FacebookTwitterLinkedIn

Contabilidade digital: como funciona e quais seus benefícios

Empresário analisando o mercado de ações de investimento e gráfico gráfico de crescimento econômico no tablet para ilustrar assim o artigo sobre como funciona e quais os benefícios da contabilidade digital.

No mundo digitalizado de hoje, as empresas estão caminhando para a contabilidade digital para agilizar seus processos financeiros. A contabilidade digital é o processo de gerenciar transações e registros financeiros eletronicamente, eliminando a necessidade do modelo mais tradicional.

Ela envolve o uso de software de contabilidade e plataformas baseadas em nuvem para gerenciar e armazenar dados financeiros com segurança. Dessa forma, as empresas podem rastrear com precisão suas receitas e despesas, gerar relatórios financeiros e tomar decisões informadas com base em dados em tempo real.

Neste artigo, vamos explorar como a contabilidade digital funciona, seus benefícios e como as empresas podem implementá-la para melhorar sua gestão financeira.

Quer você seja um pequeno empreendedor ou um contador que queira ficar à frente do jogo, este artigo lhe fornecerá o conhecimento necessário para entender os fundamentos da contabilidade digital.

Benefícios da contabilidade digital

A contabilidade digital tem inúmeros benefícios, incluindo maior precisão, eficiência e acessibilidade. 

Com a contabilidade digital, as empresas podem eliminar a necessidade de entrada manual de dados, reduzindo o risco de erros e economizando tempo. O software de contabilidade digital pode reconciliar automaticamente extratos bancários, gerar faturas e processar pagamentos, liberando recursos valiosos que podem ser usados para outras tarefas.

Além disso, o software pode fornecer informações financeiras em tempo real, permitindo que as empresas tomem decisões informadas sobre suas finanças.

Outro benefício da contabilidade digital é o aumento da acessibilidade. O software baseado em nuvem permite que as empresas acessem seus dados financeiros de qualquer lugar com uma conexão à internet. Isto significa que os empresários e contadores podem acessar as informações financeiras de qualquer lugar, facilitando o gerenciamento das finanças e a tomada de decisões informadas.

Diferenças entre o modelo tradicional e digital

A contabilidade tradicional envolve a escrituração contábil manual, onde as transações financeiras são registradas em livros contábeis físicos. Este processo pode ser demorado e propenso a erros. 

A contabilidade digital, por outro lado, envolve o uso de software de contabilidade e plataformas baseadas em nuvem para gerenciar transações financeiras e registros eletronicamente. Este processo é mais rápido, mais preciso e mais acessível do que a contabilidade tradicional.

Outra diferença entre a contabilidade tradicional e a contabilidade digital é o nível de automação. Um software pode automatizar muitas tarefas, tais como faturamento, processamento de pagamentos e conciliação bancária. A contabilidade tradicional, por outro lado, requer a entrada manual de dados e cálculos, o que pode ser demorado e propenso a erros.

Como funciona a contabilidade digital

A contabilidade digital funciona usando um software online para gerenciar transações financeiras e registros eletronicamente. Ele pode reconciliar automaticamente extratos bancários, gerar faturas e processar pagamentos.

Além disso, o software online pode fornecer informações financeiras em tempo real, permitindo que as empresas tomem decisões informadas sobre suas finanças.

As plataformas baseadas em nuvens também são um componente chave deste modelo. Estas plataformas permitem às empresas armazenar e acessar dados financeiros com segurança de qualquer lugar com uma conexão à internet. Isto significa que os empresários e contadores podem acessar informações em qualquer lugar, facilitando a gestão financeira e a tomada de decisões informadas.

Melhores práticas para contabilidade digital

Para obter o máximo da contabilidade digital, as empresas devem seguir as melhores práticas, tais como reconciliar regularmente as contas, manter registros precisos e usar senhas fortes e outras medidas de segurança para proteger os dados financeiros. 

Além disso, as empresas devem usar softwares de contabilidade adequados às suas necessidades e devem rever e atualizar regularmente seus processos financeiros para garantir sua eficiência e eficácia.

Segurança e privacidade de dados na versão online

Uma preocupação com a contabilidade digital é a segurança e a privacidade dos dados. Plataformas de contabilidade baseadas em nuvem armazenam dados financeiros em servidores remotos, que podem ser vulneráveis a hackers e outras ameaças à segurança. 

Para mitigar estes riscos, as empresas devem utilizar fornecedores de software de contabilidade de boa reputação que ofereçam recursos de segurança robustos, tais como criptografia, autenticação multi-fator e backups regulares de dados.

Outra forma de proteger os dados financeiros é limitar o acesso às informações sensíveis. As empresas só devem conceder acesso aos dados financeiros ao pessoal autorizado e devem usar senhas fortes, além de outras medidas de segurança, para proteger as informações sensíveis do negócio.

Vantagens da terceirização da contabilidade digital

A terceirização da contabilidade digital pode ter muitas vantagens para as empresas. Ao terceirizar esse serviço, as empresas liberam recursos valiosos para outras tarefas do negócio.

Além disso, a terceirização pode proporcionar acesso a conhecimentos especializados, tais como planejamento tributário e relatórios financeiros.

A terceirização da contabilidade digital também pode proporcionar a redução de custos. Assim, as empresas podem evitar os custos de contratação e treinamento do pessoal de contabilidade interna.

Outra vantagem é que essa terceirização pode proporcionar economia de custos, reduzindo a necessidade de software e hardware de contabilidade caros.

Você conhece a BHub?

Contar com profissionais capacitados para cuidar da contabilidade da sua empresa pode te deixar mais tranquilo. Ainda mais se o serviço oferecido for um modelo de contabilidade digital com custo acessível e perfil consultivo.  

Com o pacote Contabilidade as a Service, a BHub faz o gerenciamento contábil, operacionalizando obrigações e demonstrações para garantir a saúde do negócio. 

Com visibilidade financeira e acesso a todos os dados, são resolvidas operações administrativas para que o empreendedor possa focar totalmente no core business. Além disso, os especialistas oferecem insights que auxiliam na conquista de seus objetivos, inclusive entendendo qual o melhor enquadramento tributário para o momento da empresa. 

Tem interesse em desburocratizar o seu backoffice? Então, converse agora com um de nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts