FacebookTwitterLinkedIn

Como analisar a saúde financeira de uma empresa?

Vemos uma mão masculina mexendo em um mouse, em cima de gráficos, ilustrando o artigo sobre como analisar a saúde financeira de uma empresa

Lucro não é o único dado relevante para entender se um negócio está realmente saudável financeiramente. Há outras métricas importantes para fazer o diagnóstico completo e, assim, garantir mais tempo de vida para sua empresa. Desse modo, entenda como analisar a saúde financeira de uma empresa

Além de estar em dia com as contas, é essencial que haja equilíbrio entre receitas e despesas. Entretanto, um negócio saudável é capaz de produzir, captar os recursos necessários, vender seus produtos e, claro, gerar lucros suficientes. 

Então, como analisar a saúde de uma empresa de forma eficiente?

Principais indicadores da saúde financeira 

Apesar de entender a importância, muitos gestores têm dúvidas sobre como a análise da saúde financeira deve ser feita. Por isso, separamos os principais indicadores para auxiliar nesta tarefa:

Fluxo de caixa

Esta métrica mostra a diferença entre entradas e saídas de um determinado período de tempo. O fluxo de caixa é um bom indicador para o empreendedor controlar as finanças da empresa no curto prazo e também fazer projeções para o futuro. 

Ticket médio

Ademais, este indicador mostra o valor médio gasto pelos clientes em suas compras. Dividindo o faturamento total pela quantidade de vendas realizadas, é possível descobrir o ticket médio e avaliar mais precisamente o desempenho das vendas da empresa. 

Ponto de equilíbrio financeiro

O ponto de equilíbrio identifica qual é o faturamento mínimo necessário para a empresa cobrir todas as suas despesas e, assim, não operar no prejuízo. 

Lucro bruto

A métrica de lucro bruto não considera as despesas operacionais do negócio, mas ela é importante para o gestor entender se está valendo a pena para a empresa desenvolver o produto ou serviço comercializado. 

Por exemplo, caso o resultado seja negativo, talvez a diminuição dos custos diretos com a produção ou um reajuste no preço de venda deva ser feito.

Receita operacional

É a demonstração de todos os recursos gerados na atividade-fim do negócio, desde a compra até a venda, passando também pela produção. Quanto maior for a receita operacional, mais eficiente é a empresa. 

Lucro

É o indicador clássico. O lucro líquido é obtido quando subtraímos todas as despesas – operacionais ou não -, incluímos os juros de empréstimos, os impostos e os tributos. Geralmente, se a empresa gera lucro suficiente para reinvestir no negócio e para gerar riqueza também para os proprietários e sócios, o negócio vai bem. 

É claro que existem outros indicadores financeiros úteis para a gestão de uma empresa. Todos eles procuram a busca pelo equilíbrio do orçamento e tomadas de decisões mais certeiras. 

Práticas para fazer a avaliação da saúde financeira

O empreendedor pode adotar algumas práticas para a sua rotina a fim de facilitar a avaliação da saúde financeira da sua empresa. Entre elas, podemos listar:

Muitos podem dizer que planilhar a vida financeira da sua empresa é o caminho para não se perder. Mas e se dissermos que temos uma alternativa ainda melhor e mais simples?

Conheça o Hub do Empreendedor!

Com o Hub do Empreendedor da BHub, você vai levar as finanças da sua empresa para o futuro. O primeiro business financial manager do Brasil para empreendedores oferece um planejamento financeiro robusto sem o uso de planilhas

Contudo, em apenas um lugar, o empreendedor pode consultar e analisar todas as informações financeiras do seu negócio, realizar projeções e, como consequência, tomar boas decisões. 

No dashboard automatizado do Hub do Empreendedor, é possível controlar entradas e saídas da conta da empresa, saber quanto tempo o negócio pode continuar operando, visualizar as transações com maior impacto no dia a dia e filtrar de forma eficiente as análises financeiras

Quer simplificar as suas finanças? Entre em contato com nossos especialistas e tenha a visibilidade financeira que a sua empresa merece. 

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts