FacebookTwitterLinkedIn

Como fazer reserva financeira em pequenas empresas

Micro e pequenas empresas devem estar preparadas para os custos relacionados à atividade comercial. Afinal, existem diversas despesas e também imprevistos que podem aparecer. Um exemplo disso é a pandemia, que pegou todo mundo de surpresa e diversos negócios não conseguiram se manter.

A reserva financeira é um recurso que ajuda a lidar com esses gastos. Com ela, você cria uma garantia financeira que serve como salvaguarda para algumas situações. 

É fundamental que essa reserva seja alimentada constantemente, conforme o negócio vai se desenvolvendo. Isso porque ela pode fazer a diferença para a manutenção das atividades e, principalmente, para o crescimento sustentável.

Quer descobrir como fazer reserva financeira? Confira este artigo e veja o que fazer para poupar em pequenas empresas!

Por que a reserva financeira é tão importante?

A reserva financeira é o valor separado pelo negócio para lidar com qualquer situação que exija cobrir gastos, como situações emergenciais e imprevistos.

Também é possível usar parte desses valores para alcançar as metas de negócio. Entretanto, isso só pode ser feito caso boa parte do dinheiro continue reservada para casos emergenciais.

A reserva financeira é importante para lidar com momentos, como:

  • Crises econômicas que impactam no faturamento, como a pandemia de COVID-19, que interrompeu ou diminuiu o funcionamento de muitos negócios;
  • Suspensão ou cancelamentos de contratos de clientes, o que pode diminuir os valores captados pela organização;
  • Danos inesperados na estrutura da empresa, como canos quebrados, problemas elétricos, necessidade de reformas emergenciais, etc.;
  • Indenizações de verbas rescisórias de funcionários ou custos relacionados a problemas jurídicos;
  • Aquisição de maquinário, criação de anúncios publicitários e investimentos gerais, como em tecnologia e no desenvolvimento dos colaboradores.
Uma pessoa com os braços esticados sobre uma superfície de madeira, segurando um cifrão amarelo.
A reserva financeira garante que você sempre tenha dinheiro em mãos durante situações de emergência ou imprevisto.

Diferenças entre reserva financeira e caixa

É importante diferenciar a reserva financeira do caixa, também conhecido como capital de giro. Isso porque nem todo dinheiro que está disponível para o negócio utilizar pode ser considerado uma reserva.

O capital de giro é a quantia utilizada para arcar com despesas e dívidas da empresa, sem a necessidade de recorrer a empréstimos ou financiamentos. Logo, trata-se do dinheiro usado para manter a operação do negócio.

Já a reserva financeira é o dinheiro que está disponível para ser usado em situações emergenciais ou oportunidades. Então, ela não deve ser direcionada para cobrir gastos mensais. Essa quantia reservada fica separada do capital de giro e funciona como um recurso eventual.

Para deixar essa diferença mais clara, podemos comparar com a realidade de uma pessoa física. Enquanto o salário serve para pagar contas mensais, a poupança é o dinheiro que pode ser usado em algumas emergências.

Apesar de terem princípios semelhantes, capital de giro e reserva financeira diferem nesse ponto. Enquanto o primeiro é usado no orçamento mensal, o segundo só é acionado em momentos pontuais.

Um cofre em formato de porquinho azul está sobre uma mesa. Enquanto isso, a mão de uma pessoa coloca uma moeda nele. Também há outras moedas sobre a mesa.
O capital de giro é o dinheiro em carteira, enquanto a reserva financeira é o dinheiro no cofrinho.

Como micro e pequenas empresas podem fazer uma reserva financeira

Basicamente, fazer uma reserva financeira consiste em guardar dinheiro todo mês. Porém, na prática, isso pode não ser tão simples. Para te ajudar, listamos alguns passos para você conseguir fazer isso:

1. Saiba o custo mensal médio da empresa

Entender quanto a empresa custa mensalmente significa saber quanto você gasta para mantê-la ativa. Aqui, é necessário elencar todas as despesas fundamentais para que o negócio funcione:

  • Compra de insumos e matérias-primas;
  • Pagamentos de contas de água, luz, internet, aluguel e outros;
  • Salários, comissões e outros tipos de remunerações;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Valores relacionados à contabilidade, impostos, entre outros.

Ao somar todos esses valores, será possível entender não apenas quanto a sua empresa gasta, mas também qual é o valor necessário para uma reserva financeira.

2. Defina qual será o valor da reserva

Depois de entender quanto a sua empresa necessita para se manter em funcionamento todo mês, é hora de estabelecer o valor da reserva financeira. É importante considerar a realidade do negócio para definir valores que vão prolongar a continuidade das atividades comerciais pelo tempo necessário.

Quanto maior for o valor da reserva, mais tempo a empresa poderá lidar com imprevistos. Caso surjam situações inesperadas, sua capacidade de pagamento e de se autossustentar também aumenta.

Por exemplo: para uma empresa com gastos mensais de 5 mil reais, uma reserva financeira de valor igual permite que ela fique até um mês parada. Depois desse tempo, não haverá mais recursos disponíveis.

Agora, se a reserva financeira for de 15 mil reais, significa que o negócio terá 3 meses de cobertura para normalizar sua situação. Mesmo que ela fique esse período inteiro sem faturar, conseguirá se manter aberta.

3. Monte um bom planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro é fundamental para os negócios manterem receitas e despesas sob controle. Além disso, ele ajuda a criar uma reserva financeira que possa cobrir gastos durante um período determinado.

Perder o controle das finanças pode resultar em gastos excessivos que vão impactar o funcionamento do negócio. A médio e longo prazos, eles podem causar o fechamento da empresa por não conseguir garantir sua saúde financeira.

Por isso, invista em um planejamento financeiro eficiente que indique todos os ganhos e as despesas que a sua empresa tem. Ele também ajudará bastante nas próximas etapas.

Sete peças de madeira quadradas com letras, organizadas de maneira cruzada, formando as palavras “Make” e “Plan”, “Fazer” e “Planejar” em inglês. O cruzamento acontece na letra A.
Para estruturar sua reserva financeira, planeje desde o início como e quanto você vai guardar.

4. Separe valores para a reserva todo mês

Considere separar todo mês parte do faturamento para montar uma boa reserva financeira. Lembre-se que, quanto maior o valor, mais segurança a sua empresa terá para lidar com emergências.

Uma dica para separar esses valores é considerá-los como despesas fixas, assim como o pagamento de aluguel ou as contas de água e luz. Dessa maneira, você garante que todo mês uma parte dos ganhos será direcionada para a reserva financeira.

O ideal é definir uma quantia fixa ou uma porcentagem dos ganhos. Tudo depende do valor que o seu negócio precisa guardar.

Retomando o exemplo usado acima… Supondo que a empresa com gastos mensais de 5 mil reais separe R$500,00 todo mês. Em dez meses ela terá uma reserva de emergência equivalente ao que gasta.

Agora, se esse valor aumentar para mil reais, em metade do tempo ela já teria essa reserva. Ou seja, em cinco meses, a empresa já conseguiria cobrir seus gastos mensais e em dez meses, 60 dias já estariam assegurados.

5. Reduza custos

Diminuir os custos faz com que seja possível manter o controle financeiro do negócio. Consequentemente, é possível separar valores mensais maiores para fazer a reserva financeira.

Porém, antes de sair cortando gastos, lembre-se que é importante diminuir despesas de forma sustentável. Assim, você não prejudica o funcionamento da empresa nem a qualidade do produto ou serviço entregues.

Uma pessoa sentada, usando uma calculadora. Ela segura uma caneta na mão direita. Há uma prancheta com vários documentos, um laptop e óculos sobre a mesa em que ela está apoiada.
Uma boa forma de reduzir custos é terceirizando processos.

Quer economizar tempo e dinheiro para investir em uma reserva financeira? A BHub pode te ajudar!

Nosso plano Financeiro as a Service oferece gestão completa do seu departamento financeiro, com especialistas sempre dispostos a te auxiliar. Com o gerenciamento adequado, é muito mais fácil guardar dinheiro, seja para uma reserva financeira ou para aportes de investimentos.

Com o planejamento financeiro em dia e entendendo os custos mensais, é possível encontrar despesas que podem ser reduzidas ou mesmo eliminadas.

Entendeu a importância de uma reserva financeira para a saúde da sua empresa? Converse com nossos especialistas e veja como começar a guardar o dinheiro para imprevistos no seu negócio!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts