FacebookTwitterLinkedIn

Controle de fluxo de caixa: o que é e quais são os tipos

Se você é empresário ou administrador, sabe da importância de manter a organização financeira da empresa. Acompanhar apenas as entradas e saídas de vendas, serviços ou contratos está longe de ser uma boa maneira de preservar a saúde do negócio.

Exatamente para organizar essa demanda que o controle de fluxo de caixa se apresenta como a ferramenta ideal. Ele possibilita um controle efetivo de todas as movimentações financeiras do seu comércio, indústria ou prestação de serviço. Como resultado, você terá uma projeção econômica mais fidedigna.

O que é fluxo de caixa?

De maneira simplificada, podemos dizer que fluxo de caixa é um instrumento utilizado pelos gestores para acompanhar os aspectos financeiros da organização.

Trata-se de um relatório contendo os cálculos das entradas, que incluem as vendas à vista, a prazo e em débito. Além disso, também são registradas as saídas, que são despesas, tributos, investimentos e compras de suprimentos, entre outros gastos necessários para a manutenção do negócio.

O objetivo de relacionar esses dados é justamente acompanhar a saúde financeira da empresa, garantindo que ela tenha condições adequadas para crescer e se desenvolver. O fluxo de caixa, portanto, monitora todo o dinheiro que entra na sua conta e qual percentual é responsável para cobrir as despesas do empreendimento.

Empresas que não utilizam essa ferramenta podem ter grandes dificuldades contábeis. Afinal, sem o controle fica mais fácil gastar mais do que é recebido, desequilibrando a balança financeira do caixa. 

É por isso que estabelecer um rígido acompanhamento das movimentações financeiras da empresa não é só uma questão burocrática ou um protocolo a ser seguido: é o caminho certo para a lucratividade.

Tipos de controle de fluxo de caixa

Existem diversas formas de fazer o controle de fluxo de caixa e a escolha pelo melhor modelo vai depender dos objetivos do negócio:

Fluxo direto

É o modelo mais utilizado no mercado, pois considera a forma bruta das operações, registrando as movimentações sem realizar os devidos descontos.

Dessa forma, os lançamentos das entradas e saídas são organizados por categorias, conforme a atividade do negócio.

Fluxo indireto

É uma técnica que utiliza o balanço patrimonial para considerar a variação de ativos em um período.

Ele se refere aos lucros e prejuízos indicados no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), que são atualizados com base em fatores econômicos, como depreciação, amortização e variação nas contas patrimoniais.

Fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa projetado realiza projeções sobre recebimentos e pagamentos, objetivando prever receitas e gastos, como: 

  • Necessidade de recursos;
  • Fundos de reserva;
  • Potencial de venda da empresa;
  • Capital de giro para manter o negócio funcionando.

Esse modelo permite que a organização se programe melhor para o pagamento das dívidas, respeito aos prazos e aplicação de recursos.

Fluxo de caixa operacional

Essa modalidade corresponde ao registro de movimentação dos gastos e receitas operacionais, como aquisição de matéria-prima, folha salarial e manutenção do estoque.

Nesse caso, não se consideram os rendimentos de ativos, tributos, compra de imobilizados, taxas e outras contas alheias à operação.

Fluxo de caixa livre

Essa ferramenta corresponde ao saldo do caixa após as deduções e os pagamentos contábeis.

Por esta razão, é mais empregado em estimativas financeiras e na valoração de um negócio, já que indica uma possível distribuição de dividendos de uma organização.

Assim, sua fórmula envolve o controle de fluxo de caixa operacional menos a amortização, depreciação e compras de imobilizados.

Benefícios de realizar o controle de fluxo de caixa

Manter o controle do fluxo de caixa não é tarefa fácil. É preciso organização para não perder informações ou lançá-las de maneira incorreta.

Por isso, o gestor deve lançar sistematicamente os dados em uma plataforma apropriada para estruturar as entradas e saídas de suas finanças.

Embora dê trabalho, manter o fluxo de caixa atualizado traz uma série de vantagens para o negócio, como:

  • Evita gastos desnecessários;
  • Garante o cumprimento das obrigações, evitando problemas judiciais;
  • Melhora a tomada de decisão, já que a ferramenta permite fazer previsões de lucros ou prejuízos;
  • Permite melhor planejamento financeiro;
  • Identifica onde o dinheiro está sendo gasto;
  • Permite expandir na hora certa.

Empreendedor raiz sabe de cor que, para manter o negócio funcionando, não dá pra esquecer da constante atualização do controle de fluxo de caixa. Só que muita startup e pequena empresa não tem sucesso na empreitada por falta de pessoas capacitadas a realizar esse tipo de tarefa.

Se esse é o seu caso, e sua empresa não dispõe de orçamento para ter uma equipe contábil e financeira que realize esse trabalho de forma adequada, não se desespere: nós temos a solução.

Conheça a BHub!

A BHub possui um serviço de gestão por assinatura para o empreendedor do futuro. Enquanto você cuida das estratégias para que a sua empresa cresça, nossos especialistas executam toda a parte administrativa.

Assim, você pode escolher o plano que melhor atende às necessidades do seu negócio, e entramos em contato para estruturar o processo e implementar todo o serviço.

A melhor parte é que, ao escolher os serviços que precisam ser implementados na sua empresa, será possível optar pela assinatura mensal que cabe no orçamento do seu negócio!

Conte com os especialistas da BHub para controlar o fluxo de caixa da sua empresa. Fale conosco e conheça nossos planos!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts