FacebookTwitterLinkedIn

Conheça 8 das mais importantes gestoras de venture capital

Se você está inserido no mundo dos negócios e busca meios alternativos para diversificar sua carteira de investimentos, com certeza já deve ter se deparado com o termo venture capital.

Trata-se de uma modalidade de investimento direcionada para empresas de até médio porte e que possuem alto potencial de crescimento, mas ainda com baixo faturamento.

O objetivo do venture capital não é apenas injetar dinheiro em startups. É influenciar na gestão do negócio, contribuindo para a criação de valor do empreendimento.

Como funciona o mercado de venture capital?

Venture capital (ou capital de risco) funciona por meio de rodadas de investimentos em que o investidor aposta em uma startup, criando condições materiais e financeiras para que ela se desenvolva.

Além de manter uma parceria com os empreendedores, as gestoras indicam executivos para que ocupem cargos estratégicos no negócio, acelerando seu processo de maturação.

Isso é primordial para startups que querem crescer e têm um faturamento ainda baixo – ou ainda não têm faturamento, pois estão na fase de validação do produto ou serviço.

Nesse cenário, em que alguém é alocado para assumir um cargo na empresa, o investidor entra também com seu conhecimento e expertise, contribuindo nas decisões estratégicas do empreendimento.

A ideia é que a startup cresça rapidamente e com boa rentabilidade, potencializando assim o negócio para uma futura venda ou abertura de capital na bolsa de valores. 

É nesta etapa que o retorno do investimento acontece.

Tenho uma startup. Como encontrar gestoras de venture capital?

Se você está em busca de investimentos para a sua startup, saiba que existe uma lista de gestoras de venture capital que podem estar à procura de um negócio inovador.

Confira a seguir algumas das mais importantes gestoras de venture capital do mundo:

monashees – São Paulo

A monashees foi criada em 2005 como uma das primeiras gestoras de capital de risco do Brasil.

Entre as empresas que figuram no seu portfólio, estão a colombiana Rappi e as brasileiras 99, Loft, Loggi e Neon. Todas essas avaliadas em mais de um bilhão de dólares.

QED Investors – Virgínia/EUA

Criada em 2008, o foco da QED Investors são as fintechs. Com um olhar mais voltado para a tecnologia financeira, esse fundo de venture capital atua nos Estados Unidos, Reino Unido e na América Latina.

Entre os seus investimentos estão companhias como Creditas, BHub, Quinto Andar, Loft e Solfácil.

Valor Capital Group – Nova York

O Valor Capital Group foi criado por um ex-embaixador americano no Brasil, entre 2006 e 2009.

Com escritórios em São Paulo e Nova York, a gestora já investiu em startups como Merama, Olist, Stone, Loft, Frete.com, Gympass e CloudWalk.

Astella – São Paulo

Fundada em 2010, a Astella já investiu em 45 empresas. Entre elas, a startup de automação de marketing RD Station, que foi vendida para a Totvs em 2021 por R$ 1,8 bilhão.

Canary – São Paulo

Embora seja bastante jovem, criada em 2016, a Canary é um dos fundos mais ativos do Brasil, investindo em startups de indústrias de diversos segmentos.

Em seu portfólio estão: Buser, EmCasa, Hashdex e Trybe.

Norte Ventures – Brasil

Criada em 2019, a Norte Ventures apoia outras empresas, usando não só o capital, mas também o know-how de seus integrantes.

Dentre as startups que receberam investimentos estão: Alínea Saúde, BHub e Buser.

Picus Capital – Alemanha

Fundada em 2015, a Picus Capital é uma empresa de investimento em tecnologia em estágio inicial, identificando o modelo de negócio mais inovador, independente da localização.

De seu portfólio, podemos citar: Pandas, Pulsar, BHub e Cayena.

Clocktower Technology Ventures – Califórnia

Fundada em 2015, a Clocktower Technology Ventures é uma empresa de capital de risco que busca investir em startups que operam nos serviços financeiros.

Dentre as empresas estão Cayena, BHub, Velotax, Nexu e Dots.

Se você leu até aqui, é porque alguém apostou na gente!

Como destacamos ao longo do texto, a BHub recebeu investimento de algumas destas gestoras de venture capital e tem o apoio dos maiores especialistas em startups da América Latina. Assim, conseguimos oferecer serviços de gestão por assinatura com excelência para empreendedores.

Nosso produto você já conhece! Com a BHub, toda parte burocrática, como folha de pagamento, serviço de contabilidade, report financeiro e conciliação bancária, fica com a gente, enquanto você foca nas estratégias do seu negócio.

Quer crescer com solidez e sustentabilidade financeira? Conte com os especialistas da BHub para resolver as questões administrativas da sua empresa. Fale conosco e conheça nossos planos!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts