FacebookTwitterLinkedIn

Do atendimento proativo ao uso de dados: como a contabilidade consultiva vai revolucionar o seu negócio

Você já ouviu falar de contabilidade consultiva? A BHub organizou ontem (13) o webinar “Desmistificando contabilidade para startup“, mostrando como este modelo alia a expertise de bons profissionais ao uso de tecnologia de ponta.

Conduzido por três especialistas da BHub – Ítalo Borges, líder do time de Customer Success, Ricardo Correia, gerente de operações, e Davi Gonçalves, business architect -, o webinar teve pouco mais de uma hora de duração e passeou por temas como a influência do regime tributário no caixa das empresas, o uso de dados na contabilidade, a figura do contador como um parceiro de negócios e a complexidade do sistema tributário brasileiro. 

Se você não conseguiu acompanhar, não tem problema. Nossa equipe selecionou os melhores tópicos do webinar. Cinco minutos são suficientes para você entender os principais pontos abordados por nossos especialistas. 

As vantagens da contabilidade consultiva e do uso de dados

Ao deixar de lado o contador tradicional e optar pela contabilidade consultiva, o cliente é capaz de alcançar a melhor opção de regime tributário, o melhor enquadramento sindical e ter visibilidade financeira do que acontece em sua empresa. A inteligência de dados, quando combinada à prestação de serviço de bons profissionais contábeis, possibilita tomadas de decisões mais certeiras. 

“Conseguimos levar informação que tenha impacto para o bom direcionamento do negócio. Levamos os dados de forma tempestiva e palatável para que o cliente possa tomar sua decisão”, disse Davi Gonçalves. 

Ademais, segundo ele, os contadores tradicionais entregam materiais que o cliente muitas vezes não compreende. Com qualidade e dados assertivos, facilitando a compreensão do cliente, o contador consultivo pode dar apoio ao empreendedor e auxiliar na governança do negócio. 

“Precisamos ter a assessoria de um bom contador. Alguém que vai conseguir olhar, projetar e planejar o seu negócio”, acrescentou Ricardo Correia. 

A influência do regime tributário 

O regime tributário tem influência sobre a sua empresa inteira. O trabalho por trás da escolha de qual enquadramento seguir pode oferecer mais benefícios do que os empreendedores imaginam. 

“A figura do contador é relevante para todos os momentos da empresa. Muita gente prefere o caminho mais fácil, mas ele não necessariamente é o melhor e o menos oneroso”, comentou Ricardo sobre a importância de ter um profissional desta área como um “braço direito”.

“Segundo pesquisa do Sebrae, 79% dos empresários gostariam de ter recomendações do contador para melhorar o seu negócio. Não é só uma estrutura contábil. É o negócio como um todo”, complementou Davi.

Em suma, um exemplo da importância de escolher o enquadramento tributário correto foi citado pelo trio durante o webinar. A equipe da BHub sugeriu que a Clicampo, agtech que vem crescendo de maneira exponencial, mudasse seu enquadramento, deixando o Simples Nacional e partindo para o Lucro Real sem deixar de cumprir 100% das obrigações com o governo.

O resultado dessa mudança foi que a Clicampo deixou de pagar desnecessariamente R$ 1 milhão em impostos em 2022.

A complexidade brasileira

Ademais, o Brasil é um dos países com maior complexidade tributária do mundo. Não à toa, nosso sistema fez com que o país fosse chamado por diversos especialistas de “manicômio tributário”. Algumas decisões podem custar caro ao empreendedor. O regime tributário escolhido, por exemplo, é capaz de levar o empreendimento ao sucesso ou ao fracasso. 

“Aqui, dificultam a ascensão de empresas que estão começando. O cenário tributário complexo brasileiro pode fazer com que você queira simplificar tudo. Mas nem sempre é o melhor para a sua empresa”, frisou Ricardo. 

“A dica do especialista é ter, desde a abertura do negócio, a assessoria de bons profissionais, como contadores e advogados, para driblar as dificuldades do nosso país. 

A BHub pode ser uma extensão da sua empresa

Assim como a Clicampo escolheu a BHub para desburocratizar os negócios, você também pode ter a nossa equipe técnica qualificada como uma extensão de sua empresa. 

Contudo, nossa prioridade é, por meio de um atendimento proativo e humanizado, levar informações assertivas de maneira simplificada para nossos clientes alcançarem o sucesso. 

Conhecemos os mercados que atendemos para criar soluções inovadoras e tecnológicas. “Nosso mix de produtos permite que abracemos a gestão como um todo, transformando empresas e vidas”, resumiu Davi. 

Clique aqui para conferir o webinar na íntegra!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts