Lupa
share image

Data Room e Due Diligence: O que são e para que servem?

Gestão Eficiente

Autor: Marketing BHub

Publicado em 20 de dezembro de 2021

Publicado em 20 de dezembro de 2021

O que é Data Room?

Data Room é um termo muito comum entre empreendedores e profissionais envolvidos em startups ou empresas que almejam participar de rodadas de investimentos.  Confira abaixo uma tradução simples do termo, feita pelo Guilherme Fernandes, Head de Legal na BHub:

 

Guilherme Fernandes

O Data Room é basicamente uma nuvem em que são inseridos documentos da empresa. Esses documentos normalmente são solicitados na auditoria e podem englobar, por exemplo: atos societários, contratos em geral, instrumentos de financiamento, cópias de processos, contratos de trabalho, documentos de propriedade intelectual, documentos imobiliários, entre outros.

Há algum tempo, os data-rooms eram espaços físicos, com capacidade de armazenar e organizar documentos, normalmente localizados nos departamentos jurídicos das empresas. No entanto, a demora para acessar os arquivos físicos, a estrutura de segurança e preocupação com cópias de segurança (em caso de acidentes), levaram a tecnologia para o ‘data room’, deixando-o nas nuvens.

O que é Due Diligence?

Due Diligence também é um termo bastante utilizado pelas empresas que desejam participar de rodadas de investimentos. O processo é muito similar a uma auditoria e os profissionais envolvidos no Due Diligence analisam a lista de documentos e informações solicitados à startup pelos fundos de investimentos.

Tais documentos buscam avaliar e comprovar a situação da empresa que está prestes a receber investimentos. Além da documentação da startup, também é comum a solicitação de certidões em nome das empresas correlatas e de seus fundadores para atestar inexistência de ações judiciais, dívidas e outros.

Após a análise da documentação, os arquivos são disponibilizados aos fundos e, por esse motivo, é importante ter um data room organizado para que as informações solicitadas estejam acessíveis.

Como organizar o data room?

A organização de um data room robusto requer, além de uma infraestrutura segura para a web, a seleção de documentos que normalmente são solicitados e também aqueles que podem vir a ser solicitados.

Aqui na BHub nós temos um serviço de Organização do Data Room. Nosso trabalho é organizar as pastas do Data Room, mediante inserção ou remanejamento de documentos conforme as listas de solicitações enviadas pelos auditores (escritório de advocacia, fundo de investimento ou outros).

Com essa organização, a BHub ajuda os empreendedores a atenderem às demandas exigidas de forma muito mais célere e padronizada. Nós mantemos um contato constante e direto com o empreendedor durante a construção do Data Room, desse modo o empreendedor pode focar no que realmente precisa de sua atenção: o contato com a parte auditora.

Data Room e Due Diligence: case de sucesso

Recentemente, quem contou com o apoio do time jurídico da BHub foi a Dolado. Nosso cliente é uma plataforma de soluções para lojistas e empreendedores, eles desenvolvem maneiras de melhorar as dores do comerciante, que gostaria de ter sua loja online, mais controle da gestão de seus negócios e eliminar a necessidade de estoque.

A ideia de nosso cliente Dolado é genial, tão genial que eles precisaram construir e organizar o Data Room em tempo recorde. A BHub apoiou esse processo, nossos especialistas organizaram as pastas de acordo com as solicitações recebidas pelo nosso cliente e o resultado foi esse:

“Nossa experiência foi bastante produtiva, acionamos toda a turma da BHub em cima da hora e as pessoas estavam prontas para nos ajudar… A BHub nos ajudou a dar um norte para nosso Data Room e, também, a executá-lo. Sozinho, eu provavelmente perderia um tempão e precisaria de uma capacidade interna gigantesca para essa construção”.

Felipe Simões – CPO Dolado

Após a construção do Data Room, a BHub também adicionou novos arquivos à nuvem, complementando e cumprindo solicitações adicionais de documentos por parte dos investidores ao nosso cliente.

Nós também auxiliamos a Dolado no processo de Due Diligence, avaliando a documentação solicitada, colocando-a no Data Room (previamente organizado) e emitindo as certidões que comprovam a inexistência de ações judiciais, dívidas e outros.

Data Room e Due Diligence: você precisa de ajuda?

Se você precisa de ajuda na construção de seu Data Room ou preparação de sua Due Diligence, conte com a BHub! Estamos prontos para apoiar todos os empreendedores e executivos que não sabem como começar ou não possuem um time jurídico interno para essas demandas.

Que tal falar com um dos especialistas BHub, explicar sua necessidade e ouvir como podemos te apoiar nessa fase? Clique no botão abaixo e escreva para nós.

Dicas de empreendedor para empreendedor

Posts Relacionados

Últimos posts

imagem de um banner

Economize tempo e dinheiro

Garanta a excelência de uma equipe especializada a um preço justo e acessível.

Falar com especialista