FacebookTwitterLinkedIn

Data Room e Due Diligence: O que são e para que servem?

data room

O que é Data Room?

Data Room é um termo muito comum entre empreendedores e profissionais envolvidos em startups ou empresas que almejam participar de rodadas de investimentos.  Confira abaixo uma tradução simples do termo, feita pelo Guilherme Fernandes, Head de Legal na BHub:

Guilherme Fernandes, Head de Legal Ops da BHub

 

Guilherme Fernandes

O Data Room é basicamente uma nuvem em que são inseridos documentos da empresa. Esses documentos normalmente são solicitados na auditoria e podem englobar, por exemplo: atos societários, contratos em geral, instrumentos de financiamento, cópias de processos, contratos de trabalho, documentos de propriedade intelectual, documentos imobiliários, entre outros.

Há algum tempo, os data-rooms eram espaços físicos, com capacidade de armazenar e organizar documentos, normalmente localizados nos departamentos jurídicos das empresas. No entanto, a demora para acessar os arquivos físicos, a estrutura de segurança e preocupação com cópias de segurança, levaram a tecnologia para o ‘data room’, deixando-o nas nuvens.

O que é Due Diligence?

Due Diligence também é um termo bastante utilizado pelas empresas que desejam participar de rodadas de investimentos. O processo é muito similar a uma auditoria e os profissionais envolvidos no Due Diligence analisam a lista de documentos e informações solicitados à startup pelos fundos de investimentos.

Tais documentos buscam avaliar e comprovar a situação da empresa que está prestes a receber investimentos. É usual solicitar certidões das empresas e fundadores para verificar pendências legais ou dívidas.

Enviam-se os documentos analisados aos investidores, portanto, é vital organizar um data room para o acesso fácil às informações.

Como organizar o data room?

A organização de um data room robusto requer, além de uma infraestrutura segura para a web, a seleção de documentos que normalmente são solicitados e também aqueles que podem vir a ser solicitados.

Aqui na BHub nós temos um serviço de Organização do Data Room. Nosso trabalho é organizar as pastas, mediante inserção ou remanejamento de documentos conforme as listas de solicitações enviadas pelos auditores.

Com essa organização, a BHub ajuda os empreendedores a atenderem às demandas exigidas de forma muito mais célere e padronizada. Nós mantemos um contato constante e direto com o empreendedor durante a construção do Data Room, desse modo o empreendedor pode focar no que realmente precisa de sua atenção: o contato com a parte auditora.

Um case de sucesso

Ademais, recentemente, quem contou com o apoio do time jurídico da BHub foi a Dolado. Nosso cliente é uma plataforma de soluções para lojistas e empreendedores, eles desenvolvem maneiras de melhorar as dores do comerciante, que gostaria de ter sua loja online, mais controle da gestão de seus negócios e eliminar a necessidade de estoque.

A ideia de nosso cliente Dolado é genial, tão genial que eles precisaram construir e organizar o Data Room em tempo recorde. A BHub apoiou esse processo, nossos especialistas organizaram as pastas de acordo com as solicitações recebidas pelo nosso cliente e o resultado foi esse:

“Nossa experiência foi bastante produtiva, acionamos toda a turma da BHub em cima da hora e as pessoas estavam prontas para nos ajudar… A BHub nos ajudou a dar um norte para nosso Data Room e, também, a executá-lo. Sozinho, eu provavelmente perderia um tempão e precisaria de uma capacidade interna gigantesca para essa construção”, comentou Felipe Simões, CPO da Dolado.

Contudo, após a construção do Data Room, a BHub também adicionou novos arquivos à nuvem, complementando e cumprindo solicitações adicionais de documentos por parte dos investidores ao nosso cliente.

Ademais, nós também auxiliamos a Dolado no processo de Due Diligence, avaliando a documentação solicitada, colocando-a no Data Room e emitindo as certidões que comprovam a inexistência de ações judiciais, dívidas e outros.

Data Room e Due Diligence: você precisa de ajuda?

Desse modo, se você precisa de ajuda na construção de seu Data Room ou preparação de sua Due Diligence, conte com a BHub! Estamos prontos para apoiar todos os empreendedores e executivos que não sabem como começar ou não possuem um time jurídico interno para essas demandas.

Que tal falar com um dos especialistas BHub, explicar sua necessidade e ouvir como podemos te apoiar nessa fase? Clique aqui e escreva para nós.

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts