadas de Tóquio. Dicas de empreendedor para empreendedor

Cinco dicas de Empreendedor para Empreendedor

1. Prepare o orçamento

Prepare o seu orçamento para 2022! Pode parecer difícil controlar todos os gastos com antecedência, mas, na verdade, a maioria deles pode ser provisionada.  Lembre-se da diferença entre gastos fixos e variáveis, no primeiro grupo você deve agrupar as contas que são fixas, como, por exemplo, aluguéis de imóveis ou veículos, salários de funcionários, os altos custos com contadores ou escritórios de contabilidade e também a assessoria jurídica recorrente, que é importante nesse começo (veja como reduzir substancialmente esses custos na dica de número 2). 

No grupo de custos variáveis, entrarão aqueles gastos que podem sofrer oscilações, como matérias-primas, comissões, contas de água e energia elétrica, e similares.

 2. Aposte em parcerias inovadoras

A grande diferença do novo empreendedor para o empresário clássico é a capacidade de testar novos parceiros de negócios. Antigamente, ou melhor dizendo, poucos anos atrás, os empresários tinham que saber um pouquinho de tudo, para gerirem seus negócios. 

Com as inovadoras parcerias de negócios, os empreendedores passaram a ter mais tempo livre para seus negócios. Um cliente da BHub nos disse uma vez: “só ganha dinheiro quem tem tempo para pensar” e nós entendemos a profundidade dessa frase. 

Se o seu negócio envolve entrega de itens ou alimentos, você não precisa ter uma equipe de motoboys para gerenciar. Basta um contato com uma empresa terceirizada ou aplicativo de entregas para ter um batalhão de entregadores à sua disposição, sem precisar esquentar a cabeça com isso.

Entender de contabilidade para empreendedores, separar documentos fiscais, analisar onde as notas fiscais se enquadram, também é algo que pode e deve ser terceirizado! A organização de folhas de pagamento, entradas e saídas de dinheiro e emissões de notas fiscais, também podem ser terceirizadas, economizando MUITO de seu tempo! 

Aliás, com a BHub você paga uma pequena mensalidade (pode acreditar: de tão pequena, até um estagiário custa mais) e conta com um backoffice completo para apoiar a sua gestão. Para conhecer mais de nossos planos, clique aqui.

3. Comunique-se com seu público

Você já ouviu a frase “comunicação é a alma do negócio”? De tão verdadeira, essa frase virou até clichê! Mas é muito importante que você comunique o seu produto ou serviço para as pessoas ideais, que são aquelas pessoas que possuem motivo e budget para fazer negócios com você. 

Analise os perfis das principais redes sociais para descobrir em qual rede mais encontra o seu público. Arthur Campos, CMO (Chief Marketing Office) da BHub costuma perguntar: “Onde você encontra anúncios de brinquedos?” A ideia das marcas infantis é de anunciar em meios que sejam acessíveis aos pequenos consumidores! 

O Relatório Digital 2021 pode apresentar dados interessantes sobre cada rede social para seu negócio, clique aqui e acesse a versão em inglês. 

4. Otimize o tempo das tarefas burocráticas

Contratos e documentos fazem parte da rotina de todos empreendedores e isso não deve ser diferente para você. A importância de não assinar nada sem ler é muito grande, mas apesar da importância, acaba negligenciada por muitos empreendedores. 

Redigir ou compôr contratos que ofereçam proteção para todas as partes envolvidas também é uma necessidade recorrente de muitos empreendedores. Mas muitos deles ainda utilizam modelos de contratos prontos, retirados da internet e que precisam apenas serem ‘preenchidos’. A pergunta (um tanto quanto retórica) é: “Será que contratos prontos oferecem a segurança e cobertura que você e seu negócio merecem e precisam?”. 

Além disso, nada melhor do que outra frase clichê para responder a retórica: “o barato sai caro”. A menos, é claro, que o barato escolhido seja o plano mensal de assessoria jurídica da BHub… Aí o barato é barato mesmo e te oferece a tranquilidade que você precisa para se dedicar integralmente ao core de seu negócio. 

5. Mantenha-se informado

Desse modo, informe-se muito e acompanhe todas as notícias que conseguir. Saber o que acontece no mercado externo, interno e em sua área de atuação podem fazer seu empreendimento se destacar. 

Gif de um gato folheando um livro. Dicas de empreendedor para empreendedor

Ao estar informado, você estará sempre um passo à frente de seus concorrentes ou de empreendedores que têm ideias similares. Com isso, você pode antecipar um lançamento, prever demandas e até mesmo fazer ajustes necessários para que seu produto ou serviço esteja atualizado para atender as mais novas necessidades de seu público. 

Contudo, um jeito super legal de se informar é assinar a ‘Newsletter da BHub’. Nossa newsletter é um verdadeiro Hub de Informações essenciais para os empreendedores. A primeira edição será enviada agora no mês de Novembro e você não pode ficar fora dessa! Clique aqui para receber a BHub News!

Por hoje é só empreendedores! Estamos nos dedicando muito para oferecer informações úteis, notícias atualizadas e dicas essenciais para os grandes medalhistas empreendedores brasileiros. Continue em nosso blog para se atualizar sobre assuntos importantes para o seu negócio

Últimos posts