FacebookTwitterLinkedIn

Como contabilizar o investimento em uma startup

Sobre fundo plano de madeira, estão desenhados o nome startup e vários símbolos como exclamação, avião de papel, setas, gráficos, engrenagens, lâmpada, foguete, cifrão, dentre outros; ao redor quatro mãos vem de cada um dos lados do retângulo segurando cada uma lápis ou caneta; além delas, estão espalhados ao redor do desenho um telefone celular, calculadora, caderno aberto, porta-lápis com lápis de cor, xícara branca sobre pires com café, borracha rosa e uma planta; exemplificando como contabilizar o investimento em uma startup.

A desorganização contábil e financeira é um entrave que prejudica muitas empresas, principalmente uma startup que tem o foco no desenvolvimento de um produto ou serviço.

Contudo, é uma área que, de forma alguma, pode ser deixada de fora. Afinal, é com base nos registros contábeis que se pode constatar o quanto a empresa é saudável e se caracteriza como um bom investimento.

Além disso, a contabilidade é uma ferramenta de gestão que favorece o crescimento de qualquer organização. Responsável por estudar o cenário econômico e financeiro da startup, ela traça métricas importantes para mensurar o negócio.

Qual o papel da contabilidade em uma startup?

Quando se abre uma empresa, como uma startup, tem-se a impressão de que o foco é o desenvolvimento do modelo do negócio, como uma nova ferramenta tecnológica ou um serviço digital, por exemplo.

No entanto, existem recursos financeiros movimentando a empresa cotidianamente, os quais precisam ser gerenciados.

Uma startup é caracterizada por ser uma empresa jovem que busca sanar um problema ou uma deficiência que já existe no mercado, por meio de uma ideia ou uma solução inovadora.

Porém, um dos grandes desafios desse modelo de negócio é justamente a organização da parte burocrática.

Embora seja uma empresa de crescimento rápido, os dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) são impactantes: 74% das startups precisam fechar as portas após cinco anos de existência, em virtude de uma administração contábil e financeira ineficientes.

Assim, uma organização saudável precisa criar estruturas de custos e de despesas, objetivando evitar desperdícios e manter a lucratividade.

Nesse sentido, elencamos os aspectos essenciais para contabilizar o investimento em uma startup. Confira a seguir:

Realizar o registro de todos os investimentos da startup

Uma startup recebe aporte financeiro de várias formas, como investidores-anjo, venture capital e crowdfunding.

Por isso, uma das principais dicas é fazer o registro de todos os incentivos, bem como as retiradas que são feitas para garantir a sobrevivência do próprio negócio.

Além de ajudar na organização financeira, esse controle é fundamental para que cada novo investidor saiba quanto lhe cabe das parcelas de lucro, o que facilita na hora da distribuição dos percentuais.

Utilize Indicadores de Desempenho

Os indicadores de desempenho são ferramentas que apoiam o desenvolvimento do negócio e ajudam a garantir a saúde financeira da startup.

Com eles é possível identificar e gerenciar alguns aspectos do negócio que podem ser desafiadores, apresentar gargalos ou necessitar de melhorias.

O mais importante é que as métricas ajudam gestores a terem mais confiança em suas tomadas de decisão e, até mesmo, captar novos investimentos.

Dentre os indicadores, podemos destacar:

  • Taxa de endividamento;
  • Taxa de rentabilidade;
  • Taxa de crescimento;
  • Retorno sobre investimento;
  • Custo para aquisição de clientes.

Escolha o regime tributário ideal para a startup

Para que você consiga manter a liquidez do negócio, é importante optar pelo regime tributário mais adequado, evitando assim o pagamento incorreto ou desnecessário de tributos.

Uma escolha errada pode levar a um gasto elevado com impostos e taxas, impactando no lucro da empresa e levando até mesmo a um encerramento prematuro.

Conte com soluções inovadoras e automatizadas

Com tantos afazeres e decisões a serem tomadas, é difícil para o gestor de uma startup definir situações que não fazem parte do negócio em si, como é o caso da contabilidade. 

O que costuma ser feito na maioria das empresas é contratar uma equipe para cuidar dessas tarefas. Contudo, a despesa é alta, especialmente para uma startup: remuneração, benefícios, férias, horas extras e encargos trabalhistas.

A boa notícia é que é possível contar com soluções mais eficientes e que oneram bem menos o orçamento.

Você já ouviu falar no Contabilidade as a Service?

O Contabilidade as a Service é um serviço prestado pela BHub, na qual nós assumimos toda a rotina contábil e financeira da sua startup, cuidando das contas a pagar, folha de pagamento, tributos, conciliação bancária e muito mais. E o melhor: o custo é mais acessível que a contratação de um time.

Além disso, a sua empresa vai contar com os melhores especialistas do mercado que assumirão as demandas contábeis, BPO financeiro e paralegais que roubam o seu tempo, impedindo de focar no crescimento da startup.

Na BHub, tudo é muito simples: você escolhe seu plano, recebe um suporte especializado da contabilidade digital, faz o acompanhamento por meio de relatórios e realiza o pagamento mensal.

Agora que você já sabe como contabilizar o investimento de sua startup, entre em contato com a BHub e tire suas dúvidas com nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts