FacebookTwitterLinkedIn

Conheça os diferentes tipos de contabilidade e suas funções

Entender os diversos tipos de contabilidade é essencial para qualquer empresa que deseja organizar seus dados financeiros e econômicos de maneira eficiente. Esse conhecimento também ajuda a maximizar resultados, respeitar a legislação e lidar com aspectos particulares de cada negócio.

Dentre as várias atividades econômicas que podem ser escolhidas para o seu negócio, existem diferenças relacionadas à área contábil. Por causa disso, é possível, e até recomendado, ter tipos específicos de contabilidade para cada uma.

A escolha correta pode proporcionar a diminuição dos custos, melhorando o trabalho da contabilidade. Afinal, com um departamento contábil personalizado e adaptado às demandas da sua empresa, você evita desperdício de tempo e de recursos.

Quer entender melhor os tipos de contabilidade e como eles se aplicam no dia a dia da sua organização? Acompanhe este artigo!

Tipos de contabilidade e para que servem

Com exceção de quem é Microempreendedor Individual (MEI), a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, não importa o seu tipo societário. Segundo o artigo 1.179 da Lei n.º 10.406, todo empresário ou sociedade empresária está sujeito a essa obrigatoriedade.

Diante disso, é fundamental escolher o tipo de contabilidade mais apropriado para o seu empreendimento. Confira a seguir alguns exemplos:

Contabilidade financeira

A contabilidade financeira tem como foco a análise de informações e transações monetárias do negócio. Seu intuito é conferir a exatidão dos números para a produção de documentos, como demonstrativos e balancetes.

Com esses registros, é possível averiguar a saúde financeira da sua empresa e determinar os próximos passos. Além disso, a disponibilização integral deles para os públicos interno e externo reforça a transparência dos seus dados.

A contabilidade financeira lida com itens como receitas, despesas, fluxo de caixa e outros, todos essenciais para uma boa gestão financeira.

Duas pessoas brancas, vestindo roupas sociais, estão sentadas em frente a uma mesa de escritório. Uma delas segura uma prancheta com uma folha de papel repleta de gráficos de desempenho na mão esquerda e uma caneta na mão direita, enquanto a outra pessoa aponta para um dos gráficos. Sobre a mesa, à frente delas, há dois laptops prateados.
Sem uma boa contabilidade financeira, toda a sua estrutura de custos pode ruir.

Contabilidade fiscal

A contabilidade fiscal, por sua vez, tem relação com o recolhimento de tributos e impostos. O sistema tributário brasileiro é complexo e sofre mudanças constantemente. Nesse cenário, sua empresa vai precisar lidar com tributos de ordens federal, estadual, municipal e outras.

A contabilidade fiscal existe para organizar tudo isso, permitindo que você pague os impostos de modo certeiro, evitando eventuais multas ou sanções. Esse tipo de contabilidade também ajuda a escolher o regime tributário mais adequado para a atividade comercial, livrando-o do pagamento incorreto dos tributos.

Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial procura executar atividades contábeis de maneira alinhada ao crescimento empresarial. Seu objetivo é que a empresa não apenas tenha uma boa gestão contábil e fiscal, mas que também possa maximizar seus resultados com mais eficiência.

Ela auxilia na tomada de decisão e reduz possibilidades de perdas ou erros na gestão contábil, indicando possibilidades de crescimento ou de diminuição de custos.

Contabilidade de custos

Por falar em custos, existe um tipo de contabilidade específico para eles. Voltada à análise e gestão de despesas, a contabilidade de custos visa examinar e indicar maneiras de diminuir gastos e despesas.

Com ela, você pode detectar pontos de desperdício no seu negócio e atuar para reduzi-los. Ela também pode auxiliar na precificação, ao mostrar se os valores cobrados por produtos e serviços da sua empresa estão condizentes com a realidade.

Uma mulher asiática branca, vestindo uma roupa também branca com detalhes geométricos pretos, está segurando uma caneta, com uma das pontas entre os dedos da mão direita e a outra ponta tocando a sua testa. À sua frente, há uma tela de computador, com gráficos de desempenho sendo exibidos.
A contabilidade de custos pode identificar diversas ineficiências no seu negócio.

Contabilidade pública

Voltada à relação da empresa com órgãos do governo, a contabilidade pública avalia o cumprimento de todas as suas obrigações contábeis. Desse modo, evita multas, penalizações, erros em cadastros e outros problemas que podem impactar a atividade empresarial.

Contabilidade internacional

O objetivo desse tipo de contabilidade é analisar, organizar e manter dentro da lei transações realizadas pela sua empresa com entes de outros países.

Com isso, é possível fechar negócios internacionais, importar e exportar recursos com segurança e pagar os impostos devidos, conforme a legislação relacionada ao comércio exterior.

Contabilidade rural

A contabilidade rural está relacionada às empresas que atuam no campo, em atividades agroindustriais e similares. Isso é necessário porque existem particularidades contábeis para esse tipo de empresa que devem ser respeitadas e exigem conhecimento específico.

Registros contábeis sobre agricultura e pecuária são bem comuns nesse tipo de contabilidade. Custos referentes às plantações ou aos produtos agrícolas utilizados, ou, então, registros sobre as entradas e saídas dos animais em uma fazenda devem ser contabilizados.

Tributos, regras jurídicas e normas próprias para empresas desse ramo também são temas tratados pela contabilidade rural.

Contabilidade imobiliária

Com a contabilidade imobiliária, empresas que atuam no mercado de imóveis podem trabalhar com mais eficiência e segurança. Afinal, esse é um setor que também conta com suas particularidades no que diz respeito aos impostos e à prestação de contas.

Por exemplo, o laudêmio, taxa cobrada na venda de um imóvel em terreno da União, é algo que merece atenção da contabilidade imobiliária. A cobrança dessa taxa, equivalente a 5% do valor do imóvel, é feita apenas uma vez e não incide em caso de doação ou herança.

Portanto, a contratação de um contador experiente nesse mercado faz total diferença em transações imobiliárias.

É possível ver uma chave de porta e um chaveiro em formato de casa sobre uma mesa de madeira. Ao lado, uma casinha em miniatura. Ao fundo, fora de foco, o que parece ser um escritório ou sala de reuniões.
A contabilidade imobiliária pode ser a chave para o sucesso nesse ramo tão disputado.

Auditoria contábil

A auditoria contábil é um tipo de contabilidade voltado à transparência e contribui para que os registros da empresa estejam em conformidade com a lei. Ao mesmo tempo, essa modalidade procura encontrar erros, irregularidades ou sinais de fraudes.

Ademais, na auditoria contábil, analisam-se criticamente demonstrativos, balanços e outros relatórios para garantir a conformidade com a legislação. Podem executar os processos de auditoria internamente ou externamente, contratando empresas especializadas.

Perícia contábil

A perícia contábil analisa movimentações, registros e outros documentos relacionados a aspectos legais e jurídicos para gerar laudos ou pareceres contábeis

Seu objetivo é produzir laudos que atestem a autenticidade de informações apresentadas à justiça. Com ela, a sua empresa pode prestar esclarecimentos diante de um problema jurídico, por exemplo.

Em primeiro plano, é possível ver um malhete, o popular “martelinho de juiz”, sobre uma mesa de madeira em um escritório. Ao fundo, fora de foco, um homem branco, vestindo terno, está sentado em frente a um laptop apoiado sobre essa mesma mesa. Ao lado do aparelho, há vários documentos e pastas.
A perícia contábil pode livrar o seu negócio de vários problemas jurídicos.

Contabilidade digital

Por fim, a contabilidade digital utiliza diversos recursos tecnológicos para a gestão, produção de relatórios gerenciais, pagamento de tributos e diversas outras atividades.

Vários processos contábeis são realizados por sistemas, sites ou aplicativos, de maneira rápida e segura. A contabilidade digital permite economizar tempo e dinheiro, além de trazer mais praticidade na gestão da informação e na geração de relatórios.

Outra vantagem da contabilidade digital é a integração com sistemas empresariais, que podem abastecer relatórios contábeis de maneira automática. Com isso, as informações são obtidas de maneira mais rápida.

Na BHub, você pode inovar com a contabilidade digital, que atende às suas demandas contábeis de forma rápida, prática e econômica. Com o plano Contabilidade as a Service, seus departamentos pessoal, fiscal e contábil estarão nas mãos dos nossos especialistas!

Dessa maneira, você pode focar nas ações e estratégias voltadas ao crescimento empresarial, enquanto a BHub cuida da parte contábil!

Ainda precisa de ajuda para identificar os tipos de contabilidade necessários para sua empresa? Fale com nossos especialistas e conheça os planos da BHub!

Últimos posts