FacebookTwitterLinkedIn

CFO na empresa: veja como ele pode melhorar os resultados

CFO na empresa: veja como ele pode melhorar os resultados

CFO na empresa: Muitos empreendores estão buscando saber mais sobre o cargo de CFO. A função é considerada uma das maiores na hierarquia das organizações, juntamento com o CEO e COO. 

Responsável por chefiar o departamento financeiro, o CFO é fundamental para garantir o bom funcionamento das principais tarefas burocráticas da empresa. Por esse motivo, de acordo com um levantamento da empresa de recrutamento Robert Half, a profissão é considerada uma das mais promissoras para os próximos anos. 

Quer saber como o CFO pode contribuir positivamente para os resultados da sua empresa? Neste artigo, separamos as principais funções desse profissional, as vantagens de tê-lo e como contratar esse profissional em uma startup. 

Acompanhe a seguir! 

O que significa CFO e quais são suas responsabilidades?

CFO é a sigla de Chief Financial Officer, que pode ser livremente traduzido como Diretor Financeiro. Esse é o cargo mais alto do departamento financeiro e, devido ao grau de importância, o profissional é visto por muitos como o braço direito do CEO ou o copiloto da empresa.

Ele é responsável por gerenciar a contabilidade e todo o patrimônio da empresa. Por isso, dentre as funções do CFO está a decisão de investimentos, projeção e acompanhamento das metas, o controle das atividades realizadas pelo financeiro, administração fiscal e orçamentária.

Resumindo, o papel do CFO é pensar estrategicamente em quais ações vão garantir a saúde financeira e a continuidade dos negócios. Dessa maneira, o profissional coordena todos os gastos visando a geração de lucro para a companhia.  

Então, se você pensa que o CFO apenas controla o caixa da empresa, está bem enganado. O diretor financeiro precisa ter visão de mercado, conhecimento a respeito de investimentos e saber gerir as diversas informações contábeis pensando no futuro da companhia.  

O CFO é fundamental para pensar estrategicamente em como aumentar os lucros da empresa. 

Por que ter um CFO na empresa?

Você sabe que fazer o gerenciamento estratégico das finanças da sua empresa é fundamental para alcançar o sucesso e mantê-la funcionando, certo? 

Embora seja uma tarefa que demanda tempo e atenção, caso não seja realizada corretamente, o prejuízo pode ser bem alto e sua empresa pode entrar em apuros mais rápido do que você imagina.

Dessa maneira, se você deseja ver seus negócios crescendo de maneira saudável, ter um CFO é indispensável

A seguir, listamos mais alguns motivos para você contratar um diretor financeiro na sua empresa, independentemente se ela é uma startup ou uma companhia de médio a grande porte. 

1. Garantia do andamento dos processos burocráticos relacionados à contabilidade

Você ama empreender, mas não gosta de resolver as pendências burocráticas do setor financeiro? Então, ter um CFO vai te auxiliar bastante nessa questão!

Um dos principais motivos para contratar um diretor financeiro na sua empresa é que ele pode gerenciar todas essas demandas. Dessa forma, você não precisará se preocupar com a avaliação de despesas da folha de pagamento, contas mensais,  pagamento de impostos do seu empreendimento, avaliar possíveis investimentos, etc. 

Como o CFO responde diretamente para o CEO, você ficará sabendo de tudo o que se passa com as finanças da empresa e poderá opinar sobre as ações. Porém, não precisará se preocupar com o gerenciamento diário dessas demandas. 

Está cansado de pensar em como gerenciar a empresa e as tarefas do setor financeiro? O CFO vai facilitar o seu trabalho como CEO!

2. Preparação para o futuro da organização

Quando você pensa no futuro da sua empresa, imagina que ela terá cada vez mais lucros e crescerá exponencialmente? Se a resposta é sim, você precisa começar a preparar seu negócio desde já.

Para isso, é necessário analisar as tendências do mercado para os próximos anos, traçar metas realistas, otimistas e pessimistas para a evolução da receita, pensar em como melhorar as vendas, onde investir, etc. 

Caso ainda não tenha um CFO, você provavelmente ficará responsável por fazer essas análises. Entretanto, essa pode ser uma decisão bem arriscada se não tiver conhecimento aprofundado em economia, contabilidade e finanças. 

Com a visão de empreendedor sonhador, você pode se equivocar e definir metas muito altas de crescimento da empresa e fazer investimentos que não trarão tanto retorno quanto o esperado, por exemplo. 

Por esse motivo, recomendamos confiar em um profissional qualificado e experiente para definir os objetivos.

CFO na empresa: veja como ele pode melhorar os resultados

3. Mais tempo para você gerir a parte executiva da empresa

Com a contratação de um CFO, você também passa a ter mais tempo para focar nas tarefas executivas da empresa

Enquanto esse profissional ficará encarregado de liderar as questões mais estratégicas da contabilidade, você pode se dedicar às suas ambições como empreendedor.

Assim, sobrará tempo para você idealizar novos serviços ou produtos, analisar como a empresa pode se tornar ainda mais conhecida no segmento, avaliar as ações dos concorrentes e tudo o que é necessário para aprimorar os negócios. 

Contratando um CFO, você poderá se dedicar aos seus sonhos de empreendedor e garantir o desenvolvimento da empresa. 

Empresas de sucesso já possuem um CFO 

A necessidade de ter uma pessoa liderando a área financeira já é reconhecida por diversas companhias de sucesso. Empresas como a Ford, Mobly, Twitter, Booking.com, P&G, SAS e muitas outras são ótimos exemplos disso. 

Marcelo Marquês, CFO da Mobly, afirmou à Forbes Brasil que o CFO explica a empresa toda através de números e é um dos principais responsáveis pelas transformações, mas não é só isso. 

O diretor financeiro é quem compreende os primeiros sinais de quando algo vai bem ou mal na companhia

A partir disso, ele alerta o CEO para tomar as medidas necessárias e evitar que a empresa enfrente grandes adversidades. 

Assim, é possível notar a importância do CFO para garantir o bom funcionamento das companhias

Como ter um CFO na sua startup pagando pouco

Embora as vantagens de ter um CFO na empresa sejam diversas, nem todas as empresas conseguem pagar por esse profissional. 

Segundo a empresa Robert Half, o salário de um diretor financeiro passa de R$20 mil e pode chegar a mais de R$39 mil ao mês, conforme o grau de senioridade.

É por esse motivo que nem todas as startups e companhias de médio porte, conseguem investir na contratação desse profissional. 

Pensando nisso, na BHub criamos o plano de Financeiro as a service. Com ele você contrata todo o serviço contábil e financeiro, inclusive o de CFO, por um preço muito acessível.  

CFO na empresa: veja como ele pode melhorar os resultados
Com os serviços financeiros por assinatura da BHub, você pode se dedicar ao sonho da sua empresa enquanto nossos especialistas cuidam da parte burocrática. 

O pacote inclui os serviços de contabilidade digital especializada em startups, gestão financeira de contas a receber, a pagar e conciliação bancária. Além disso, assinando o Financeiro as a service você terá uma dashboard com as métricas financeiras, contábeis e outros KPIs.

Outro diferencial do nosso serviço por assinatura é que também cuidamos do departamento pessoal e fiscal da sua empresa. E o melhor: tudo isso pelo preço de um estagiário!

Quer garantir o bom desempenho financeiro da sua startup com um CFO as a service? Conheça nossos planos e fale com um de nossos especialistas

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts