FacebookTwitterLinkedIn

Saiba qual é o passo a passo para trocar de contador

Vemos os braços de uma mulher sobre uma mesa, trabalhando com calculadora, cadernetas e notebook, aparentemente fazendo contas ou planejamento, para ilustrar artigo sobre o passo a passo para trocar de contador.

Se a contabilidade contratada para a sua empresa não está mais oferecendo os serviços esperados, saiba que fazer a troca é mais simples do que parece. Preparamos aqui um passo a passo para você entender como trocar de contador. 

Os empreendedores acabam sofrendo nesse momento por falta de transparência e organização. “A transição de contabilidade é normalmente doída, porque é preciso pegar as informações anteriores para efetivamente conseguir gerar valor com as informações atuais. Afinal, a contabilidade é contínua”, explicou Ítalo Borges, líder do time de Customer Success da BHub.

Porém, diferentemente do que a maioria acredita, esse processo só exige o encerramento do contrato atual e a entrega da documentação da empresa para o novo profissional.


Quando trocar de contador? 

De janeiro a dezembro, geralmente, temos o ano fiscal, no qual toda a contabilidade é preparada e as obrigações acessórias são entregues. Por isso, o término desse ciclo de 12 meses é a melhor hora para fazer a troca. 

“Fazer isso no meio do período significa ficar na mão de dois prestadores de serviço”, argumentou Borges.

“Quando começo em janeiro com uma nova contabilidade, ela vai começar do início. Eu vou precisar das informações anteriores? Vou. Mas o contador vai conseguir me gerar um documento com os dados que ele precisa”, acrescentou.

Por que trocar de contador?

Há vários motivos para realizar a troca da contabilidade da sua empresa. Os mais comuns são por dificuldades na comunicação ou pelo não cumprimento dos prazos. Mas, antes mesmo de verificar esses problemas, é preciso analisar se há confiança entre as partes. 

“Contador é confiança. É preciso saber se você está indo para um contador que efetivamente vai conseguir te atender e que realmente entende do seu negócio”, comentou Ítalo. 

A dica do especialista da BHub é procurar alguém que conheça seus produtos e serviços, além de ajudar nos gargalos da contabilidade. 

“Eu estou infeliz, porque o relacionamento com meu contador não é bom. Então, eu quero trocar para um com quem eu tenha um relacionamento melhor. Estou infeliz, porque meu contador não cumpre os prazos. Vou precisar de alguém que faça isso. Estou infeliz, porque meu contador não me dá um suporte mais consultivo. Vou procurar um perfil que se adeque mais a mim”, disse Borges. 

Passo a passo para a troca

Depois de identificar qual é o maior problema da contabilidade da sua empresa e entender qual é o profissional ideal para o seu negócio, chegou a hora de efetivamente trocar de contador. 

Para isso, você precisa:

Verificar o contrato atual 

Antes de qualquer coisa, confira o atual contrato do seu contador. Alguns profissionais trabalham com cláusulas que preveem multas ou que obrigam um aviso prévio para a rescisão. 

Inclusive, é importante checar se a contabilidade atual deixou algum serviço pendente previsto no contrato. 

Comunicar a decisão ao contador atual

Para oficializar a decisão, você pode enviar um e-mail ou uma carta registrada em correio para o atual contador. 

Neste documento, é preciso especificar o pedido do encerramento do contrato e a data final do término do serviço. Também é importante pedir toda a documentação, logins e senhas que possam estar com o profissional. 

Você pode terminar a comunicação solicitando um relatório de situação cadastral para verificar se há mais alguma pendência. 

Contratar um novo contador

Com o encerramento do contrato com o antigo contador, você pode efetivar a contratação do novo serviço de contabilidade. Nesse momento, é importante deixar as possibilidades e necessidades alinhadas entre prestador e empresa.

Contabilidade consultiva da BHub

Na BHub, você encontra profissionais que entendem do seu negócio. Nossos clientes têm acesso a todas as informações de forma eficiente e rápida, com atendimento proativo e humanizado. 

Com o Contabilidade as a Service, o empreendedor pode focar no que é mais importante para sua empresa, enquanto nós fazemos o trabalho burocrático. O melhor de tudo: economizando tempo e dinheiro. 

E, quando falamos sobre troca de contador, a BHub vai atrás da documentação necessária com o seu atual prestador. Assim, você só faz a ponte entre o contador atual e a BHub. É a decisão certa para a contabilidade da sua empresa. 

Leve a gestão financeira do seu negócio para o futuro. Conheça nossos planos e converse com nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts