FacebookTwitterLinkedIn

Como fazer um planejamento tributário eficiente para sua empresa

Empresário trabalhando nas finanças e contabilidade da empresa, com gráficos e documentos na mesa, ilustrando artigo sobre como fazer um planejamento tributário eficiente.

No Brasil, os impostos são uma parte necessária dos negócios. Como empresário, é crucial ter uma estratégia de planejamento tributário eficaz para garantir que sua empresa pague apenas o que deve e esteja em conformidade com as leis tributárias. 

Além disso, a escolha entre os tipos de regimes tributários é uma das atividades mais relevantes para um negócio. Afinal, o enquadramento correto impacta diretamente na lucratividade e nos resultados gerais. Não somente quando falamos no Fisco.

Neste artigo, discutiremos como fazer um planejamento tributário eficiente, além de mostrar a importância desta atividade para o seu negócio. o que é o planejamento tributário, a importância para o negócio e as etapas necessárias para montar este plano.

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário é o processo de analisar a saúde financeira de uma empresa e determinar como gerenciar impostos da maneira mais eficaz possível.

Isso envolve aproveitar deduções, créditos e isenções para minimizar o valor dos impostos pagos, enquanto ainda se mantém em conformidade com a lei. 

O planejamento tributário é um componente essencial do planejamento financeiro e é especialmente importante para as empresas.

Um plano eficaz pode então ajudar as empresas a economizar dinheiro, aumentar o fluxo de caixa e melhorar seu resultado final. Também pode ajudá-las a ficar sempre em conformidade com o Fisco.

Estratégias de planejamento tributário

Existem várias estratégias que as empresas podem usar para minimizar seus impostos. As mais comuns são as de:

Timing

Essas estratégias envolvem adiar ou antecipar a receita ou despesa para um ano fiscal futuro ou atual. Por exemplo, uma empresa pode adiar a receita de uma venda para o próximo ano fiscal para reduzir o imposto devido no ano fiscal atual.

Conversão

Este modo envolve converter uma despesa não dedutível em uma despesa dedutível. Um exemplo: uma empresa pode comprar equipamentos em vez de alugá-los para deduzir a depreciação.

Exclusão

Essas estratégias envolvem evitar a tributação em uma transação. Uma empresa, por exemplo, pode escolher investir em uma empresa isenta de impostos.

Adiamento

A estratégia de adiamento visa, como o próprio nome diz, adiar o pagamento de impostos. Exemplo: uma empresa pode aproveitar a opção de adiar o pagamento de impostos sobre ganhos de capital até que os investimentos sejam vendidos.

Fatores a serem considerados no planejamento tributário

Ao desenvolver uma estratégia de planejamento tributário, existem vários fatores que as empresas devem levar em consideração, como:

Natureza do negócio

Cada setor tem suas próprias regras tributárias. As empresas de tecnologia, por exemplo, geralmente têm uma estrutura de custos diferente das empresas de manufatura.

Estrutura do negócio

A estrutura do negócio afeta como os impostos são calculados e pagos. Empresas individuais, sociedades e empresas limitadas têm diferentes obrigações fiscais.

Mudanças na lei tributária

As leis tributárias estão em constante mudança. Assim, as empresas devem estar cientes de quaisquer mudanças que possam afetar suas obrigações fiscais.

Créditos e deduções fiscais

As empresas devem estar cientes de quaisquer créditos ou deduções fiscais disponíveis para elas. Isso pode incluir créditos por investimentos em pesquisa e desenvolvimento ou deduções por despesas com viagens de negócios.

Etapas para um planejamento tributário eficaz

Um planejamento tributário eficaz envolve várias etapas. Entre elas:

  • Análise das demonstrações financeiras;
  • Previsão de ganhos futuros; 
  • Escolha de estratégias apropriadas; 
  • Implementação destas estratégias. 

Ao seguir esses passos, fica mais fácil identificar áreas onde os impostos podem ser minimizados e, com base em dados reais, desenvolver um planejamento apropriado.

Desafios do planejamento tributário

O planejamento tributário pode ser um processo complexo. Afinal, o Brasil é o segundo país do mundo que mais tributa empresas. Os desafios enfrentados pelos empreendedores incluem:

  • Complexidade das leis tributárias;
  • Mudanças constantes nas leis tributárias;
  • Recursos limitados para se dedicar ao planejamento tributário.

Você conhece a BHub?

Contar com profissionais capacitados para montar um planejamento tributário pode ser uma solução. Ainda mais se o serviço oferecido for um modelo de contabilidade digital com custo acessível e perfil consultivo.  

Com o pacote Contabilidade as a Service, a BHub faz o gerenciamento contábil, operacionalizando obrigações e demonstrações para garantir a saúde do negócio. 

Com visibilidade financeira e acesso a todos os dados, são resolvidas operações administrativas para que o empreendedor possa focar totalmente no core business. Além disso, os especialistas oferecem insights que auxiliam na conquista de seus objetivos, inclusive entendendo qual o melhor enquadramento tributário para o momento da empresa. 

Tem interesse em desburocratizar o seu backoffice? Então, converse agora com um de nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts