FacebookTwitterLinkedIn

Gestão Financeira igual aos grandes players do mercado, como fazer?

Fazer a gestão financeira de uma grande empresa é uma tarefa desafiadora para gestores, diretores e empreendedores. Para apoiar esse desafio, o mercado se desenvolveu e lançou ferramentas exclusivas para que as organizações minimizem erros e alcancem resultados cada vez melhores. 

Planilhas e Caderninhos de Controle (Inimigos da Gestão Financeira)

Umas das ferramentas de maior valor para os gestores são os ERPs (Enterprise Resource Planning), ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em tradução livre. Essa categoria de software foi capaz de eliminar os controles manuais, as planilhas eletrônicas e os famosos ‘caderninhos’. 

Por falar em caderninhos, que atire a primeira pedra quem nunca teve aquele controle manual das contas, estoque ou vendas. Tanto os caderninhos quanto as planilhas produzem o mesmo problema: falta de visibilidade. 

Cada caderno, planilha ou sistema individual, produzem o que chamamos de ‘silos de dados’, que nada mais são do que grandes depósitos de dados que não se conectam, interagem ou podem ser utilizados para tomadas de decisões realmente assertivas.

Como é feita a gestão financeira em grandes empresas?

Os grandes players do mercado se diferenciam das empresas menores ou menos digitalizadas pela: CONECTIVIDADE. Lembra dos silos de dados? Imagine então que todos eles estão alimentando um grande silo, que por sua vez, possui divisões específicas para organizar as informações. 

Quando uma decisão precisa ser tomada, gestores e empresários analisam os dados (que estão organizados) e então podem escolher as melhores rotas de acordo com suas necessidades ou expectativas.

“Quando isso aconteceu, como o mercado se comportou? Quando o produto ‘AB’ foi lançado, as vendas começaram a acontecer em quanto tempo? Como foi o ROI?” Esses são apenas alguns exemplos de respostas que um ERP pode fornecer através da combinação de dados organizados. 

Acompanhamento em tempo real 

Painéis de controle, também conhecidos como dashboards, podem ajudar bastante os empresários no acompanhamento em tempo real de diferentes setores de negócios. Com apenas alguns cliques fica fácil visualizar o status do departamento financeiro, do contas a pagar, contas a receber ou previsões de vendas. Já imaginou fazer tudo isso à base de planilhas e caderninhos? rs

ERPs podem ser custosos 

Existem sistemas de gestão financeira que chegam a custar milhões de dólares e podem ser personalizados de acordo com as necessidades individuais de cada negócio. Opções mais econômicas existem, mas ainda assim podem ser um investimento alto para startups e empresas de pequeno porte. 

Alimentação dos ERPs

Mágicas ainda não acontecem com os dados nos ERPs. Muitas integrações garantem que os sistemas sejam retroalimentados automaticamente, mas dados passados normalmente precisam ser incluídos com interação humana. 

Contar com pessoal para alimentar os sistemas pode ser mais um custo alto para empreendedores e empresas pequenas, no entanto existe uma solução que pode atender tais demandas com um baixíssimo custo. 

Que solução é essa, Brasil?!

Aqui na BHub, nossos clientes têm acesso a um sistema de gerenciamento de alta tecnologia. Não existe um custo adicional para o sistema e os dados podem ser acessados via computador ou aplicativo em smartphones. Além disso, nossa equipe interna é quem analisa os documentos e os números enviados pelos clientes e na sequência alimenta a plataforma. Quando falamos que queremos facilitar a vida do empreendedor, também é disso que estamos falando: plataforma de acompanhamento com visão total dos números de seu negócio e uma equipe especializada que sabe exatamente como incluir e organizar os seus dados.

O que você está esperando para fazer a gestão de seu negócio como os grandes players, por um investimento mensal inferior ao custo de um estagiário? Escreva para nós e conheça nossas soluções.

Por hoje é só empreendedores! Estamos nos dedicando muito para oferecer informações úteis, notícias atualizadas e dicas essenciais para quem deseja empreender no Brasil. Continue em nosso blog para se manter sempre atualizado

Últimos posts