FacebookTwitterLinkedIn

Saiba como aplicar contabilidade consultiva na sua empresa

Vemos sobre uma mesa um notebook, uma calculadora, planilhas e gráficos, além de um copo de café, com braços de duas pessoas, ilustrando o serviço de contabilidade consultiva.

Para uma empresa prosperar, é inevitável o bom funcionamento de sua contabilidade. As obrigações e normas a serem cumpridas pedem um profissional qualificado para tomar conta de todos esses processos. E você sabia que a contabilidade consultiva pode ser a melhor opção para o seu negócio?

Afinal, esse tipo de profissional é mais do que um simples contador que cumpre obrigações tributárias rotineiras. É um parceiro estratégico que auxilia no crescimento da empresa. 

“A contabilidade consultiva nasceu para mostrar que o contador pode fazer mais do que a parte burocrática, mais do que só o operacional. Entramos como parceiro de fato, fazendo leitura dos números para dar um direcionamento não só financeiro mas estratégico”, explicou Davi Gonçalves, business architect da BHub.


Contabilidade para uma boa gestão

A contabilidade é uma linguagem de negócio. De acordo com Gonçalves, é um código desenvolvido para que qualquer empresa possa ser avaliada. “A contabilidade consegue mostrar de forma clara como está a dinâmica do patrimônio da empresa”, comentou o especialista. 

Para ele, a diferença entre o modelo tradicional, o digital e o consultivo é a forma de olhar para esse patrimônio. “O contador tradicional e o digital olham caixa, saldo bancário e como o dinheiro foi movimentado. Esse realmente é o principal patrimônio de uma empresa, mas existem outros. O consultor consultivo consegue ver todos eles para sintetizar e facilitar a gestão”, disse. 

Apesar dessa facilidade, o conceito ainda precisa ser mais trabalhado e aplicado na prática. Davi acredita que ainda falta posicionamento e tecnologia no mercado. “O contador no Brasil sempre foi carimbado como o profissional da burocracia. Falta movimento e inteligência – automatizando para ganhar tempo – para reposicionar o contador como consultor”, analisou.

Aplicando a contabilidade consultiva

A aplicação da contabilidade consultiva gira em torno da proatividade. O contador consultivo atua de tal forma que entende o negócio e sabe exatamente o que é preciso para melhorar a empresa. Então, ele é capaz de oferecer benefícios como:

  • Acompanhamento de métricas e indicadores de resultados;
  • Identificação de prejuízos fiscais;
  • Aproveitamento de créditos e outros benefícios fiscais;
  • Controle de custos e despesas;
  • Apuração de fluxo de caixa;
  • Esboço de cenários futuros.

Para isso, alguns passos são necessários:

Entender o contexto

O profissional analisa as informações da empresa para entender o contexto e o cenário no qual o cliente está inserido. Ele verifica então se as dificuldades são pontuais ou rotineiras para descobrir maneiras de solucioná-las. 

Preparar o diagnóstico

Com todas as informações e o cenário do negócio em mãos, fica mais fácil traçar metas e soluções para o cliente. O diagnóstico é importante para a criação de um passo a passo efetivo.

Acompanhar o cliente

Um dos maiores diferenciais do contador consultivo é a comunicação com o cliente. O profissional traduz os relatórios, mostra os dados de forma prática e detalha os problemas e soluções para que ambos trabalhem juntos, como parceiros de negócio.

O acompanhamento é altamente necessário. Por isso, reuniões periódicas e contatos frequentes fazem parte da rotina da contabilidade consultiva. 

Quando trocar de contador?

Se você não está mais contente com o serviço de contabilidade contratado para a sua empresa, talvez esteja na hora de trocar de contador. 

Davi Gonçalves aponta a qualidade de atendimento e a frequência de conversas como pontos importantes para entender se é interessante avaliar a troca. “Só você aciona o contador ou ele também te procura?”, indagou. 

O período entre final e começo de ano é o melhor para essa tomada de decisão, porque o regime tributário só pode ser alterado no mês de janeiro. Então, é interessante um planejamento prévio para optar pela melhor conduta. 

Além disso, o contador é quem compila todas as informações da empresa dos últimos 12 meses. A virada do ano acaba facilitando a tramitação de dados. 

O terceiro motivo destacado pelo business architect é que as companhias costumam fazer um planejamento, entre novembro e dezembro, para o ano seguinte. E, para ele, ter um contador para acompanhar esse desenvolvimento é importante. 

A BHub pode te ajudar

Com o serviço de Contabilidade as a Service, a BHub lida com toda a burocracia para você economizar tempo e dinheiro. Fazemos uma revisão do seu negócio para você ficar sem pendências, pagar menos impostos e ter redução de carga tributária. 

Tudo isso de forma consultiva e proativa. A BHub utiliza inteligência de dados, combinada à prestação de serviço de bons profissionais contábeis, para ajudar na tomada de decisões certeiras. 

“Somos um real parceiro de negócio. Temos atendimento humanizado com bons consultores para poder posicionar e ajudar o cliente de forma constante”, explicou Davi. 

Quer terceirizar o backoffice da sua empresa e reduzir os custos dela? Conheça os nossos planos e converse com nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts