FacebookTwitterLinkedIn

Como fazer um bom controle do fluxo de caixa da sua empresa

Comunicação de diagrama de relatório, ilustrando artigo sobre como fazer um bom controle do fluxo de caixa da empresa

Se você é um empreendedor, deve saber que o controle do fluxo de caixa é um dos elementos mais críticos para a sobrevivência de qualquer negócio.

Afinal, ele controla o dinheiro que entra e sai da sua empresa, e é essencial que você saiba como gerenciá-lo de forma adequada para garantir uma boa saúde financeira para o seu negócio. 

Neste artigo, mostraremos como você pode fazer um bom controle do fluxo de caixa da sua empresa.

O que é fluxo de caixa?

Antes de mergulharmos no tópico principal, vamos definir o que é fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é o registro das entradas e saídas de dinheiro da empresa em um determinado período de tempo. Isso inclui pagamentos, recebimentos, investimentos e outras transações que afetam seu caixa.

Ele permite que os gestores avaliem se há capital suficiente para cobrir todas as despesas do negócio, ao mesmo tempo em que mantém as operações funcionando.

A importância do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é importante, porque ajuda a manter a empresa em operação. Se você não tiver dinheiro suficiente para pagar suas contas, poderá enfrentar sérios problemas financeiros.

Inclusive, um bom controle permite que os gestores tomem decisões informadas sobre investimentos, pagamentos, contratações e outras questões financeiras.

Além disso, o fluxo de caixa é essencial para identificar problemas e oportunidades, evitando surpresas desagradáveis e garantindo a sustentabilidade do negócio.

Como fazer um controle de fluxo de caixa?

Agora que entendemos a importância do fluxo de caixa, vamos dar uma olhada em como você pode fazer um controle efetivo.

Registre todas as transações

O primeiro passo para fazer um controle efetivo do fluxo de caixa é registrar todas as transações financeiras da sua empresa. Isso inclui todas as receitas e despesas, independentemente do valor. A melhor maneira de fazer isso é usando um software de contabilidade, pois ele permitirá que você automatize esse processo.

Categorize suas transações

Depois de registrar as transações, é importante categorizá-las corretamente. Assim, você poderá entender onde seu dinheiro está indo e onde você pode economizar. 

Algumas categorias comuns incluem: despesas operacionais, vendas, salários, despesas com fornecedores e afins.

Faça uma previsão de fluxo de caixa

Outra etapa importante neste controle é fazer uma previsão de fluxo de caixa. Isso envolve a projeção das entradas e saídas de dinheiro da sua empresa em um determinado período de tempo. 

Dessa forma, você conseguirá planejar suas despesas e evitar problemas com o seu caixa.

Avalie o fluxo de caixa regularmente

Por fim, é importante avaliar o fluxo de caixa regularmente para garantir que ele esteja indo na direção certa. Isso envolve a comparação das previsões de fluxo de caixa com as transações reais. 

Se você notar alguma discrepância, poderá ajustar sua estratégia para evitar problemas financeiros no futuro.

Dicas para melhorar seu controle do fluxo de caixa

Algumas práticas simples podem te ajudar a ter um controle maior do fluxo de caixa da sua empresa. Entre elas, estão:

  • Negocie prazos e condições de pagamento com fornecedores e clientes;
  • Controle o estoque de forma eficiente;
  • Invista em ferramentas de gerenciamento financeiro;
  • Terceirize seu departamento financeiro

Chame a BHub!

A BHub oferece planos para atender as mais variadas necessidades das empresas.

Trabalhamos com um serviço de assinatura que permite a contratação de soluções conforme seu regime tributário, quantidade de funcionários, volume de pagamentos e total de documentos fiscais.

Todo o processo é acompanhado por especialistas que entendem o momento atual da empresa e do mercado, propondo assim as alternativas necessárias.

Com o plano Financeiro as a Service (FaaS), é possível contratar a melhor equipe financeira para a sua empresa, incluindo serviços, como contas a pagar e receber, controle da folha de pagamento, conciliação bancária, dashboard financeiro e relatórios mensais.

Não deixe sua empresa sem os benefícios do FaaS. Entre em contato com nossos especialistas e conheça o plano que melhor atende ao seu negócio!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts