FacebookTwitterLinkedIn

Como funciona a contabilidade digital?

sobre fundo cinza, um homem aparece do ombro até o peito, apenas metade do seu dorso aparecendo no fundo da foto; em foco sua mão estendida com a palma aberta e virada para frente; sobre a palma, um globo digital rodeado por cifrões, exemplifica como funciona a contabilidade digital.

A contabilidade é uma área vital em qualquer organização. Atuando no processo de administração de um negócio, ela orienta o gestor no melhor caminho a seguir, objetivando maior lucratividade (e sucesso) dentro da legislação tributária.

Assim, ao abrir um negócio, essa é uma das primeiras áreas a ser implementada, já que ela cuida de toda a parte burocrática.

Ter uma contabilidade inclui a elaboração de relatório patrimonial, econômico e financeiro, orientação sobre pagamento a fornecedores e o recolhimento de tributos municipais e federais, cálculo da folha de pagamento e controle das verbas orçamentárias, entre outras atribuições.

Com o avanço tecnológico, a velha forma de fazer contabilidade está sendo aposentada. No lugar dela, vem o conceito de contabilidade digital – que aumenta a performance e o ganho de produtividade sem causar prejuízo nos pontos críticos do serviço contábil.

O que é a contabilidade digital?

A contabilidade digital é um serviço que atende às mais diversas necessidades do ambiente corporativo sem que o cliente tenha que esperar dias para que tenha a demanda atendida.

Dessa maneira, ao invés de lidar diariamente com amontoados de papéis e cálculos manuais, os responsáveis pelo setor centralizam os processos em softwares ou sistemas digitais. Isso permite a integração do profissional com seus clientes, fornecedores e demais públicos.

Essa solução não é de hoje: podemos dizer que em 2012 surge a contabilidade online, baseada na automação de processos rotineiros de um escritório. Embora naquele tempo – que até parecem décadas – fosse ainda limitada, o modelo de serviço permitiu mais agilidade nos trabalhos e facilidade para quem executava.

Por volta de 2015, a proposta de contabilidade digital chegou ao Brasil. Trazendo conceitos de automação, inteligência artificial e análise de dados, ela otimizou o trabalho do escritório e diminuiu consideravelmente os erros.

Esse modelo, totalmente conectado à internet, elimina então documentos físicos, análises manuais, digitação e arquivamento.

Todo o processo de coleta de dados é realizado eletronicamente por meio do ERP (sistema de gestão integrado), tornando as tarefas mais eficientes, assertivas e ágeis.

Dentre os muitos benefícios da contabilidade digital, podemos destacar:

  • Aprimoramento dos resultados;
  • Redução dos custos;
  • Automatização de processos;
  • Facilidade para acessar e receber arquivos;
  • Redução do tempo de tarefa;
  • Entrega do trabalho em tempo real;
  • Escalabilidade.

Contabilidade digital aplicável ao pequeno negócio

Muitos gestores podem pensar: contabilidade digital não é para mim, minha empresa é pequena e consigo resolver tudo com um ou dois funcionários.

Será mesmo?

Para começar, contratar pessoas, principalmente aquelas que não fazem parte do core business da organização, pode gerar um alto custo mensal, com salário, plano de saúde, alimentação, impostos e outros tributos. 

Por outro lado, a contabilidade digital é aplicável a qualquer tamanho de empresa e segmentos de negócios sem que essas despesas existam. Por isso, ela é ideal para você que deseja agregar valor ao trabalho e  ter baixo custo operacional.

O avanço tecnológico permite, inclusive, que sua empresa terceirize a contabilidade digital e tire da sua responsabilidade pedidos atrasados, informações desencontradas e gastos desnecessários com tributação.

Onde encontrar um serviço de contabilidade digital confiável?

Esse é outro ponto bem importante, já que nem todo sistema que oferta contabilidade digital vai te atender do jeito que você precisa e merece. Fazer uma pesquisa de mercado e escolher o nome ideal é fundamental para não cair em uma cilada das grandes.

Nesse quesito, nossa experiência pode te ajudar no processo de decisão.

A BHub oferece aos seus clientes a contabilidade consultiva, que une tecnologia ao bom atendimento de profissionais contábeis.

Nosso time de especialistas consegue agilizar as demandas do dia a dia, como admissão, contrato, férias, rescisão, organização da folha de pagamento, redução dos custos tributários e muito mais.

Isso quer dizer que todas as demandas e burocracias de sua empresa serão resolvidas em um único lugar, sem precisar contratar profissionais de diferentes áreas e levantar toda a documentação para análise. 

A BHub oferece uma gestão de contabilidade por assinatura na qual você escolhe o tipo de plano e paga um valor fixo mensal. Quer testar? Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre essa inovação!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts